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O motor da uma subida de giro na mudança de marcha

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Mensagem por LuizFernando Qua 09 Set 2015, 00:06

Meu carro, dá uma subida de giro quando muda de marcha. As vezes parece que não tirei o pé COMPLETAMENTE do acelerador. Isso é a UNICA coisa que não gosto na lógica do motor do Etios.
Perguntei pro gerente de oficina da CSS e antes de acabar de perguntar ele deu um sorrisinho e disse que é assim mesmo, que é pra não entrar na marcha seguinte com o giro muito baixo.
Tem sua lógica, mas vai contra economia de combustível e consumo de disco de embreagem.
Não fiquei muito convencido não ( e não entendi a risadinha) e sinceramente, isso enche um pouco o saco.

Alguém sente isso no Etios ??? (motor 1.5 e sinto mais quando ainda não atingiu a temperatura ideal)
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Mensagem por Diogo Qua 09 Set 2015, 07:19

Isso acontece apenas com Etanol e com o motor frio, apenas nessa condição.

Não vejo como um ponto negativo pois deixa o motor mais tranquilo em dias frios, o carro fica com um bom desempenho e funcionando bem redondo, outros carros que tive sofriam um pouco no Etanol em dias frios.
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Mensagem por Emerson Warne Qua 09 Set 2015, 18:18

Motor frio e com etanol, acontece isso mesmo. O giro fica alto e dificulta a troca de macha. Tem que deixar o carro esquentar antes de sair.
Também me irritou isso, mas como uso gasolina não tenho mais problemas.
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Mensagem por Darci Qua 09 Set 2015, 21:10

Engrossando o coro, motor frio e etanol, mas isso dura no máximo uns 5 minutos.....isso se estiver muiiiito frio, senão dura menos, saio do serviço sempre tarde da noite, aqui na minha região principalmente no inverno tá sempre "fresco" carro injeta gasosa todo dia na hora de ligar à noite, mas é o tempo de andar umas 5 ou 6 quadras, já começa a normalizar. Na gasolina não acontece...
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Mensagem por LuizFernando Qui 10 Set 2015, 20:06

Grato pelos consolos.....acho que a tal risadinha do gerente de manutenção da CSS foi porque 100% dos donos de Etios não alienados já perguntaram isso pra ele !!!! (quem será que é mais feliz, alienados ou não alienados ???)...rsssss
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Mensagem por Hélio Sex 11 Set 2015, 07:30

É característica da calibração da ECU do motor do Etios. O aumento de rotação acontece em todas as marchas e em todas as condições, seja com motor frio ou quente. É só vc usar etanol que o fato ocorre. Perguntei também na css, a resposta é a mesma... é característica do motor... Não concordo.
Estou rodando só com gasolina, pois não suporto estas oscilações de rotação. Somente este ponto é que negativa a motorização do carro. Do restante show de bola!
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Mensagem por Darci Sex 11 Set 2015, 10:21

Interessante, o meu depois que aquece realmente fica normal mesmo no álcool, mas quanto ao assuntos dos funcionários de concessionárias, quanto mais conheço mais acho que não adianta, junte má vontade, preguiça, falta de compromisso, descaso e você terá um funcionário padrão de concessionária, obviamente existem exceções, mas infelizmente minoria, o fato de ser Toyota tão conhecida pelo atendimento não muda nada, quando saí da loja na compra do carro o vendedor me disse que ligariam para que eu desse uma nota para o atendimento, seu eu pudesse dar um "10" ele agradeceria, pois "9,5" para eles é ruim, nesse momento a loja merecia um "10", mas pouco tempo depois deixou de merecer, na revisão dos 20k, me ligaram pedindo uma nota de "8,0 a "10", pretensiosos já consideravam um atendimento classe "8,0" que nem sempre será.

A montadora é japonesa, onde se diz existir um atendimento bom, mas os funcionários são brasileiros, basta olhar ao seu redor, na empresa onde você trabalha, quanto descaso dos nossos colegas e às vezes nosso mesmo quanto às obrigações que nos cabem, na concessionária é a mesma coisa.
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Mensagem por LuizFernando Sáb 12 Set 2015, 19:12

Helio, concordo com você...o carro é nota dez, mas essa subida de giro do motor é de ENCHER O SACO......já tentei de tudo, tirar o pé do acelerador um pouco antes nas mudanças de marcha, mas não adianta.

A única solução, que nem sempre é possível, é trocar as marchas em "bem baixa rotação", só assim.
Pra falar a verdade, acho mesmo que tem algum "penalty" na lógica da injeção do Etios, pois não tem lógica isso. Essa "subida de giro" , faz gastar mais embreagem e combustível. Nem é "subida de giro".....o motor "mantém" o giro e ao pisar na embregem, ele libera o peso do câmbio e dá uma crescida.

Meu outro carro em casa (da mulher) é um Fit...nele, vc "pensou" em tirar o pé do acelerador, a rotação vai lá pra baixo, como deve ser em TODOS OS CARROS.
Esse papo das CSS de falar que é característica e é para manter o giro do motor alto, é embromação....tem alguma cagadinha, que a TOYOTA não vai reconhecer nunca.
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Mensagem por Emerson Warne Sáb 12 Set 2015, 20:20

Vejam, eu não tenho base técnica, só alguém do meio de injeção é que pode falar sobre isso...Mas já perceberam que ao TBI é aquecido pela água do motor!?
Se não prestaram atenção, deem uma olhada.
Bem, pelo pouco que sei, eu não lembro de nenhum carro com injeção eletrônica ter esse tipo de aquecimento...
Minha dúvida é se o sistema de aquecimento por água não está condicionado a uma especie de afogador...
É que alguns carros carburados tinham uma borboleta de afogar condicionada a temperatura da água. Um válvula automática da borboleta .
Tipo assim, enquanto o motor não esquentasse a água do arrefecimento a válvula não abria a borboleta do afogador.
Depois olhem ai a peça que recebe á água no TBI e tirem suas conclusões.
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Mensagem por RenatoF. Dom 13 Set 2015, 13:49

Bom, meu carro tem apenas 420 km rodados. Não percebi subida de giro do motor ao trocar marcha no meu. Na realidade ele mantém a rotação imediatamente após pisar na embreagem e o giro logo volta a cair.
Particularmente essa característica não me incomoda. Alías só parei para reparar após ver estes comentários no fórum.
Como não sou especialista em motores e injeção não me atreverei a discutir se é normal ou não.
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Mensagem por LuizFernando Seg 14 Set 2015, 18:29

Pela 1a vez abasteci com gasolina. Imperceptível a queda na potência, mas o motor fica menos áspero, mais suave. Minha Filder 2008 era assim também. Senti bem menos aquela segurada nos giros nas mudanças de marchas. Ficou ainda mais gostoso o danado do carrinho, que na verdade é um carrão !!!!!
Agora quero ver como vai ficar o consumo...daqui uns dois dias eu conto.

Também vi aquele aquecedor que o Emerson Warme citou, achei intrigante. Além da teoria do Emerson, tem pontos positivos (ajuda na vaporização da mistura) e tem pontos negativos (faz a mistura ficar menos densa, assim sendo com menos partículas de oxigênio)......isso se a temperatura passar para a mistura. Mas em se tratando de Toyota, devemos acreditar que deve ser mais positivo que negativo...vai saber !!!!
Vou procurar o motivo, se descobrir venho aqui contar.
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Mensagem por LuizFernando Qui 17 Set 2015, 00:39

Bom.......diminuiu muito, quase mais nada, a tal subida de giro nas mudanças de marcha com gasolina e calor infernal.
Primeira tanque com gasolina na estrada (excelente estrada) fez 14,7 km/l. Excelente.(AC na metade do trajeto de 400Km e Vm de 110 km/h
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Mensagem por jdonadel Qua 30 Set 2015, 21:32

então, enquanto não aquecer o motor, vai fazer isso.
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Mensagem por Hélio Sex 02 Out 2015, 13:54

Observei que alguns relatam que após o motor aquecer a rotação em troca de marchas fica estabilizada. No meu caso, a oscilação está presente em todas as condições de uso. Somente com gasolina que o fenômeno desaparece.... Na revisão dos 30K vou cutucar a css novamente para ver o que eles falam...
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Mensagem por jdonadel Sex 02 Out 2015, 14:26

certeza que você usa gasolina boa?
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Mensagem por Convidado Dom 04 Out 2015, 19:58

Olha, esse lance de aumentar o giro ao trocar de marcha eu também percebi no meu carro só que, independente de abastecer com gasolina ou álcool, percebi sim que o motivo era que a embreagem estava um tanto quanto alta, ou seja, ao iniciar a pressão no pedal de embreagem, para trocar de marcha, ela já atuava fazendo com que o giro do motor subisse um pouco até que a nova marcha entrava e, aí, voltava ao normal.
Não sei se é o mesmo que acontece com vocês mas, fazendo as trocas tirando primeiro o pé do acelerador e depois pressionando a embreagem, o problema não foi verificado.
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Mensagem por Hélio Seg 05 Out 2015, 07:31

Estou usando somente aditivada Petrobras ou Shell. Nesta semana voltei a abastecer com etanol, mesmo comportamento descrito anteriormente. Por enquanto não dá para usar etanol. Vou trocar de css na revisão para verificar se alguém soluciona este problema.
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Mensagem por ric+20 Dom 25 Set 2016, 22:17

Além de sentir esse aumento de giro, estou sentido dificuldades com meu carro na seguinte manobra: Pare o carro em um morro puxado. Tente sair sem puxar o freio de mão. Imagine que tem um carro atras de você. Resultado: Vou arrancar e o carro apaga. Não sei se nao estou sabendo dirigir esse carro. Já aconteceu com vcs?
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Mensagem por paulluis Seg 26 Set 2016, 06:34

Essa subida de giro só acontece com o meu quando o motor está frio. Também tenho dificuldade em ladeiras acentuadas, creio que é pelo fato do motor ser 16V, ele é fraco na arrancada, mas depois de certo giro acelera muito, o meu está com cerca de 6.000 Km, fora isso acho que uma embreagem gasta também pode provocar isso. Sempre uso o freio de mão nesses casos, se não a embreagem vai embora rapidinho.
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Mensagem por jdonadel Seg 26 Set 2016, 07:12

essa subida de giro acontece comigo quando esta com alcool e com o motor frio.

o pedal da embreagem do etios é regulado de fábrica bem alto, talves isso gere o efeito que vocês estão sentido de morrer em arrancada.
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Mensagem por ric+20 Seg 26 Set 2016, 08:19

Então, na revisão pedi o chefe da oficina que estava avaliando meu caso e ele me disse que se tentar abaixar aí é que fica ruim...que iria deixar o carro morrer mais...
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Mensagem por jdonadel Seg 26 Set 2016, 08:41

se abaixar demais pode dar problema, mas levemente abaixo do pedal de freio é bom demais
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Mensagem por paulluis Seg 26 Set 2016, 08:48

Realmente o pedal da embreagem é regulado muito alto de fábrica, depois que peguei o carro voltei na css e pedi pra abaixar o pedal, o chefe da oficina abriu o capô e regulou na hora, experimentei e ficou muito baixo, ele regulou de novo e ficou perfeito, está assim até hoje, do jeito que estava ia acabar com a embreagem do carro, isso vc pode fazer em qualquer oficina.
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Mensagem por jdonadel Seg 26 Set 2016, 08:51

ou pode fazer em casa, é muito simples, são duas travas, uma de metal e outra de plástico, depois de remover você vai ver uma porca em forma de cruz.

girar ela de forma a sair do cabo faz com que o pedal abaixe.
girar ela de forma a entrar mais no cabo faz com que o pedal suba.
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Mensagem por Hélio Qua 28 Set 2016, 13:08

Estranho saber que a regulagem da altura do pedal de embreagem pode sulucionar o problema de subida de giro na troca de marcha. Na css eles nem de longe cogitaram esta possível solução.
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