Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por mdiasf Ontem à(s) 10:07

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Ontem à(s) 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Ontem à(s) 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por sanxes Ter 12 Mar 2024, 11:08

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Edcarlos Ter 27 Fev 2024, 20:49

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39

» Difusor de escapamento
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:36

» Etios 1.3 MT 20/20 com problema no câmbio
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:35

» Suspensão. Roda dianteira direita.
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:30

» embreagem Etios dura
por Pauloo Sáb 17 Fev 2024, 10:50

» Central Wings Play
por Vetor Sex 16 Fev 2024, 20:57

» Odometro parou
por digaum_jg Seg 12 Fev 2024, 14:02

» Direção Hidráulica ou Elétrica
por jolima74 Seg 12 Fev 2024, 07:33


Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão

5 participantes

Ir para baixo

Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão Empty Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão

Mensagem por Almoxil Qua 10 Out 2018, 13:50

Prezados, boa tarde. Tenho um Etios Sedan Platinum 2016/2017. Após a revisão do segundo ano (menos de 17.000 Km rodados), feita recentemente, minha esposa percebeu que a suspensão do lado direito faz um barulho do tipo "assobio", ou "fiuuu..." quando o carro passa em ruas de paralelepípedos bem irregulares, ou em lombadas e quebra-molas (ou seja, quando o amortecedor "trabalha"). Eu não consegui ouvir na rua, dirigindo do lado esquerdo. E o barulho só é percebido quando estamos rodando com as janelas abertas. 

Levamos o carro à uma CSS Toyota na Zona Sul aqui do Rio para diagnóstico. Eles ficaram com o carro dois dias na oficina. O mecânico percebeu o assobio quando testamos o carro ao entregá-lo. Dois dias depois, ao retornar para buscar o carro, percebemos que o barulho continuava. Esse assobio ocorre tanto no lado direito (que minha esposa percebeu primeiramente), quanto do lado esquerdo (percebi passando em um sonorizador na CSS apenas com a roda esquerda quando fomos buscar o carro, estando o ambiente em silêncio).

O mecânico e o consultor que nos atenderam disseram que havia um outro problema, uma peça interna de acabamento de para-choque roçando na carroceria, e isso foi reparado. Mas não resolveu o tal do assobio. Insistimos na questão, e eles informaram que esse comportamento é próprio do funcionamento do amortecedor, e que o chefe de oficina verificou a suspensão e não havia nenhum problema, e que o conjunto estava em perfeito funcionamento. Perguntei a eles se o mesmo comportamento ocorreria se saíssemos com outro Etios. O consultor informou que não havia nenhuma unidade do mesmo modelo para fazermos o teste. Saímos contrariados da CSS. Eu já tinha uma queixa anterior sobre barulhos de acabamentos internos, e agora isso.

Minha pergunta é a seguinte: Alguém já percebeu esse "assobio" no funcionamento da suspensão dianteira no uso cotidiano do carro, em lombadas, quebra-molas ou piso de paralelepípedo bem irregular, com as janelas abertas? Eu pesquisei na Internet e não achei nenhuma reclamação nem comentários a este respeito. Tudo o que eu acho são reclamações sobre barulhos do tipo "toc-toc" e batida a seco, mas não é esse tipo de situação com o meu carro.

Obrigado!
Almoxil
Almoxil

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 23
Data de inscrição : 15/08/2017
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão Empty Re: Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão

Mensagem por kervinson Qui 11 Out 2018, 00:12

Se for o assobio do jeito que eu imagino, é normal, o amortecedor tem mesmo esse som ao comprimir e descomprimir, e vcs apenas não prestaram atenção antes. Frequentemente ao ouvirmos ou lermos alguma coisa, nos atentamos pra algo que não percebiamos antes.
kervinson
kervinson

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 30/05/2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão Empty Re: Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão

Mensagem por Rodrigo Seg 15 Out 2018, 10:33

Esse barulho a meu ver, é como se voce enchesse o balão com bomba, eu até gosto de ouvir, é um barulho agradável. Só ouço-os trabalhando, como voce citou acima, quando o carro estiver em silencio, com janelas abertas e passando em lombadas, quebra-molas e nos pisos irregulares ou remendados. Eu acho isso normal.
Mas quando voce fecha as janelas, e ouve som no carro, esse barulho de amortecedor trabalhando voce já não consegue escutar.

Já essas batidas secas ou "toc-toc-toc", eu sinto tanto desconforto e já levei para concessionária resolver. No início os mecanicos não queriam tirar o amortecedor e insistiram que estavam normal, e eu já dei volta com eles para ouvirem o barulho, até que chamei o gerente para resolver, o gerente mandou tirar amortecedor e fazer o teste na bancada. O curso sobe e desce do amortecedor estava perfeito, e descobriu-se que o embolo quando girava com a chave, estava um pouco irregular e informaram que a garantia não cobre, pois segundo o chefe da oficina, devo ter caído em buracos ou coisa semelhante.
Mas como a garantia não cobre, vou ter q conviver com este tipo de problema até estourar os 2 amortecedores dianteiros e trocá-los por igual.
Rodrigo
Rodrigo

Moderador
Moderador

Mensagens : 696
Data de inscrição : 19/07/2016
Localização : Gurupi - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão Empty Re: Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão

Mensagem por jvargas Sáb 20 Out 2018, 23:23

Eu achava que era normal, pelas características de alguns amortecedores modernos, mas aproveitei este post e consultei com um amigo de confiança que é mecânico da Toyota.
Ele me recomendou passar na css para melhor diagnóstico pois esse assobio pode ser passagem de ar, sintoma de vazamento (amortecedor estourado). Eu pego muita estrada ruim, então mesmo com meus 35 mil Km não duvido que seja sim. Próxima terça-feira vou lá e compartilho aqui a experiência.
OBS: não quer dizer que seja o mesmo caso do @Almoxil, mas vale a pena ficar ligado.
jvargas
jvargas

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 41
Data de inscrição : 05/12/2016
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão Empty Re: Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão

Mensagem por The Mole Seg 22 Out 2018, 09:55

Devem ser os amortecedores trabalhando, normal.
The Mole
The Mole

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 194
Data de inscrição : 07/06/2015
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão Empty Re: Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos