antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Yaris vai vender mais do q Corolla
por jair mourao Hoje à(s) 18:20

» Etios 1.5T - Projeto em andamento
por xandaumgv Hoje à(s) 16:31

» Painel digital do Etios Sedan 2017
por VF_GOMES Hoje à(s) 15:32

» Quem tem o Etios mais rodado ??? Fale-nos dele um pouco
por VF_GOMES Hoje à(s) 15:31

» Hodrômetro
por VF_GOMES Hoje à(s) 15:29

» Osram Night Breaker Laser e Cool Blue
por furtica Hoje à(s) 12:02

» Regulagem da embreagem do Etios Platinum 2015
por Sergio Sab 16 Mar 2019, 01:47

» Troca HB20 Premiun 2014 automático por Etios sedan
por Wandercy Ap. Guarnieri Sex 15 Mar 2019, 17:50

» Ajuda em fiação do painel de instrumentos
por MarceloMottaFilho Sex 15 Mar 2019, 17:17

» Mensagem no painel
por moura.bp Sex 15 Mar 2019, 16:14

» Farol milha qual marca e modelo ?
por Gilcosta Qui 14 Mar 2019, 18:52

» Suspensão Etios Hatch X 1.3 2014
por EDUARDO FERNANDES Qui 14 Mar 2019, 16:44

» Regulagem de válvulas.
por Diogo Qui 14 Mar 2019, 13:28

» Caixa amplificada slim: vale a pena o investimento? (Instalei uma!!)
por ACM Qui 14 Mar 2019, 10:37

» Ar Condicionado - Não gela
por Edson Cunha Qua 13 Mar 2019, 22:51

» Indicação loja de som em SP
por xandaumgv Qua 13 Mar 2019, 15:23

» Molas esportivas do etios
por Adelino Mazuti Qua 13 Mar 2019, 09:11

» Quanto voce pagou pelo seu? (R$)
por Adelino Mazuti Ter 12 Mar 2019, 17:38

» Etios XS 1.5 Sedan + 17 TSW nurburgring + abafador JK + multimidia
por Adelino Mazuti Ter 12 Mar 2019, 17:36

» VENDO Etios XS 1.5 Aut 2017
por TiagoRec Ter 12 Mar 2019, 13:02

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por acnfilho Ter 12 Mar 2019, 12:55

» Subwoofer Multimídia
por xandaumgv Seg 11 Mar 2019, 20:34

» Comparação Etios 1.5 sedã, mecânico: Motorização antiga x nova
por kervinson Dom 10 Mar 2019, 22:39

Câmbio automático

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: Câmbio automático

Mensagem por VPL em Dom 23 Dez 2018, 23:39

Olá 
Entendo o que disse o amigo VF_Gomes mas discordo dele.
A prevenção em manutenção é exaustivamente utilizada em diversas áreas e é usada justamente em casos onde não se deseja interrupçoes não programada para reparos.
As companhias aéreas trabalham principalmente com manutenção preventiva por exemplo. Não é a toa que a aviação comercial é um dos meios de transporte mais seguros. Justamente porque seguem protocolos de manutenção rigorosos. Imagine esperar dar defeito em aviões para depois corrigir...  É claro que é um exemplo extremo mas ilustra bem o que desejo expressar.
Aqui em casa temos apenas um carro.  Minha esposa usa muito à noite e a última coisa que quero é que apareça um defeito no carro à noite e com ela dirigindo.  Pra isso se usa a prevenção!
Não são apenas prejuízos financeiros que estão em jogo. Geralmente quem se preocupa em prevenir está também preocupado com as circunstâncias em que o equipamento possa vir a quebrar. Pode ser que vidas estejam em jogo, circunstâncias onde se envolva familiares enfim. A segurança de familiares não é algo mensurável, gasto o que for preciso pra ter segurança em todos os aspectos.
Nas férias de fim de ano por exemplo, desejo minimizar ao máximo o risco de quebra do veículo por isso utilizo a prevenção. Isso tem preço? Na minha opinião, férias sem dor de cabeça com carro não tem preço!
É por isso que os fabricantes utilizam protocolos de manutenção enfim.
Como diz o ditado: é melhor prevenir que remediar.
VPL
VPL

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por Lobovelho em Seg 24 Dez 2018, 10:45

Sergio- relaxa.
Uma coisa é óleo do motor em que você grifou, outra é óleo de transmissão automática. +1x = 40.000 km inspecionar / 80.000 km trocar. NÃO TEM VARETA de verificação do óleo da caixa.
Lobovelho
Lobovelho

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Jackson Ulisses em Seg 24 Dez 2018, 13:16

Só um lembrete para o "Convidado": o Etios não tem direção hidráulica, é elétrica (desde os primeiros 12/13), portanto não tem reservatório do fluido de direção. Você deve ter lido um manual de outro carro, não o do Etios.
Jackson Ulisses
Jackson Ulisses

Membro Prata
Membro Prata

Mensagem por Sergio em Ter 25 Dez 2018, 02:20

Lobo velho: Como você chegou a essa conclusão incrível de que óleo de motor e óleo da transmissão automática não são a mesma coisa? Trabalhou na Nasa e está escondendo o jogo?
Só estou insistindo neste tópico para que aqueles que consultem as mensagens tenham consciência de que aquilo que você acha é apenas a SUA opinião, que diga-se de passagem neste contexto não tem qualquer relevância, e não o que diz no manual da fabricante do Etios.
Como você disse que achava difícil ter duas versões de manual resolvi colocar a imagem das duas para que quem passasse por mentiroso na controvérsia não fosse eu. Simples assim.
Volto a reiterar aos que consultam este tópico buscando informações técnicas sobre a periodicidade da troca do fluído da transmissão que procurem seguir o que diz o manual do proprietário, isto me pareceria óbvio mas estou vendo que nem todos pensam assim.

Até onde a gente sabe trabalharam no desenvolvimento do Etios pelo menos 2.800 engenheiros, todos especializados em mecânica automobilística, melhor confiar no que esse pessoal diz através do manual de manutenção do veículo do que na "opinião" de chutadores que saem por ai cagando regras sem qualquer embasamento técnico.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

http://www.etiosclube.com.br

Mensagem por rodrigoho em Qua 26 Dez 2018, 08:20

Cheguei tarde na conversa..., eu tinha um Honda Fit 2008 CVT e a Honda recomenda trocar óleo do cambio automático a cada 40 mil km, e eu seguia rigorosamente o que o manual recomenda.
Mesmo que no manual diz que recomenda inspeção a cada 40 mil km ou troca do óleo nos Etios AT, é bom confirmar com a CSS, pois é a Toyota que deve assumir o risco de não trocar o óleo. Se eles informarem que não é necessário troca do óleo então eles devem deixar escrito na OS.
rodrigoho
rodrigoho

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Sergio em Qua 26 Dez 2018, 14:47

Rodrigoho, na seção de Revisões Programadas o manual recomenda a inspeção a cada 20.000 km. Se o veículo não é submetido a alguma das condições que são classificadas como de USO SEVERO nenhuma outra recomendação é feita sobre o fluído da transmissão automática. Portanto NÃO é verdadeira a informação de que a Toyota recomenda a troca a cada 80.000 km para o uso normal. Se ela faz isso é por algum canal que nunca tive oportunidade de ver, não pelo manual. No manual do meu Etios, modelo 2017, nada mais é dito sobre o assunto, nem mesmo para o que é considerado uso severo, então prevalece apenas a inspeção a cada 2 revisões.
Existe pelo menos mais uma versão do manual vinculado a outro ano/modelo do Etios que tem a mesma recomendação de inspeção a cada 2 revisões, mas na seção de Revisões Programadas Adicionais devido a condição de USO SEVERO, na sub-seção de uso excessivo em marcha-lenta e/ou baixas velocidades por longas distancias, lista o procedimento de inspeção a 40.000 km e substituição a cada 80.000 km.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

http://www.etiosclube.com.br

Mensagem por Route 66 em Seg 07 Jan 2019, 15:29

É polêmico este assunto de troca do fluido da transmissão automática. Na realidade, não existe km correta, mas um dia ele vai precisar de troca sim. Acontece que o ATF (Automatic Transmission Fluid) tem 4 funções dentro de uma TA: transmissão de tração, lubrificação, fluido hidráulico e arrefecimento. Durante este trabalho, ele é submetido a altas temperaturas e pressões, além de forças de cisalhamento. Só que o quanto você "força" o óleo depende muito mais da forma de uso do carro do que da km percorrida. O óleo degrada principalmente por temperatura. Um motorista que tenha longos percursos em estrada em velocidade moderada vai submeter o óleo a uma situação bem menos crítica do que outro que more em SP e demore 1h pra percorrer 20 km todos os dias no trânsito travado.

Por isso, a recomendação da Toyota é a mais correta possível: INSPECIONAR o óleo a cada 20 mil km e trocar se ele estiver degradado, com a cor alterada. Assim, o morador de SP que só pega trânsito pesado vai ter o óleo trocado aos 40 mil km (chutando) e o motorista que só dirige em estrada a 110 vai ter o óleo trocado aos 120.000 km. E ambos terão câmbios saudáveis por muitos e muitos km, sem gastar dinheiro com trocas desnecessárias.
Route 66
Route 66

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Lobovelho em Seg 07 Jan 2019, 15:35

Sérgio - menas, menas...
Não existe 2 manuais (em português).  Você posta uma foto mencionando troca de óleo de motor quando estamos falando do fluído do câmbio. Daí meu comentário anterior."Menas"
Lobovelho
Lobovelho

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Saburo em Ter 08 Jan 2019, 08:43

Polêmicas a parte, gostaria de levantar uma questão sobre a tal da inspeção que consta no manual. 
Não sei se ocorre com vcs mas faço questão de acompanhar o serviço de revisão e os itens onde há necessidade de inspeção é simplesmente ignorada pela concessionária. A autorizada, quando questionada, ela diz que só inspeciona se houver alguma observação sobre o funcionamento do veículo, se estiver normal não há necessidade de mexer. 
Na minha opinião inspeção do óleo seria retirar uma amostra para análise. As velas, por exemplo, deveriam ser retiradas para verificação e por ai vai.

Minha interpretação sobre o que a engenharia da Toyota diz sobre a troca é que a decisão sobre a troca de óleo da transmissão deve tomada após a conclusão da inspeção do óleo.

Abraços.
Saburo
Saburo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por Route 66 em Ter 08 Jan 2019, 13:21

Saburo, ninguém manda óleo de câmbio pra análise de laboratório pra saber o nível de desgaste na revisão e decidir a troca. 

Mas entendo que a inspeção seria uma verificação do nível e da cor do óleo, coisas fáceis de se fazer em uma revisão. Pega uma amostra e coloca num papel absorvente branco, se estiver avermelhado, ainda está bom, se estiver marrom, troca. Duvido que leve mais do que 5 minutos para inspecionar assim. Não fazem porque não interessa. Concessionária quer trocar o óleo do seu carro e liberar espaço na oficina.
Route 66
Route 66

Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Diogo em Ter 08 Jan 2019, 14:43

Saburo, é isso mesmo, eles simplesmente ignoram as inspeções, não deveria ser assim.

Eu concordo que o óleo de câmbio poderia ser apenas inspecionado sim, é muito fácil avaliar um óleo de câmbio visualmente, pois quando fica velho ele perde a coloração avermelhada, mas o que eu pergunto pra vocês é o seguinte, como se avalia o óleo do câmbio do Etios se a Toyota tirou a vareta que existia no Corolla para essa finalidade?
Diogo
Diogo

Moderador
Moderador

Mensagem por Saburo em Qua 09 Jan 2019, 13:28

@Route66, me referi a análise de forma genéria e não análise DE LABORATÓRIO de forma restritiva. Até porque hoje em dia a tendência é que os laboratórios sejam substituídos por aparelhos eletrônicos portáteis vide o Lubricheck.  

Imagino até que os veículos do futuro terão esses analisadores embutidos no próprio veículo, imaginem que sonho hein..  Very Happy Very Happy.

@Diogo, boa pergunta! Eu arrisco a dizer que deve haver um bujão na lateral na altura do nível do óleo, como ocorre com a maioria dos câmbios manuais.
Saburo
Saburo

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagem por VF_GOMES em Seg 21 Jan 2019, 18:54

por VPL em Dom 23 Dez 2018, 22:39

Olá 
Entendo o que disse o amigo VF_Gomes mas discordo dele.
A prevenção em manutenção é exaustivamente utilizada em diversas áreas e é usada justamente em casos onde não se deseja interrupçoes não programada para reparos.
As companhias aéreas trabalham principalmente com manutenção preventiva por exemplo. Não é a toa que a aviação comercial é um dos meios de transporte mais seguros. Justamente porque seguem protocolos de manutenção rigorosos. Imagine esperar dar defeito em aviões para depois corrigir...  É claro que é um exemplo extremo mas ilustra bem o que desejo expressar.
Aqui em casa temos apenas um carro.  Minha esposa usa muito à noite e a última coisa que quero é que apareça um defeito no carro à noite e com ela dirigindo.  Pra isso se usa a prevenção!
Não são apenas prejuízos financeiros que estão em jogo. Geralmente quem se preocupa em prevenir está também preocupado com as circunstâncias em que o equipamento possa vir a quebrar. Pode ser que vidas estejam em jogo, circunstâncias onde se envolva familiares enfim. A segurança de familiares não é algo mensurável, gasto o que for preciso pra ter segurança em todos os aspectos.
Nas férias de fim de ano por exemplo, desejo minimizar ao máximo o risco de quebra do veículo por isso utilizo a prevenção. Isso tem preço? Na minha opinião, férias sem dor de cabeça com carro não tem preço!
É por isso que os fabricantes utilizam protocolos de manutenção enfim.
Como diz o ditado: é melhor prevenir que remediar.

Acho que me expressei errado quando falei sobre isso, apesar das aspas no termo ''prevenção'', mas eu me referia a um excesso, a uma neura com relação a isso não que prevenir seria algo besta, coisa que não o é. 

E sim, de fato, a questão da aviação é um exemplo extremo, até demais, tem nem como comparar com um veiculo de passeio, sob qualquer aspecto, tendo em vista a complexidade estrutural e a forma como cada um se desgasta.

Mas enfim, reafirmo o que eu falava anteriormente, até mesmo em outros tópicos, os caras que estão intere$$ado$ nessa prevenção excessiva e sem necessidade, além do bom senso, vão sempre querer arranjar alguma desculpa para que as pessoas tenham receio e vá fazer periodidamente, a cada X Km rodados, às vezes até anual ou semestralmente, uma ''troca preventiva'' nas lojas desses mesmos intere$$ado$. Quando o manual da montadora, que possui engenheiros capacitadíssimos no mundo todo, afirma que, apenas sob determinadas circunstâncias de uso extremo a pessoa deva fazer, primeiramente, uma mera inspeção e depois, caso seja necessário, a troca, a partir de determinada kilometragem rodada.
VF_GOMES
VF_GOMES

Membro Ouro
Membro Ouro

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: