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Calibragem dos Pneus

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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por mauricioata em Sex 27 Nov 2015, 08:23

O meu pneu é Pirelli Cinturato P1. O dia que peguei o carro na CSS me disseram pra colocar 30. Quando sai com o carro da concessionária ele estava super confortável.Quando fiz a primeira calibragem notei que estava em 28. Coloquei 30 e notei que o carro vibra mais, barulhos etc. Acho que 30 é bom quando o carro estiver lotado e 32 pra pegar pista.
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por Júnior Azeredo em Ter 08 Dez 2015, 13:51

Eu uso a calibragem recomendada no adesivo ao lado da porta do motorista que é 32 psi pneus dianteiros e 29 psi pneus traseiro. O meu é Etios x - Hatch.
Gosto de usar o recomendado pela montadora, pois me sinto seguro e dentro normas exigidas. Aconselho a usarem a calibragem que está no manual, pois ela foi obtida por diversos estudos realizados pelos engenheiros da Toyota.
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por robson.ss em Ter 05 Jan 2016, 20:02

Eu tb uso a calibragem recomendada pela montadora pro meu HB: 32 dianteiras e 29 traseiras.


Mas, estou com uma dúvida : vou viajar neste final de semana com 04 pessoas + bagagem. Quanto devo calibrar a mais ???
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por cmarques em Ter 05 Jan 2016, 21:42

Conforme manual... na mesma forma...
Se calibrar com pneus quentes, ha quem "recomende" acrescentar duas libras em cada...(ideia que eu não sigo...)

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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por robson.ss em Qua 06 Jan 2016, 10:34

Então cmarques, mesmo com o carro mais pesado, a calibragem continua a mesma conforme a Toyota?
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por cmarques em Qua 06 Jan 2016, 16:35

Sim...
Veja que em outras montadoras, no manual (e etiqueta adesivada na lataria), geralmente colocam valores de calibragens com ele " vazio", e "com carga"...
Para o Toyota Etios, não ha esta "variação"...

De qualquer forma, percebe-se que ja e uma calibragem "alta" para um carro leve... dai traduzo como "medida padrão " pra atender a qualquer situação...
A vantagem e que não precisa ficar indo em posto para aumentar ou diminuir calibragem sempre que for carregar / descarregar o carro...
Basta a "manutenção" periodica...

cmarques

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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por robson.ss em Qua 06 Jan 2016, 19:15

Vlw Cmarques, pela explicação clara!!!! Abraços... Laughing Laughing
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por Darci em Qui 07 Jan 2016, 20:22

Faço dessa que o cmarques citou, quando calibro o pneu quente coloco um libra a mais, fora isso sigo o manual, isso por minha conta e risco, é a mesma coisa que verificar óleo com o carro quente, sempre vai parecer com falta. No caso do pneu é o contrário, o ar quente aumenta de volume, vc calibra o pneu, e quando o ar esfria a calibragem volta ao "normal" e a pressão pode ficar abaixo do especificado.

Outra coisa que sempre vejo as pessoas comentarem, calibraram o pneu em algum lugar e pouco tempo depois por algum motivo vai calibrar novamente e esta cerca de duas libras abaixo, na verdade não necessariamente estava abaixo, o que acontece é que quando se pluga a mangueira na válvula do pneu o ar sai do pneu enche toda a mangueira até chegar no sensor do calibrador e esse ar que sai é que faz parecer que a pressão é menor.

Faça o teste quando for calibrar, quando acabar de calibrar com a pressão desejada retire a mangueira e conecte novamente no mesmo pneu, vc verá que a leitura será abaixo daquela pressão que vc colocou, o quanto, depende do tamanho da mangueira.
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por Júnior Azeredo em Sex 08 Jan 2016, 16:06

E um costume legal também, é que sempre que for calibrar os pneus evite andar mais de 3 KM, para evitar a calibragem incorreta devido a dilatação dos pneus pelo calor gerado ao rodar.
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por RogerSilva em Sab 09 Jan 2016, 13:58

Olha.
se ando na Cidade.
Coloco 30 Normal ou ate menos.
mais se ando na estrada Br carregado.
coloco 32 libras.
pronto!
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por Júnior Azeredo em Ter 12 Jan 2016, 14:21

O ponto negativo de andar com o carro na calibragem diferente da recomendada pela montadora é o desgaste precoce e irregular dos pneus. Respeito muito essas indicações das montadoras, pois tudo que está no manual foi um engenheiro que estudou por anos e criou o projeto do veículo para rodar com máxima performance e segurança.
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por Darci em Dom 31 Jan 2016, 08:56

Tem um pequeno porém que pode levar por água abaixo todas as nossas teorias pessoais ou recomendação de manual. Quem garante que calibrador de posto está aferido e que a pressão informada é a que entrou no pneu realmente? Lógico que é a melhor opção que temos mass...
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por Emerson Warne em Dom 31 Jan 2016, 20:21

Caramba...Meu carro tem dois anos de uso, com 45 mil rodados e agora que troquei dois pneus, mesmo assim eu calibro eles com 32 libras e com 15 dias estão todos com 29...hehehe
Em cidades de pouco asfalto e mais paralelepípedos é melhor andar com baixa calibragem.
Em Teresina-PI a Css de lá deixa os pneus dianteiros com 28 libras e os traseiros com 26. O carro fica bem mais confortável de andar.
Abs
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por Soite em Seg 01 Fev 2016, 00:02

peguei o carro há duas semanas e ainda não decidi qual calibragem. Na CSS me informaram pra colocar 29 na frente e 30 atrás, ou o contrário, não me lembro bem. Só que na CSS ele estava com roda 14 e pneus Pirelli Cinturato hoje está com r15 e pneus Michellin. Acho que Michellin são mais duros.
Vcs poderiam me informar o quanto o clima da cidade altera no comportamento dos pneus, minha cidade é bem quente.??
obs: O meu é HB 1.5xs
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por Jackson em Seg 01 Fev 2016, 07:32

o manual do etios fala que para a roda 15 original, pneu 195/60, se não me engano, é 32 libras.
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por Soite em Seg 01 Fev 2016, 14:15

jdonadel,

vc é o oráculo onipresente deste fórum. O que seria dele sem você ? A Toyota vai economizar e cortar o manual se um dia souberem da sua existência. eheheheh]

Valeu demais.
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por Jackson em Seg 01 Fev 2016, 14:22

kkkk na realidade sou apenas curioso, e faço o que posso para ajudar.

antes de comprar o carro já havia lido o manual todo, e na hora da entrega técnica eu falei para o vendedor:" vamos pular essa parte pois eu já li no manual, quero saber sobre a tal da retirada da tampa da caixa de fusiveis que fiquei com dúvida."

:d
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por Soite em Seg 01 Fev 2016, 14:28


bom é assim. Eu tive que aguentar a vendedora mostrando a TRIP A e TRIP B falando que ali o Etios te dá uma média de consumo. E ainda gravou umas rádios sertaneja no meu carro. akuhakuhauhah

mas pelo preço que paguei no carro eu vou ter que perdoar ela
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por robson.ss em Seg 01 Fev 2016, 16:46

O meu sigo o manual:

HB : 32 POL dianteiros e 29 traseiros.

SD: 32 POL dianteiros e traseiros.

Obs: pneus com rodas de 14".
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por kevibem em Qua 24 Jan 2018, 15:31

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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por EpGomes em Qua 24 Jan 2018, 17:13

Peguei meu etios sedan x 16/17 a um mês, achei bastante confortável e sem barulhos internos. Digo isto pois antes de comprar li muito aqui e em outros lugares sobre barulhos no painel etc. Após duas semanas fui fazer a primeira calibragem, logo de manha, friozinho ainda e coloquei 32. O carro virou um cabrito, pulando em qualquer pedrinha, painel vibrando pra todo lodo.

Baixei então para 29, o silencio e macies voltaram...

Então conclui que muitas das reclamações de barulhos no etios seriam minimizadas com um pressão menor no pneu. Penso também que isso pode aumentar a durabilidade da suspenação, já o que pneu é responsável por aboserver boa parte dos impactos. Então mesmo que haja consumo de combustivel e pneu um pouco maior (analizando o computador de bordo não notei diferença) a diferença dever ser insignificante e com certeza seria compensada pela maior durabilidade de amortecedor, bandeja, pivo, etc, que custam bem mais caro e da mais trabalho pra trocar.

Claro que isto vale para quem roda na cidade em asfalto ruim. Quem anda em rodovia com asfalto bom as 32 libra dever trazer mais segurança e economia
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por Diogo em Sab 27 Jan 2018, 21:56

Eu uso 32, a diferença no conforto existe sim em relação a 29 por exemplo, mas acho muito pouca diferença, não acho que fique ruim.
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por rodrigoal em Sab 27 Jan 2018, 23:10

Coloquei na última vez 37psi para verificar se melhorava o consumo na estrada. Infelizmente o piloto automático não contribui e eu fui um pouco mais rápido em alguns trechos.

Carro ainda continua macio, menos, porém continua macio, mesmo usando os Pirelli P1.
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por The Mole em Seg 29 Jan 2018, 15:26

Pressão mais alta = pequena baixa no consumo e suspensão mais dura
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Re: Calibragem dos Pneus

Mensagem por DiegoCS em Sab 23 Jun 2018, 20:40

Eu uso  a calibragem recomendada pela Toyota no meu Etios HB.

D: 32
T: 29

Tem que ser assim, senão afeta o desempenho do carro e vai ter sujeito dizendo que  ocarro consome muito ou que não tem estabilidade etc.
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