antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Embreagem - desgaste prematuro
por Michel Matos Ontem à(s) 23:22

» Virei passageiro
por Darci Ontem à(s) 18:49

» Compensa trocar Duster num Etios?
por Diogo Ontem à(s) 18:46

» Película Intercontrol
por igorfon Ontem à(s) 18:43

» Alto falante + infiltração.. Solução?
por mvcl2009 Ontem à(s) 17:11

» Calibragem
por Sergio Ontem à(s) 16:27

» Raspando em quebra-molas
por Cesart Ontem à(s) 08:28

» Impressões sobre o Etios XLS sedan 17/18
por rodrigoho Ontem à(s) 08:22

» Quando se troca o óleo da caixa de marcha?
por The Mole Qui 18 Out 2018, 10:46

» GNV no Etios, minha experiência...
por jvictormp Qui 18 Out 2018, 10:28

» A pintura do Etios
por fstiburcio Qua 17 Out 2018, 20:04

» Vamos falar da pintura...
por fstiburcio Qua 17 Out 2018, 19:49

» Yaris está me dando medo...
por rodrigoho Qua 17 Out 2018, 14:53

» Multimídia original etios Platinum
por nonato1 Qua 17 Out 2018, 14:00

» Mostrador de combustível: é confiável?
por Marcos1881 Qua 17 Out 2018, 09:51

» Troca de lanterna traseira ETIOS SEDAN
por The Mole Ter 16 Out 2018, 16:30

» Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão
por rodrigoho Seg 15 Out 2018, 10:33

» Partículas dentro dos faróis dianteiros
por rodrigoho Seg 15 Out 2018, 09:52

» Luz da injeção eletrônica acesa
por rodrigoho Seg 15 Out 2018, 09:45

» Partida a frio no Etios 2017/2018, sem tanquinho
por rodrigoho Seg 15 Out 2018, 09:18

» Tamanho da roda de 14 para 15
por Etios X Dom 14 Out 2018, 18:57

» Auto falantes painel e sensor de estacionamento
por gvfreitas Dom 14 Out 2018, 13:49

» Ajuda: Lente do Farol trincando. Lâmpadas originais?
por Camposvac Dom 14 Out 2018, 11:35

Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão

Ir em baixo

Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão

Mensagem por Almoxil em Qua 10 Out 2018, 13:50

Prezados, boa tarde. Tenho um Etios Sedan Platinum 2016/2017. Após a revisão do segundo ano (menos de 17.000 Km rodados), feita recentemente, minha esposa percebeu que a suspensão do lado direito faz um barulho do tipo "assobio", ou "fiuuu..." quando o carro passa em ruas de paralelepípedos bem irregulares, ou em lombadas e quebra-molas (ou seja, quando o amortecedor "trabalha"). Eu não consegui ouvir na rua, dirigindo do lado esquerdo. E o barulho só é percebido quando estamos rodando com as janelas abertas. 

Levamos o carro à uma CSS Toyota na Zona Sul aqui do Rio para diagnóstico. Eles ficaram com o carro dois dias na oficina. O mecânico percebeu o assobio quando testamos o carro ao entregá-lo. Dois dias depois, ao retornar para buscar o carro, percebemos que o barulho continuava. Esse assobio ocorre tanto no lado direito (que minha esposa percebeu primeiramente), quanto do lado esquerdo (percebi passando em um sonorizador na CSS apenas com a roda esquerda quando fomos buscar o carro, estando o ambiente em silêncio).

O mecânico e o consultor que nos atenderam disseram que havia um outro problema, uma peça interna de acabamento de para-choque roçando na carroceria, e isso foi reparado. Mas não resolveu o tal do assobio. Insistimos na questão, e eles informaram que esse comportamento é próprio do funcionamento do amortecedor, e que o chefe de oficina verificou a suspensão e não havia nenhum problema, e que o conjunto estava em perfeito funcionamento. Perguntei a eles se o mesmo comportamento ocorreria se saíssemos com outro Etios. O consultor informou que não havia nenhuma unidade do mesmo modelo para fazermos o teste. Saímos contrariados da CSS. Eu já tinha uma queixa anterior sobre barulhos de acabamentos internos, e agora isso.

Minha pergunta é a seguinte: Alguém já percebeu esse "assobio" no funcionamento da suspensão dianteira no uso cotidiano do carro, em lombadas, quebra-molas ou piso de paralelepípedo bem irregular, com as janelas abertas? Eu pesquisei na Internet e não achei nenhuma reclamação nem comentários a este respeito. Tudo o que eu acho são reclamações sobre barulhos do tipo "toc-toc" e batida a seco, mas não é esse tipo de situação com o meu carro.

Obrigado!
Almoxil

Membro Bronze
Membro Bronze

Re: Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão

Mensagem por kervinson em Qui 11 Out 2018, 00:12

Se for o assobio do jeito que eu imagino, é normal, o amortecedor tem mesmo esse som ao comprimir e descomprimir, e vcs apenas não prestaram atenção antes. Frequentemente ao ouvirmos ou lermos alguma coisa, nos atentamos pra algo que não percebiamos antes.
kervinson

Membro Rubi
Membro Rubi

Re: Etios Sedan Platinum 2016/2017 - assobio na suspensão

Mensagem por rodrigoho em Seg 15 Out 2018, 10:33

Esse barulho a meu ver, é como se voce enchesse o balão com bomba, eu até gosto de ouvir, é um barulho agradável. Só ouço-os trabalhando, como voce citou acima, quando o carro estiver em silencio, com janelas abertas e passando em lombadas, quebra-molas e nos pisos irregulares ou remendados. Eu acho isso normal.
Mas quando voce fecha as janelas, e ouve som no carro, esse barulho de amortecedor trabalhando voce já não consegue escutar.

Já essas batidas secas ou "toc-toc-toc", eu sinto tanto desconforto e já levei para concessionária resolver. No início os mecanicos não queriam tirar o amortecedor e insistiram que estavam normal, e eu já dei volta com eles para ouvirem o barulho, até que chamei o gerente para resolver, o gerente mandou tirar amortecedor e fazer o teste na bancada. O curso sobe e desce do amortecedor estava perfeito, e descobriu-se que o embolo quando girava com a chave, estava um pouco irregular e informaram que a garantia não cobre, pois segundo o chefe da oficina, devo ter caído em buracos ou coisa semelhante.
Mas como a garantia não cobre, vou ter q conviver com este tipo de problema até estourar os 2 amortecedores dianteiros e trocá-los por igual.
rodrigoho

Membro Rubi
Membro Rubi

Permissão deste fórum: