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Mensagem por leokaty Qua 27 Jan 2016, 14:47

Olá pessoal, acabei de comprar um Etios Sedan XLS juntamente com minha esposa, na CSS colocamos as lâmpadas brancas, tapete bandeja na mala, friso lateral (R$ 400,00) achei caro pra caramba, vou colocar no teto black piano, trocar as rodas, pneus vou colocar os Hankook 12 Evo direcionais, se houver dicas de acessórios agradeço.
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Mensagem por Klisk Qua 27 Jan 2016, 19:46

Oi, amigo.

O carro é otimo. Parabéns pela compra.
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Mensagem por ELIZANAZARETH Sex 29 Jan 2016, 09:04

Olá pessoal, eu tb estou chegando agora, mas infelizmente com um problemão para compartilhar.

Não havia pesquisado antes este problema na internet e que para minha surpresa há vários relatos, o meu é muito parecido com todos que li até aqui.

Tudo começou ao retirar o carro 0km em outubro de 2014 da loja, e uma semana depois foi a 1a. ocorrência da água no lado do motorista. Pensei que eu tinha esquecido a porta semi aberta;
2a. ocorrência 3 meses depois entrou agua no lado do motorista, nada eu fiz , porque mais uma vez pensei que tivesse deixado a porta aberta ou janela sei lá.
3a. ocorrência, desta vez não tive duvidas que era um problema no carro, fui até a concessionária e falei com o Diego na assistência técnica da Toyota de São Joao de Meriti- Rio de Janeiro, mesma loja em que comprei o carro. Logo de cara o mesmo disse que era porque eu coloquei o radio em outro lugar e como não era genuíno ocorreu este problema. Justifiquei que a 1ª. Ocorrencia eu nem tinha colocado o radio, mas ele foi firme e disse que era isto mesmo e que era para eu voltar na loja que instalei o radio e desinstalar.
Logico que a argumentação dele não me convenceu já que as instalações dos componentes do radio são na parte interna da porta e não fazia sentido algum estar entrando agua pela porta só porque eu instalei o radio. Voltei da loja sem nenhum documento e sem provas que lá eu estive.
O mais estranho que não sei se ocorreu com o de vocês é que não entra água sempre, parece que quando passa alguns dias sem chover entra porque parece que a borracha esta ressecada e ao molhar não tem a permeabilização. E se continua chovendo por vários dias não entra nenhuma água, este é o ministério.

Continuando, após alguns meses o problema continuou.
No dia da vistoria anual de 10 mil km, relatei que havia este problema e queria que eles me dissessem o que estava havendo, desta vez , anotaram o meu pedido em ordem de serviço.

O resultado da analise técnica por parte deles, foi que nada foi encontrado de defeito na porta, porem sugeriram que eu retirasse o radio e colocasse o genuino, pois o auto falante era menor que a caixa, eu disse que iria tirar mas que não iria colocar nada, pois acho inconcebível eu ter que instalar auto falante porque não poderia deixar o buraco na parte interna da porta sem nada. Após tudo isto, lógico que pensei que o que eles queriam era me vender uma mídia e pronto. Também nada eu concordei, não retirei o meu e nem recoloquei o original deles.

Duas semanas após a vistoria anual, outra enchente no carro , desta vez compareci com o carro cheio de agua e houve uma atenção maior ao caso, tudo sendo acompanhado pelo atendente DIEGO do setor de assistência técnica, chamou o mecânico, tiraram fotos, abriram o forro da porta que estava cheio de água, inclusive a fiação toda molhada, enfim, deixei novamente o carro. No mesmo dia, no final do dia me informaram que descobriram que a agua estava entrando pelos RETROVISORES e que iriam trocar assim que a peça chegasse, e me devolveram o carro e puseram esta informação em ordem de serviço , e disseram que não iriam me cobrar nada porque o carro estava na garantia.

Mas ainda assim, pensei que teria prioridade e urgência, mas nada, tive que esperar por mais 2 semanas para trocar os retrovisores, ou seja, realmente para eles não era motivo de URGENCIA pois não fizeram nenhum esforço de trocarem as peças imediatamente.

A troca dos retrovisores ocorreu em dezembro 2015, fiquei feliz e aliviada , pois pensei que os profissionais haviam resolvido esta minha angustia, já que a cada chuva a minha aflição era tamanha que nem dormia já que o carro não fica em garagem e nem coberto.

Até foi me dito para trocar o plastico interno da porta que impede de entrar agua, mais uma vez fiquei sem entender esta logico , como isto, troco o plastico veda a agua, por dentro, aquele plastico ao meu ver é apenas uma forma de arrumar os fios......inclusive quando abriram o forro por dentro do plastico estava cheio de agua.... se não ficasse ali parada iria parar aonde......

Para minha surpresa e decepção no dia 13.01.2016 a 1ª. Chuva do ano veio e acabou com a minha paz , o carro entrou agua novamente, desta vez no lado do passageiro e motorista.

E assim vai, continua a mesma coisa, hoje 28 de janeiro , muita chuva no Rio de Janeiro e lógico carro cheio de água dos 2 lados.

Não quero mais assunto com eles , já fiz minha parte informei para o Diego que a troca dos retrovisores nada adiantou e ele apenas disse entendo, mas não temos mais nada a fazer.

É muita coisa a ser pensar de uma empresa como esta, de um produto como este, como que até hoje com tantos relatos ainda não se conscientizaram e melhoraram este controle de qualidade, não fizeram recall, sei alguma coisa.

Agora o que fazer, como vender um carro assim, meus princípios não me permitem enganar o outro e ainda corre o risco de cancelamento do negócio quando descobrirem.

Estou desesperada porque utilizo o carro todos os dias para ir para o trabalho e tenho muito medo dele começar a dar pane na parte eletrica por causa dessa agua constante nas portas , justamente aonde esta a instalação dos fios das janelas eletricas.
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Mensagem por jdonadel Sex 29 Jan 2016, 10:19

Olá Eliza.

Algumas perguntas:
- Você alterou o rádio e os falantes originais? Ou veio sem e você colocou outros?
- Você sabe mexer em mecânica?
- Qual o modelo do seu carro? e Km.

Veja nesse link http://japan-parts.eu/toyota/gr/2014/etios/ngk12l-ahmggg/1_137310_004_481W/body/6701_front-door-panel-glass, têm um diagrama da porta.

O plástico que você fala é um vedador de poeira e água, ele não deixa passar água para o forro da porta, se você alterou os falantes o buraco do falante pode ter ficado aberto e ali não têm plástico então pode entrar água por ali. A própria fixação dos falantes deve ter um isolamento alternativo também.

Então no meu ver, existem algumas possibilidades para entrada de água para dentro do carro:
- borracha de vedação das portas rompida,
- plástico de isolamento do forro rompido,
- local de instalação do alto falante aberto,
- buraco de esgoto da porta entupido,
- porta com defeito de alinhamento ocasionado por batida ou tentativa de assalto, ou má fé

Leve em algum mecânico bom de confiança, ou até mesmo na CSS e peça para avaliar os itens que te falei, peça para falar com o chefe da oficina que é o responsável pela qualidade do atendimento. Esse cara têm formação da fábrica para fazer o atendimento.

Ou se você entender de mecânica:
- desmonte a porta e limpe os buracos de esgoto,
- passe silicone no contato do aro do alto falante e a lataria da porta
- verifique se a porta faz barulho andando em ruas de calçamento ou se fechada ela fica rente com o resto da lataria do carro
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Mensagem por Klisk Sex 29 Jan 2016, 12:21

Oi, Eliza.

Como proprietário de um Etios, li o seu relato com muita atenção e preocupação.
Mas alguns pontos acho importante esclarecer:

- Vc mistura suas opiniões com as opiniões técnicas. Entendo que você discorde da logica dos profissionais que te atenderam, mas se estão responsabilizando o rádio você deveria ouvir ao invés de simplesmente discordar e não seguir as orientações passadas. Nesses casos, o ideal é confiar no profissional, caso contrário você corre o risco de discutir o que não sabe com quem sabe.

- Se o profissional te disse que pode ser o forro da porta. Vale checar e conferir e respeitar o que está sendo dito.

- De qualquer forma, o carro não está na garantia? Simples. Documente o ocorrido e acione a garantia. Se a garantia não resolver, um tribunal de pequenas causas resolve em poucos meses.

- Existe um site chamado reclameaqui que é ótimo para esse tipo de reclamação e pode ajudar.

- Vale fazer videos, fotos e compartilhar a sua reclamação, bem como usar de provas num possivel processo judicial. Onde você deve acionar a Toyota e a Concessionaria por danos materiais e morais.

- Você só vai poder fazer isso se, antes, seguir as orientações dadas pelos profissional da concessionaria, sem questionar ou colocar suas opiniões e visões pessoais acima das orientações passadas.

- Caso eles insistam que você só pode comprar o rádio ou media deles. Documente esse pedido, que caracteriza venda casada. E você também poderá acioná-los por isso.

- Vc deve voltar na loja que instalou o seu rádio e pedir uma revisão em toda a vedação que foi feita. E, talvez, deva ter que desprender uma certa quantia de dinheiro para que a consecionária cheque tudo novamente.

- Não tente resolver ou descobrir o problema sozinha. Faça assegurar seu direito de ter o carro funcionando em plenas condições. Se não o tiver. Não discuta, não leve as coisas para o pessoal. Apenas faça seu direito valer por via juridical. Lhe garanto que é mais rápido do que você imagina e vai lhe poupar, ou ressarcir financeiramente, a maioria dos seus aborrecimentos.

- Não deixe de usar todos os veiculos possiveis para manifestão seus insatisfação. Divulgue estes links no reclame aqui. O site do jornal o globo também tem uma central para reclamações do consumidor. Funciona muito bem. O ideal é mostrar os videos e fotos que você já terá feito. Você vai ficar surpresa ao descobrir como as empresas se incomodam com a imagem na internet. Creio que apenas isso baste para resolver seu problema.

- Antes, procure o relacionamento ao cliente do site da toyota. As concessionárias no RJ tem um serviço bem inferior ao resto do pais. Certamente vc vai se surpreender positivamente se fizer sua reclamação chegar am Toyota,

http://www.toyota.com.br/servicos/relacionamento-com-o-cliente/
http://www.reclameaqui.com.br/
https://defesa.oglobo.com.br/home
http://www.procon.rj.gov.br/

Espero ter ajudado, nos mantenha informados,

Abs.
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Mensagem por leokaty Sex 29 Jan 2016, 15:20

Olá Eliza! Fiquei preocupado com seu relato, vamos pegar nosso Etios hj ou segunda feira, compramos ele justamente pra evitar dor de cabeça com manutenção que estamos tendo com nosso carro atual que é bem antigo (2002), sou o tipo de cliente bem chato, bem mesmo. Caso aconteça algo com certeza, com certeza irão resolver por livre e espontânea pressão. Um conselho, deixe o carro nas condições em que pedem, leve na Css, depois se não resolverem aí sim vc deve tomar outras medidas, de o voto de confiança, creio que a Toyota irá tentar resolver seu problema.
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Mensagem por Jean Sáb 06 Fev 2016, 14:48

Salve salve, pessoal!
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Mensagem por ric+20 Dom 07 Fev 2016, 00:44

Boa noite pessoal! A vários casos de pessoas reclamando de água entrando no carro. Mas achei bem pertinente esse caso(segue abaixo) onde o próprio dono reconhece que o problema foi a instalação errada de alto falantes por terceiros
http://www.reclameaqui.com.br/4901864/toyota/meu-toyota-etios-entra-agua-do-lado-do-motorista/
Na minha opinião se não quiser ter de cabeça nenhuma tem que por acessórios na concessionária . É mais caro mas tem garantia.
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Mensagem por ric+20 Dom 07 Fev 2016, 00:56

Há vários casos...Todos que li até agora são Etios X...que vem sem alto falantes e o pessoal mandar colocar fora da concessionária... Não trabalho pra Toyota mas não dá pra concordar com reclamações de clientes que arriscam instalar equipamentos que desconhecem a qualidade tanto do serviço quanto do produto a ser instalado e depois acusam o Etios de ter uma falha de projeto. Quem projetou o carro foi a Toyota, então ninguém menos que ela sabe como instalar perfeitamente um alto falante na porta.
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Mensagem por Paulo moderador. Sáb 13 Fev 2016, 23:24

Olá Eliza, realmente já vi vários casos desses com o Etios, inclusive a pouco tempo atrás aconteceu isso comigo, na segunda vez que fui na concessionária foi trocada a borracha de vedação da porta e até hoje está tudo normal.

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