Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Central Wings Play
por luccasfigueira Ontem à(s) 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Ontem à(s) 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Ontem à(s) 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43

» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09


Meu Etios Prata- Primeira impressões.

+5
AlbertoRJ
Urubaldo
Paulo moderador.
Cleber
pindoba
9 participantes

Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por pindoba Dom 07 Set 2014, 18:54

Há muito tinha lido este artigo http://autoentusiastas.com.br/2013/09/toyota-etios-13-xs-flashback/ e não tinha dado bola, mas ao passar um dia todinho com meu etios percebi que que ele é a melhor definição do meu novo carro. Em resumo, um carro genial com um monte de porquices toleráveis, porquices essas que me valeram pelo menos 7k de desconto na compra, portanto, vantajosas...

Comparando o etis com o Clio que eu tinha, o silêncio a bordo impressiona, dá pra se ouvir o motor a 2.000 rpm de quinta, muito bom! O carro é uma delícia de dirigir, a embreagem e o acelerador são levinhos, fáceis de se acionar e o câmbio é perfeito... achei o freio meio borrachudo, mas vou esperar os 300 km de que fala o manual para ver se melhora. A visibilidade é boa, apesar das colunas largas que escondem uma moto facim (tb sou motociclista)... Os retrovisores oferecem uma excelente visibilidade e o espaço interno faz desse carro um pequeno por fora e grande por dentro. O painel tem um acabamento bem honesto, sem nenhuma rebarba visível e com várias texturas de plástico de acordo com a parte que se toca... Ele roda redondinho: nas lombadas onde tinha que jogar a 2ª no Clio, posso passar de 3ª ou mesmo de 4ª nesse carrim. Fiz várias curvas e ele mostrou boa estabilidade.

Quanto às porquices, posso destacar:
- Não tem aviso de farol ligado, isso é ruim durante o dia, pois ao usar a seta, muitas vezes acabo acionando sem querer o farol. À noite é mais tranquilo, pois o painel aceso grita que falta desligar os faróis. O clio tinha esse aviso.
-Os bancos são mais estreitos que os do Clio, nas curvas senti falta de mais apoio lateral. Apesar disso, são mais macios.
-O carro é meio maluco: tem aviso de porta aberta, de cinto desafivelado, mas só tem um lâmpada de ré... Se se ela por acaso estiver coberta por uma coluna o pedestre ou outro motorista não verá que eu vou manobrar para trás. Risco de acidente...
-O painel no meio é estranho, mas é bem feitinho. Só não entendo porque não botaram um velocímetro digital e um pc de bordo de uma vez. Achei que seria de difícil visualização, mas não é. Notei, porém, que acabo olhando menos para o velocímetro e conta-giros do que no Clio, o que significa risco de multa e maior gasto de combustível....
-O marcador de combustível é bem visível, mas o hodômetro, durante o dia, fica na sombra, então é complicado de se ler com o carro em movimento. Isso é chato durante as viagens para um lugar para onde não se tenha viajado antes, pois geralmente me fio no hodômetro para saber se falta muito ou pouco para chegar.
-Novamente, o carro tem aviso de cinto, de portas abertas e o escambau mas não tem um relógio e que que dirá pc de bordo... Isso é chato para quem trabalha à noite e vive atrasado... tenho que virar o punho para ver as horas... Se tá muito escuro, fico sem saber que horas são...


No geral tô satisfeito com o carrinho e não pretendo trocá-lo tão cedo. Esses defeitinhos que eu citei são facilmente contornáveis e, aliados à estética discutível do carro, faz dele campeão da categoria em termos de custo-benefício.
avatar
pindoba

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/08/2014
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por Cleber Seg 08 Set 2014, 17:13

Muito Bom...
Cleber
Cleber

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 312
Data de inscrição : 28/04/2014
Localização : Contagem - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por Paulo moderador. Ter 09 Set 2014, 12:46

Muito bom!
Algumas dessas coisas que falou veio no 2015.
Paulo moderador.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por pindoba Ter 09 Set 2014, 13:27

Cleber e Paulo, obrigado pelos comentários!

Hoje rodei pela primeira vez com o Etios na estrada, volta rápida, só pra sentir o carro mesmo e o torque do bichim é impressionante. Mesmo nas subidas leves dá pra retomar dos 70 aos 100 de 5ª com o ar ligado de boa. Claro que não dá pra fazer ultrapassagens rápidas assim, mas numa tocada tranquila dá pra esquecer o câmbio e relaxar curtindo um sonzinho...

Tenho três dúvidas que os proprietários mais experientes talvez possam sanar:

1) Qual é autonomia aproximada do tanque de 45l no álcool? O odômetro tem uma função que parece ser a autonomia restante, mas marca mais de 700 km, um valor logicamente absurdo. A título de comparação, meu Clio fazia cerca de 350-400 na cidade e uns 550-600 na estrada.

2) O ar gela bem quando o tempo está realmente quente, digo acima de 36°? Nesses dias tá fazendo uns 26-28° e achei que o ar no máximo iria gelar mais...

3) O porta-luvas refrigerado é capaz de manter uma garrafinha de refrigerante bebível numa viagem mais longa? E água?

Obrigado.
avatar
pindoba

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/08/2014
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por Paulo moderador. Ter 09 Set 2014, 13:38

Pindoba, o ar gela bem sim, aqui no sul cheguei a pegar dias de 40° e o ar refrescou bem.
Sobre a saida do porta luvas, mantem gelado sim, mas nao esqueça de fechar a saida de ar direita pois elas dividem o mesmo ar.
Paulo moderador.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por Urubaldo Ter 09 Set 2014, 13:53

A autonomia depende muito do pé de quem dirige e do peso que tem no carro, mas pelo menos 400 km o carro consegue na estrada com álcool.
Meu Etios é o modelo 2013 e não sei que função é essa do odômetro. No meu dá pra alternar entre o odômetro total, o trip A e o trip B, sendo que esses últimos você zera mantendo o botão apertado por uns instantes.
Urubaldo
Urubaldo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 213
Data de inscrição : 09/08/2013
Localização : Londrina - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por pindoba Ter 09 Set 2014, 16:33

Ubaldo, falha minha. Era o odometro que marcava 70 ponto alguma coisa  e eu confundi com a autonomia. De longe e na sombra o pontinho não é visível.
avatar
pindoba

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/08/2014
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por AlbertoRJ Ter 23 Set 2014, 23:52

A maioria das porquices destacadas estão sanadas na versão 2015, não é?
AlbertoRJ
AlbertoRJ

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 172
Data de inscrição : 20/09/2014
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por Convidado Seg 29 Set 2014, 18:20

Ainda falta alguma coisa, Alberto. Vamos ver se em 2016 a Toyota resolve o que está faltando.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por pindoba Qua 01 Out 2014, 21:55

Bom, mas pesando os prós e contras ainda acho que o Etios é imbatível para quem quer um carro mediano e não curte rasgar dinheiro. É o mesmo preço dos 1.0 mais completinhos.
avatar
pindoba

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/08/2014
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por AlbertoRJ Qua 01 Out 2014, 22:02

Pessoal, boa noite!

Peço desculpas mas quero aproveitar esse tópico criado pelo colega bindoba para informar que estou feliz da vida porque peguei o meu Etios HB XLS 2014/2015 Prata hoje. Por enquanto só posso dizer que adorei o carro! Muito gostoso de dirigir e na medida exata para as minhas necessidades.

Grande abraço.
AlbertoRJ
AlbertoRJ

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 172
Data de inscrição : 20/09/2014
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por pindoba Qui 02 Out 2014, 10:38

Parabéns, AlbertoRJ! É isso aí, o carro nos atende naquilo que é essencial e que necessitamos. O resto é resto.
avatar
pindoba

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/08/2014
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por pindoba Dom 05 Out 2014, 16:00

Depois da pane seca qdo peguei o carro, uma segunda chateação ocorreu hj.

Ontem fui cedo ao mercado e para evitar q o sol transformasse o carro num forno, resolvi estacionar no subsolo, onde é escuro e liguei o farol. Como havia comentado aqui, era questão de tempo esse farol sem aviso de que tá ligado me aprontar uma e foi o que aconteceu: o carro ficou mais de 24 horas com o farol ligado e hoje na hora do almoço o bichim tava mortim. Fiquei puto, mas isso me deu a oportunidade de conhecer a tal assistência 24 horas. Ela funciona bem sim, em meia hora apareceu um cara de moto com uma bateria pra fazer a famosa "chupeta". Só que é uma empresa terceirizada e o cara chegou a me oferecer uma bateria nova que ele tinha pra vender e saiu garantindo que é 90% de chance de a bateria ter ido pro saco e não segurar carga mais. Como sou leigo, não sei se isso procede. Alguma luz?


PS: moderadores, queria criar um tópico para relatar essa experiência com a assistência 24 horas mas não sei onde devo criá-lo.


Última edição por pindoba em Seg 06 Out 2014, 00:05, editado 1 vez(es)
avatar
pindoba

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/08/2014
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por cmarques Dom 05 Out 2014, 18:59

Bateria novissima... so se fechou curto, ou algo parecido...
Como foi a primeira vez "que ela pegou pau", eu ainda daria uma chance à coitada...rs...imagino que ainda tenha grande vida util...
Afinal por volta dos R$ 200,00 (aprochutometro), é um trocado extra a se pensar...rs...
avatar
cmarques

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 795
Data de inscrição : 29/01/2014
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por Luiz Fernando Dom 05 Out 2014, 20:49

Pindoba, já tem um:

http://www.etiosclube.com.br/t774-assistencia-24h-toyota?highlight=assist%C3%AAncia

Complemente o tópico com o seu relato !!!
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por Paulo moderador. Dom 05 Out 2014, 21:21

"mas isso me deu a oportunidade de conhecer a tal assistência 20 horas"
Pindoba, quais são as 4 horas que não funciona? kkkkkk
brincadeira!!
muito bom saber que funciona mesmo, meu período dessa assistência já passou, mas para o resto do pessoal que ainda tem...ótima noticia.
Paulo moderador.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por pindoba Seg 06 Out 2014, 00:06

Paulo, corrigido. Cêis são foda mesmo hein.
avatar
pindoba

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/08/2014
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por pindoba Seg 06 Out 2014, 00:11

Outra coisa que ele falou é que a bateria é de 45 amperes ou algo do tipo e que, pelo motor, deveria ser de 60. Isso é sério? Achei que ele queria me convencer a comprar uma bateria dele, mas derrepente pode ser que ele tava falando a verdade. O que vcs dizem?
avatar
pindoba

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/08/2014
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por cmarques Seg 06 Out 2014, 07:20

A de 45 Ah é a minima indispensavel para funcionamento do carro "de forma racional"... sem esquicimentosde luzes acesas, sem som pesado, etc...
Ela atende "de forma racional" o uso do carro...
Quanto mais forte for a bateria, geralmente sempre e melhor... e a fabrica coloca sempre o minimo, devido a $$$...
avatar
cmarques

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 795
Data de inscrição : 29/01/2014
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por Paulo moderador. Seg 06 Out 2014, 11:42

Nos meus outros carros quando trocava sempre colocava de 60ah.
Paulo moderador.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por Juliano Seg 06 Out 2014, 12:08

Ola pessoal,

sobre a autonomia o meu está fazendo uma media de 530 KM aqui em Brasilia com o tanque cheio de gasolina aditivada da Ipiranga. Controlo com o app Carango.
Já KM/L está fazendo entre 13,5 e 14,5.
O meu é o hatch XLS 1.5 14/14 que peguei tem uns 20 dias.
Ainda farei um relato quando completar 1 mês de uso.

Neste quesito estou sentindo muita diferença, pois antes tinha um mille 2009/10 que fazia facil entre 600 e 650 km com um tanque e já chegou a fazer 700km.

Mas já sabia que não teria a mesma autonomia, é só uma questão de costume agora.


Última edição por Juliano em Seg 06 Out 2014, 12:20, editado 1 vez(es)
Juliano
Juliano

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 49
Data de inscrição : 26/08/2014
Localização : Brasilia - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por Paulo moderador. Seg 06 Out 2014, 12:14

ótimo consmo.
Paulo moderador.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por EduFrazao Seg 06 Out 2014, 14:54

O 2015 vem realmente avisa quando você deixa a luz ligada. Acaba sendo útil.
EduFrazao
EduFrazao

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 116
Data de inscrição : 30/09/2014
Localização : Cravinhos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por pindoba Seg 06 Out 2014, 23:33

Aparentemente a bateria "sobreviveu" ao susto. Hoje o carro funcionou normalmente. Como não havia colocado uma foto ainda, aqui vai, tirada hj:

Meu Etios Prata- Primeira impressões. 2014_10_06_13_44_37
avatar
pindoba

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/08/2014
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por Paulo moderador. Ter 07 Out 2014, 01:09

opa!
cria um topico na seção de fotos e videos para expor a nave!
Paulo moderador.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Meu Etios Prata- Primeira impressões. Empty Re: Meu Etios Prata- Primeira impressões.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos