Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Central Wings Play
por luccasfigueira Ontem à(s) 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Ontem à(s) 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Ontem à(s) 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43

» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09


Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

+7
marcio_uti
fernac
Darci
Sergio
Paulo moderador.
jose carlos
rharruda
11 participantes

Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por rharruda Sáb 07 Set 2013, 13:35

Esse post visa identificar o que cada fio dos vidros e travas elétricas do Etios representam.

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Y23n
Porta sem o acabamento.

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios 4jia
Detalhe da massa usada para prender o plástico. É tipo uma massa elástica, cortei a massa e depois colei novamente, fica como novo.

1- Fio branco/preto - Terra - negativo - 0V (esses 3 significam a mesma coisa).
2- Fio cinza apresenta +12V quando a chave está em ON (Essa tensão é fornecida aos comandos dos Vidros  Elétricos (V.E) em todas as portas.
Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Dvlg

3- Falante Dianteiro esquerdo (20W) - fios rosa e roxo, é ligado em paralelo ao Tweeter esquerdo (2W). Note que o falante é preso por rebites a porta.
Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Xptu

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios 9gam

4- Falante Dianteiro direito (20W) - fios azul/prata e cinza/prata, é ligado em paralelo ao Tweeter direito (2W).
       
5- A centralina da trava fica localizada sob o tweeter direito.
Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Srre
   Fio vermelho +12V permanente. Fio branco/preto Terra.
   Fio amarelo/prata - Pulso negativo para travar.
   Fio verde/prata - Pulso negativo para destravar.
   Esses 2 últimos enviam sinal negativo da porta para a centralina, quando o tambor da chave é girado ou a maçaneta interna é acionada.
Fios rosa/prata e verde claro/prata enviam os sinais de trava e destrava par as demais portas.
Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Rma6

6- Vidros elétricos: (os V.E não possuem centralina, assim para torná-los "um toque", função "antiesmagamento", função "alívio de pressão" ou comandá-los pelo alarme, é necessário um módulo de V.E).
   6.1 - Fios amarelo e preto - Motor V.E motorista.
   6.2 - Fios vermelho e branco - Motor V.E passageiro dianteiro.
   6.3 - Fios verde e roxo - Motor V.E passageiro traseiro direito.
   6.4 - Fios azul e verde claro - Motor V.E passageiro traseiro esquerdo.
   6.5 - Os V.E possuem descanso negativo.
           6.5.1 - Para subir os V.E recebem +12V nos fios amarelo, branco, roxo e verde claro.
           6.5.2 - Para descer os V.E recebem +12V nos fios preto, vermelho, verde e azul.

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Dvlg

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios R04g

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Amo6

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Z454
rharruda
rharruda

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 47
Data de inscrição : 23/08/2013
Localização : Valinhos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por jose carlos Qua 11 Set 2013, 17:34

muito bom rharruda, perguntinha; estes rebites do falantes para trocar os falantes tem que ser cortados?
jose carlos
jose carlos

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/09/2013
Localização : Serra - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por rharruda Qua 11 Set 2013, 17:39

Como não os removi, também não verifiquei se é possível remover os falantes sem destruir os rebites. Tenho um módulo tury para instalar e em breve lhe respondo com mais propriedade.
rharruda
rharruda

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 47
Data de inscrição : 23/08/2013
Localização : Valinhos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por Paulo moderador. Qua 11 Set 2013, 19:24

muito bom, obrigado
Paulo moderador.
Paulo moderador.

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 3107
Data de inscrição : 18/07/2013
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por Sergio Qua 11 Set 2013, 23:40

Ótimo tópico, acho que poderia ser movido para a seção de Dicas.

Tem outro tópico mostrando como desmontar o painel da porta  "Retirada do painel da porta" que faltaram instruções de como retirar o apoio de braço com os botões para os carros com vidros elétrico originais (no meu carro não é original). Se puder coloque as fotos e instruções de como retirar e desligar o conector dos botões para complementar as informações.


Última edição por Sergio em Dom 25 Mar 2018, 21:43, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Atualização de link)
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1331
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por Darci Ter 17 Set 2013, 10:15

Aproveitando o tópico já que uma coisa é meio próxima a outra. Alguém sabe onde costuma ficar o botão mestre do alarme. O alarme é um positron exact instalado na concessionária...
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por Darci Dom 06 Out 2013, 18:41

Como não encontrei resposta sobre o botão mestre resolvi colocar a mão na massa descobrindo o local onde ele fica. Vou postar aqui caso mais alguém necessite da informação algum dia. Só não posso afirmar que em todos os etios fica no mesmo lugar mas não custa dar uma olhada.

Nessa primeira foto tirei de longe peguei um pedaço do volante para que se tenha ideia mais ou menos de onde fica, aqui eu havia removido a parte clara do painel.

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Mn4g

Aqui uma foto mais aproximada detalhando o botão.

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Xdyf

E aqui olhado pelo outro lado, veja que não precisa tirar o painel para acessar o botão, é só tirar a tampinha lateral que está na minha mão (cuidado para não arranhar o painel, eu tirei sem ferramenta, mas não é muito fácil). A seta indica onde o botão está pelo lado de dentro.
Enfiando o dedo por aquela janelinha consegue-se acesso a ele.

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Wayi

Alguém irá perguntar, pra que serve isso? É possível alterar características do alarme através do botão mestre. Dá por exemplo pra tirar o som ao ativar e desativar o alarme, mudar a sirene, eu acabei mudando apenas o som de ativação e desativação do meu, pelo menos por enquanto.

Certa vez com outro carro paguei R$50,00 para codificar outro controle, no vídeo abaixo por exemplo é explicado como fazer isso usando o botão mestre.



Detalhe, caso alguém se aventure, faça por sua conta e risco. Eu fiz e deu certo, você pode fazer e não dar, não estou aconselhando ninguém a mexer em nenhuma configuração, isso é para casos de necessidade ou de curiosidade como o meu.
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por fernac Dom 06 Out 2013, 23:59

O botão mestre do meu, fica atrás do console do painel central. Não mexi em configuração nenhuma, ainda. nem sei se vou Razz

Segue link com diversos videos e configurações da linha positron serie 300: https://www.youtube.com/user/positronvideos/videos
fernac
fernac

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 28
Data de inscrição : 25/09/2013
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por marcio_uti Sex 27 Dez 2013, 16:34

boa tarde... seu alarme é o original?? se não qual marca e modelo??? vlw
marcio_uti
marcio_uti

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 209
Data de inscrição : 20/12/2013
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por Convidado Sex 27 Dez 2013, 17:28

Parabéns Rharruda pelas dicas.



MUITO BOM!
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por marcio_uti Sáb 28 Dez 2013, 07:45

bom dia.... muito obrigado... ajudou bastante... precisava disso pra terminar de instalar o modulo 1 toque tury... abraços...
marcio_uti
marcio_uti

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 209
Data de inscrição : 20/12/2013
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por Luiz Fernando Sáb 28 Dez 2013, 12:02

Bom dia Márcio, você mesmo que vai instalar em casa o módulo de vidro ???? Vou pagar 100 pra instalarem o meu, você acha que é fácil instalar em casa mesmo ???
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por marcio_uti Sáb 28 Dez 2013, 13:01

boa tarde... no meu caso acho facil, pois sou técnico eletronico e também formado em Robótica... trabalho desmontando e montando diversos aparelhos... a gente pega jeito... se vc não tem noção nenhuma recomendo pagar pra instalar... já se vc sabe instalar cd player ... aí já dá pra arriscar, se informando bem antes... o meu já tá ligado ... funcionando o 1 toque, alivio de pressão ( abaixa um pouquinho os vidros quando abre a porta ) falta ligar no alarme e também testar o antiesmagamento ( vou usar garrafa pet )... e depois tem o modulo do travamento pra instalar... quando o carro andar certa velocidade, trava as portas... t+ se tentar instalar boa sorte... recomendo prender bem os fios após isolá-los....
marcio_uti
marcio_uti

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 209
Data de inscrição : 20/12/2013
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por Luiz Fernando Sáb 28 Dez 2013, 13:23

Aí já e outro depto. Nesse quesito não tenho escolha, vou pagar mesmo e ficar sossegado hehehehe
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por marcio_uti Sáb 28 Dez 2013, 13:45

pelo valor tá bom se o serviço for bem feito... considerando o valor que pediriam na concessionária.... :)t+
marcio_uti
marcio_uti

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 209
Data de inscrição : 20/12/2013
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por marcio_uti Sáb 11 Jan 2014, 10:47

Liguei o modulo ... funciona agora: 1 toque ( subida dos vidros sem ter que ficar segurando), alivio de pressão ( abaixa um pouquinho os vidros quando abre a porta ), antiesmagamento ( achei que ele é pouco sensível ) e sobe todos vidros quando acionado alarme original, travando as portas...
marcio_uti
marcio_uti

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 209
Data de inscrição : 20/12/2013
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por Luiz Fernando Sáb 11 Jan 2014, 15:01

Marcio, levei ontem pra instalar o meu módulo TURY 4.8at, e deu um probleminha. O vidro traseiro direito, só descia, não subia mais, isso pelo botão do motorista. pela própria porta subia e descia normalmente.
O Técnico da Tury, ficou no rádio com o instalador e chegaram a conclusão que o canal do módulo, destinado à esse vidro, estaria com problema. Devolvi por sedex ontem mesmo e espero terça feira receber outro !!!!
Obs.: Não sei se é verdade, mas o instalador aconselhou-me a não fazer a ligação do fio de alívio de pressão, alegando que forçaria demais a máquina de vidro !!! Procede isso Marcio ?????
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por Luiz Fernando Sáb 11 Jan 2014, 15:04

O instalador ligou o fio da bateria, atrás do velocímetro, desmontou parte do painel e puxou o velocímetro para fazer sangria no fio da bateria !!!  É isso mesmo, não tem mais perto da porta esse fio da bateria ???
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por rharruda Seg 20 Jan 2014, 01:43

Embaixo do volante há dois fios pretos e um azul com 12v permanente, eu os utilizei para alimentar  o alarme e o módulo tury. Quanto ao terra, tem um ponto de aterramento na lateral esquerda embaixo do volante, entre o comando do porta mala e os pedais.
rharruda
rharruda

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 47
Data de inscrição : 23/08/2013
Localização : Valinhos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por Luiz Fernando Seg 20 Jan 2014, 11:22

Obrigado rharruda !!!! O cara deve ter "viajado" no local e não viu esses fios !!!! De qualquer maneira, agora fico sabendo !!! Valeu !!!!
Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por Amarildo.Matos Ter 28 Out 2014, 20:44

Boa noite. Parabéns RHARRUDA e obrigado pelas dicas, eu estava procurando exatamente estas dicas para concluir a instalação do alarme com módulo dos vidros e também o travamento das portas. Já instalei o motor universal das travas na porta do motorista, tive que fazer dois pequenos furos na porta para fixar o motor. Já liguei o alarme no motor e já está travando/destravando as portas pelo alarme. Você menciona que os vidros não tem centralina, neste caso, posso ligar o módulo que comprei direto nos fios do chicote na porta do motorista? Mais um detalhe na instalação do alarme, eu localizei o fio verde claro para ligar o fio do alarme nas setas esquerdas, mas não achei o fio das setas direita, verifiquei direto na seta direita e vi que o fio é verde escuro, é isso mesmo? Obrigado.
Amarildo.Matos
Amarildo.Matos

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 21
Data de inscrição : 24/10/2014
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por Amarildo.Matos Ter 28 Out 2014, 21:19

Galera, acabei de verificar que o Etios 1.3 X 2014/2015 que comprei não veio com preparação para o som, ou seja, veio totalmente vazio. Putz, terei de fazer toda a instalação.
Amarildo.Matos
Amarildo.Matos

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 21
Data de inscrição : 24/10/2014
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por Amarildo.Matos Sáb 01 Nov 2014, 23:51

Pessoal, boa noite, olhando melhor a preparação do som está pronta sim, eu me equivoquei, está lá o chicote. Obrigado.
Amarildo.Matos
Amarildo.Matos

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 21
Data de inscrição : 24/10/2014
Localização : Campo Grande - MS

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por Prechet Qui 26 maio 2016, 17:08

Amigo não estou conseguindo ver as fotos de jeito nenhum, já usei vários navegadores e nada. Tem como mandar pra mim no email slprechet@ gmail.com
Prechet
Prechet

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 15
Data de inscrição : 23/11/2015
Localização : Mesquita - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por brunospk Dom 25 Mar 2018, 20:34

também não vi as fotos
brunospk
brunospk

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/03/2018
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios Empty Re: Sinais de controle dos vidros e travas originais do Etios

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos