antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Embreagem - desgaste prematuro
por Michel Matos Ontem à(s) 23:22

» Virei passageiro
por Darci Ontem à(s) 18:49

» Compensa trocar Duster num Etios?
por Diogo Ontem à(s) 18:46

» Película Intercontrol
por igorfon Ontem à(s) 18:43

» Alto falante + infiltração.. Solução?
por mvcl2009 Ontem à(s) 17:11

» Calibragem
por Sergio Ontem à(s) 16:27

» Raspando em quebra-molas
por Cesart Ontem à(s) 08:28

» Impressões sobre o Etios XLS sedan 17/18
por rodrigoho Ontem à(s) 08:22

» Quando se troca o óleo da caixa de marcha?
por The Mole Qui 18 Out 2018, 10:46

» GNV no Etios, minha experiência...
por jvictormp Qui 18 Out 2018, 10:28

» A pintura do Etios
por fstiburcio Qua 17 Out 2018, 20:04

» Vamos falar da pintura...
por fstiburcio Qua 17 Out 2018, 19:49

» Yaris está me dando medo...
por rodrigoho Qua 17 Out 2018, 14:53

» Multimídia original etios Platinum
por nonato1 Qua 17 Out 2018, 14:00

» Mostrador de combustível: é confiável?
por Marcos1881 Qua 17 Out 2018, 09:51

» Troca de lanterna traseira ETIOS SEDAN
por The Mole Ter 16 Out 2018, 16:30

» Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão
por rodrigoho Seg 15 Out 2018, 10:33

» Partículas dentro dos faróis dianteiros
por rodrigoho Seg 15 Out 2018, 09:52

» Luz da injeção eletrônica acesa
por rodrigoho Seg 15 Out 2018, 09:45

» Partida a frio no Etios 2017/2018, sem tanquinho
por rodrigoho Seg 15 Out 2018, 09:18

» Tamanho da roda de 14 para 15
por Etios X Dom 14 Out 2018, 18:57

» Auto falantes painel e sensor de estacionamento
por gvfreitas Dom 14 Out 2018, 13:49

» Ajuda: Lente do Farol trincando. Lâmpadas originais?
por Camposvac Dom 14 Out 2018, 11:35

Ar Condicionado - Não gela

Ir em baixo

Ar Condicionado - Não gela

Mensagem por fgarbin em Seg 24 Set 2018, 18:51

Boa noite,

Sou novo no forum e tenho um Etios 2014/2015, com 66000 kms.
Estou com uma dúvida.
O ar condicionado parou de gelar, levei na concessionária e diagnosticaram desgaste na bobina magnética. Pelo que entendi essa bobina só é vendida junto com o compressor do ar condicinado.. então teria que trocar todo o conjunto.. é isso mesmo ?

Alguém ja teve esse problema ?

Grato
fgarbin

Re: Ar Condicionado - Não gela

Mensagem por Adelino Mazuti em Ter 25 Set 2018, 10:08

fgarbin, bom dia, seja bem vindo!

Então tem casos e casos, o que já tive experiencia com um Fox que tive e deu pau duas vezes no compressor é o seguinte, tem duas formas dessa bobina dar pau e ela ferrar tudo.

Uma é o compressor começar dar pau no rolamento ou algum outro componente e ela começar dar problema até que para de funcionar e outra é ela dar pau sozinha.

Quando acontece o primeiro que é o problema começar no compressor e ir pra ela, não tem jeito pois ai bichou o conjunto todo, então vc tem que trocar o compressor e ele já vem completo.

O segundo que é só problema nela, é possível trocar sim, inclusive acha só ela para comprar na internet, mais dependendo do profissional que vá fazer o trabalho se ele desconfiar que o compressor esta mais pra lá que pra cá, ele já condena tudo.

No meu ex fox da ultima vez que troquei o compressor (troquei 2x) a bobina detonou por causa do compressor, ele começou a travar ou seja, quando a bobina abria para fazer o compressor entrar em funcionamento, ele travava o eixo e fazia a polia que vai a bobina parar, mais como a bobina estava no ponto de fazer rodar o compressor, travava tudo, aquecia o conjunto e ia ferrando de pouquinho em pouquinho teve vez que chegou sair fumaça com cheiro de fio queimado dessa bobina e teve outras vezes que fazia o motor quase morrer pois chegava a dar tranco na correia poli V.

Mais acho que você deveria levar em um profissional que mexe só com AC de carro pois se tiver a opção de só trocar a bobina, ele vai fazer, mais tem que ser um bom profissional, pois a maioria dos caras que mexem com isso, só querem trocar o conjunto assim como a CSS.
Adelino Mazuti

Moderador
Moderador

Mensagem por rodrigoho em Ter 25 Set 2018, 11:50

Mas o que originou o estrago do compressor? Ele tem prazo de tempo de vida útil de quantos anos? Bom saber para a gente nos precaver.
rodrigoho

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Diogo em Ter 25 Set 2018, 12:19

Não é normal compressor dar problema tão cedo, é um componente que costuma durar mais de 10 anos fácil, pode ter sido só azar mesmo.
Diogo

Moderador
Moderador

Mensagem por ric+20 em Ter 25 Set 2018, 15:14

Estou no segundo Etios...e nunca tive problema com ar condicionado
ric+20

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por rodrigoho em Qua 26 Set 2018, 08:10

Será que o compressor não aguenta operação de liga/desliga em rotações altas como durante na estrada? Ouvi dizer que isso acaba com vida útil do compressor.
Por exemplo, voce tá viajando de madrugada com ar condicionado ligado sentiu frio, desliga o ar, e quando sentiu o calor de novo, liga o ar novamente.
rodrigoho

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Adelino Mazuti em Qua 26 Set 2018, 08:50

rodrigoho isso mesmo, a vida util do compressor diminuir em uso dessa maneira que vc falou e também quando o próprio sistema fica desligando constantemente quando percebe que o motor irá precisar de mais força.

Ex. Esta em uma descida, pé leve no acelerador, compressor ligado gelando, começou a subida, o motorista pisa mais para subir sem perder velocidade, o sistema percebe isso e desliga o compressor para que o motor tenha a força que precisa, depois de um tempo ele liga novamente automaticamente mais o sistema funciona dessa maneira e isso também diminui a vida util do compressor, é chamado uso severo. Mas isso não é só na pista não, na verdade na pista é onde ele força menos, salvo no caso dos pilotos de fuga kkkkk, em uso urbano que tem muita subida e descida é onde o uso é severo.

No caso do meu fox foi isso que aconteceu, motor 1.0, na cidade principalmente aqui onde resido que tem muita subida e descida ele ligava de desligava muito, então acarretou a perda do compressor. 

Mais me lembrei de um fato que também ajudou nessa perda, meu sistema todo de AC estava forçando o compressor pois o AC do fox foi instalado por fora, mesmo com peças originais da VW. 

Quando instalaram não ligaram o segundo estágio da ventoinha, então o sistema mandava liga a ventoinha mais forte para fluir mais ar no condensador  para que o sistema tivesse a alteração de estado do gás e isso não acontecia, o compressor por sua vez forçava a circulação do gás mesmo assim, ai sobrecarregava ele, creio que segurava os pistões do compressor e ai foi até parar de vez.

Mas isso acontecia só na cidade pois na pista o condensador já recebe mais vento e o sistema funciona mais redondo, não precisa que a ventoinha entre no segundo estágio.

Meu maior uso era na cidade mesmo, não sou de pagar muita estrada.
Adelino Mazuti

Moderador
Moderador

Mensagem por jp.siq em Seg 01 Out 2018, 09:54

Não sabia dessa situação do uso severo do ar. 

Confesso que na pista já aconteceu de eu ligar e desligar ao longo da viagem pelo fato do ar gelar muito em alguma situações.

Agora no verão por exemplo o meu ar não gela nada, é só pegar umas 2 horas de sol da pista que chego a transpirar com o ar ligado na posição mais gelada e com a recirculação ativada (posição que senti que o ar gela um pouco mais).

Meu é um Etios SD XLS 16/17

Aproveitando, o regulador da temperatura no painel quando coloco ele na posição entre frio/quente com o ar ligado ele impacta o ar de que forma? Ele mistura o ar de fora com o ar gelado do ar ou ele diminui a potência do ar condicionado? Sempre tive essa dúvida.
jp.siq

Membro Prata
Membro Prata

Mensagem por xandaumgv em Seg 01 Out 2018, 10:20

Não sei se algo mudou, mas uma amiga está com um Civic 02 e o ar condicionado era manual, o mesmo quebrou, ao ligar o carro com o ar condicionado "ligado" em temperaturas intermediárias entre o "gelado" e o neutro botei o barulho do ar quente sendo acionado. Ou seja a mistura é do ar condicionado ligado com a graduação pelo ar quente, insano não é mesmo? RS ... Eu acreditava que haviam diversos níveis de gelado e após o neutro ligasse o ar quente, naquele modelo ao menos não era assim que funcionava. Atualmente algo mudou? Ou é o mesmo funcionamento?
xandaumgv

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Adelino Mazuti em Seg 01 Out 2018, 13:37

xandaumgv, não entendi muito bem o que você quis dizer nesse caso ai, teria como descrever melhor?
Adelino Mazuti

Moderador
Moderador

Mensagem por xandaumgv em Seg 01 Out 2018, 13:45

O ar condicionado é o ar quente se misturavam quando não utilizava a temperatura no mínimo, como o ar condicionado dela não estava funcionando notava que o ar quente era acionado e em tese deveria ficar com o ar gelado junto, mas o mesmo Estava quebrado ...
Exemplo: vamos supor que são 3 níveis, gelado, médio, fraco.
Gelado: 100% ar condicionado.
Médio: 100% ar condicionado + 25% ar quente
Fraco: 100% ar condicionado + 50% ar quente
Neutro: ???% Ar condicionado + ???% ar quente
Ar quente fraco: ???...
La em 2002 era mistura dos 2 tipos (ar condicionado + ar quente)quando era o ar condicionado manual, não sei como funciona atualmente.
xandaumgv

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Adelino Mazuti em Seg 01 Out 2018, 14:21

Agora entendi!

Geralmente o estado normal para deixar o botão de temperatura do Ar é totalmente no gelado, simbolizado com a cor Azul, pois no neutro (branco) ou quente (vermelho), o sistema de ventilação vai ficar sempre liberando um ar quente.

Neutro = 50% Ar frio e 50% Ar quente.

Para a regulagem de temperatura tanto para o sistema manual quanto digital são feitos da mesma forma, misturando o Ar quente com Ar gelado, até hoje não vi nenhum que seja diferente.

Quanto as sua medidas acho que seria assim:

Gelado = 100% Ar gelado
Médio gelado = 100% Ar gelado e 25% Ar quente 
Neutro = 100% gelado e 50% quente
Médio quente = 100% gelado e 75% quente
Quente = 100% gelado  e 100% quente, nesse estado não sei se o compressor continua funcionando ou se fica desligado, preciso fazer um teste, mais basicamente o quente anula o gelado.

Vou tentar fazer um teste para ver se o compressor fica desligado ou não.
Adelino Mazuti

Moderador
Moderador

Mensagem por xandaumgv em Seg 01 Out 2018, 14:26

Opa se tiver como seria ótimo, também tenho essa dúvida, a chave que no ar condicionado automático houvesse graduação do ar condicionado e nao uma mistura... pelo jeito vai algum tempo até desenvolverem algo do tipo .... aí darão um nome bonito como ar condicionado smart... rs
xandaumgv

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por kervinson em Seg 01 Out 2018, 18:20

Gente o ar-condicionado quando vc liga o botão ele vai ligar o compressor que vai bobear o ar gelado, as velocidades de 1 a 4 são apenas as velocidades do ventilador (o compressor bombeia o ar gelado e o ventilador empurra com a velocidade desejada), o "ar quente" é apenas um tipo de radiador por onde passa o liquido de arrefecimento e ao vc girar aquela chave seletora vai sendo aberta uma portinhola que passa no caminho do ar; note que ao ligar o ar com o carro frio mesmo que vc coloque a posição da chave no maximo de ar quente ele vai continuar saindo gelado pois o motor ainda esta frio e não tem agua quente circulando no sistema.
kervinson

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagem por Adelino Mazuti em Seg 01 Out 2018, 18:23

Exatamente kervinson, com motor quente é que é possível "temperar" a temperatura, com motor frio vc vai ter somente uma temperatura que é a maxima que o AC do carro chega.
Adelino Mazuti

Moderador
Moderador

Mensagem por xandaumgv em Seg 01 Out 2018, 19:01

Fixou melhor com o complemento do kervinson, obrigado kervinson e mazuti.
xandaumgv

Membro Rubi
Membro Rubi

Permissão deste fórum: