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Mensagem por Darci Sex 12 Out 2018, 19:36

Olá pessoal, passando para relatar minha experiência e ver se alguém tem alguma ideia do que pode ter acontecido. Ontem a noite voltava do trabalho, parei em uma rotatória, arranquei e tiver que frear de leve no meio da rotatória, quando pisei no freio ouvi o ABS funcionar e perdi totalmente a frente do carro, minha sorte, por ser noite tinha pouca gente na rua, consegui puxar o carro para a pista novamente e a essa altura do campeonato já não tinha mais ninguém na frente para eu bater.
De início imaginei ter passado em uma mancha de óleo, porém, alguns metros depois ao frear em uma lombada, a mesma coisa, barulho de ABS e perca de direção, parecia que a barra de direção havia se quebrado, carro totalmente sem controle, parei o carro assim que pude e com a ajuda de uma amigo que estava comigo constatamos que não havia problema, pelo menos aparente com a direção, decidi seguir viagem com o alerta ligado em segunda e terceira marcha apenas, freando bem lentamente, assim consegui chegar em casa.
A pastilha de freio estava bem gasta e eu já sabia disto, tanto que já havia comprado a pastilha original na Toyota e estava esperando começar o ruído de aviso da pastilha para trocar. Então comecei a raciocinar, bom a pastilha de um lado deve ter se quebrado, e está freando apenas uma roda. Quando freia uma das rodas apenas, normalmente a outra trava, travando o ABS entrava, só não entendi tamanha perca de controle da direção, principalmente considerando que eu estava em baixa velocidade.
No dia de hoje fui trocar as pastilhas, imaginando que iria encontrar apenas os cacos ou algum outro problema, para minha surpresa, as pastilhas apesar de gastas estavam intactas, o conjunto todo funcionando corretamente, sem travamentos e ainda bem lubrificado no pontos em que a lubrificação se faz necessária.
Troquei as pastilhas, tinha um pouco de fluido de freio em casa que usei para completar, pois tive que abrir o sangrador para voltar o êmbolo do freio. Hoje sendo feriado não dava pra comprar. Testei o carro e aparentemente está normal, rodei bastante em um local ermo próximo à minha casa, freei de todo jeito e tudo bem. Amanhã vou comprar o fluido de freio e fazer a troca pra tirar qualquer possibilidade de recorrência do problema, pois não foi nada agradável, se estivesse em uma velocidade mais alta podia estar no hospital ou no cemitério agora.
O fluido havia sido troca há dois anos na css na última revisão que fiz lá, mais ou menos 10.000km atrás, sem motivos aparentes para ter problemas.
Já vi situações de carro freando apenas uma das rodas da frente, onde arrastava muito a outra roda, mas não perdia a direção, se bem que não eram carros com direção elétrica. Não sei se foi esse o caso, tentei achar alguma informação na internet, mas nada relevante, alguém teria algum conhecimento ou opinião a respeito dessa situação. O Etios é 2013 com 49.600km. Todas as revisões, até 40k na CSS, quando foi trocado o fluido, a última fiz fora e os freios foram apenas inspecionados.
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Mensagem por Diogo Sáb 13 Out 2018, 00:58

Darci, já li na internet outros relatos bem semelhantes de problemas com o ABS, inclusive resultando em acidentes, vou dar uma pesquisada novamente sobre isso, é complicado, eu ficaria com medo do carro até descobrir do que se trata, afinal de contas se falhar no meio de uma curva em velocidade mais alta já era né.
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Mensagem por Sergio Sáb 13 Out 2018, 11:40

Que susto em Darci!!! Me lembro que pouco depois que o hb20 foi lançado um padre morreu no Rio de Janeiro, acho que na entrada de um pedágio de alguma daquelas linhas amarela vermelha sei lá por causa de uma das rodas ter travado e o carro bater na mureta ou cabine de pedágio.
É uma defeito muito grave e difícil de ser identificado por ser intermitente, você desmonta o carro quando está tudo funcionando e obviamente não encontra nada errado.
É difícil ter uma opinião sobre o que poderia ter acontecido como você perguntou, o ABS é projetado para funcionar quando a roda trava por uma condição de pista, por ser escorregadia, molhada ou por ter pisado excessivamente no freio. No seu caso parece que a roda travou por outro motivo um problema mecânico uma vez que você disse que não chovia não tinha óleo no asfalto nem nada que justificasse isso, aí o ABS acionou como você escutou pois o sensor leu a roda parada, mas o ABS não a destravou por causa do problema mecânico.
Com uma roda travada e a outra rodando você vira passageiro mesmo é uma das situações mais perigosas que podem acontecer e o ABS existe para evitar isso.
Cara, o que falei é só um chute, se fosse comigo também não saberia o que fazer, seguiria a sua linha trocando as pastilhas para que o êmbolo da pinça mudasse de posição e lubrificaria o sistema. Mas até ter certeza que está tudo bem fica difícil confiar no freio.
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Mensagem por Darci Sáb 13 Out 2018, 12:49

Bota susto nisso Sergio! Hoje fiz a troca do fluido, apesar de não acreditar que tenha alguma influência, mudei de DOT 3 para 4. Novamente andei com o carro e o freio está em perfeitas condições, apenas um pouco menos eficiente devido às pastilhas serem novas, vai demorar alguns quilometros para elas assentarem perfeitamente. O que o Diogo falou é verdade, tenho freado antes do ponto até retomar a confiança no carro.
Lembrando do histórico do carro, recordei que quando ele tinha aproximadamente 28k, durante descidas muito acentuadas em baixa velocidade, segurando na marcha e no freio ouvia ruído de ABS por uma fração de segundo, por não ter familiaridade com ABS na época cheguei a imaginar que fosse algo na caixa, teoria que depois descartei, acabei trocando o fluido aos 30k aproximadamente e nunca mais aconteceu, na quinta antes da fatalidade tinha percebido a mesma coisa, em uma freada normal a baixa velocidade antes de chegar na rotatória ouvi o barulho e lembrei, como já era algo que tinha visto antes no carro sem que ocorressem maiores problemas, não dei importância, mas deve ter alguma relação, motivo esse de eu ter trocado o fluido também. Agora é monitorar e ver o que acontece. Se eu sumir vocês já sabem o que aconteceu... Laughing Laughing Laughing lol!
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Mensagem por Rodrigo Seg 15 Out 2018, 10:02

Darci, voce não vai sumir, vamos ter fé em Deus que Deus te protegeu e vai continuar te protegendo contra qualquer tipo de acidente. Very Happy
Acredito que deve ser um caso isolado, pois aqui no fórum nunca vi nada igual relatado. Mas é melhor voce tentar descobrir o que causou para ocorrer este tipo de situação e nos contar depois aqui no fórum para precavermos na manutenção ou talvez para reclamação na css e quem sabe, juntos acionarmos a Toyota para fazer recall para todos os Etios.
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Mensagem por VPL Seg 15 Out 2018, 10:26

Darci;

E se você fizesse um scanner do computador do seu Etios? Eu acho que ele pode detectar erros / falhas. Fica gravado lá! De repente aparece alguma coisa...
Confesso que não sei se isso é possível...

abraço!
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Mensagem por Darci Seg 15 Out 2018, 11:46

Pode ter certeza que vou tentar descobrir rodrigoho, adoro esse tipo de desafio, tanto é VPL que ontem já fiz isso que você citou, tenho um ELM 327 em casa e escaneei o Etios com ele, nada, nenhum erro e alguns parâmetros que verifiquei, não verifiquei todos, estavam dentro da normalidade, pois quando comprei esse escaner o carro ainda era recém comprado, fiz leitura de todos os parâmetros e dei um print de todas as telas para pode comparar no futuro caso necessário.
Aparentemente foi problema mecânico já que não acendeu luz de abs ou injeção e não tem erro gravado. Apesar de eu não ter achado nada nas rodas, sobra ainda o cilindro mestre. Aguardemos cenas do próximo capítulo.
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Mensagem por Diogo Seg 15 Out 2018, 12:13

Darci, a luz do ABS nem piscou durante o problema?
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Mensagem por Darci Seg 15 Out 2018, 21:08

Da primeira vez não posso afirmar pois fui pego de surpresa Diogo, quando endireitei o carro olhei e não tinha luz alguma acesa ou piscando. Da segunda foi exatamente o que olhei de imediato, e não tinha nada. Quando sangrei o freio no sábado saiu um pouco de sujeira, coisa mínima mesmo no êmbolo do lado direito, nada que justifique, pois já sangrei freios com muito mais sujeira do que aquela e não apresentava problemas, e era só perto do sangrador, a linha em si estava limpa.
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Mensagem por Diogo Seg 15 Out 2018, 22:44

Bom, pra mim tudo leva a crer em uma falha do próprio módulo do ABS, vou colocar tudo que eu faria se fosse no meu carro, levando em conta a gravidade do problema:

- Sangrar todo o sistema de freio, colocando fluido novo (você já fez)
- Desmontar as pinças dianteiras e mandar trocar os reparos, para ter certeza que não estão travando
- Trocar o módulo do ABS

Se não fosse complicado eu trocaria também os sensores de roda dianteiro, mas no caso do Etios é caríssimo por fazer parte do cubo, e a chance de ser eles é menor.

Eu tentaria achar um carro 2015 ou 2016 em desmanche que esteja em bom estado para retirar essas peças, acho que compensa mais comprar usado do que novo, pois o módulo principalmente é muito barato usado, e é o principal suspeito da falha, além disso são peças que foram feitas para ter uma longa vida útil.
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Mensagem por Darci Ter 16 Out 2018, 11:50

De tudo que você citou só não troquei o módulo do ABS, desmontei as pinças e não estavam travadas, os pinos deslizantes ainda estavam com a graxa branca em perfeitas condições, os êmbolos consegui afastar com a mão sem dificuldade, veja que existe ferramenta para afastar isso porque na maioria das vezes está travado, não foi o caso. Só não troquei os reparos, porque além de não tê-los em mãos não tinha como comprar no feriado e acho que nem a css vai ter a pronta entrega, além de que as borrachas nem ressecadas estavam, todas perfeitas. Cheguei a ver no ML o módulo de ABS, custa  de R$450,00 a R$750,00, talvez em desmanche ache mais barato, não sei quanto sai novo, mas se custasse R$1. 000,00 e eu soubesse que ia resolver, até colocava novo, a primeira coisa que acontece quando ocorre dano em sensor de roda é a luz do ABS acender, pode até ser culpa deles, mas acho meio difícil. Andando com o carro normalmente, freando super bem.
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Mensagem por Diogo Ter 16 Out 2018, 12:00

Pois é, os sensores de roda quando estão com problema logo liga a luz do ABS, por isso acho que não é eles, mas o módulo eu acho que compensa colocar um usado que esteja em bom estado e seja de um carro mais novo que o seu, até 2016 é o mesmo módulo, só mudou nos Etios com painel digital.
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Mensagem por Diogo Ter 16 Out 2018, 12:03

É aquela coisa né, pode ser que você jogue 500 reais fora em um módulo, mas se bater o carro vai pensar que teria sido barato trocar o módulo. kkkkk
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Mensagem por Sergio Qua 17 Out 2018, 00:50

Se a roda travou e o sensor e módulo interpretaram corretamente a situação, tanto que o ABS foi acionado, não entendo a suspeita de que eles estariam com defeito.
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Mensagem por Rodrigo Qua 17 Out 2018, 14:57

Eu também não consigo entender. Darci, quando voce comprou este Etios era usado ou voce comprou novo? Se for usado, terá que verificar o histórico deste carro, interpretar e analisar como era o tratamento do antigo dono com este carro e como ele usava... pois tudo influencia para acontecer este incidente.
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Mensagem por Rodrigo Qua 17 Out 2018, 14:59

Pois se for novo, já leve para css para reclamar e deixe eles resolverem o problema, pois a garantia cobre. Acredito que fica mais fácil resolver quando o carro tem garantia e quando é novo.
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Mensagem por Diogo Qua 17 Out 2018, 15:56

Sergio, a minha teoria é que possa ter um problema nas válvulas do módulo, já que são elas que modulam a força aplicada em cada roda, visto que o carro do Darci não aparenta ter nenhum problema mecânico nas pinças, pastilhas e discos de freio, se esses componentes mecânicos estão bons, só uma falha na atuação do módulo poderia fazer o carro perder completamente a trajetória, pelo menos eu penso assim.

Um dos maiores indícios para mim se que o ABS falhou foi justamente o fato dele ter sido acionado, sentindo a trepidação do pedal, isso só poderia acontecer se o carro estivesse perdendo aderência, mas aconteceu em baixa velocidade, onde o ABS não deveria se fazer necessário.
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Mensagem por Diogo Qua 17 Out 2018, 15:57

rodrigoho, o Etios do Darci é um 2013, então a garantia dele já se foi a muito tempo.
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Mensagem por Darci Qua 17 Out 2018, 19:57

Olá pessoal, rodrigoho, o Etios como o Diogo falou é 2013 e comprei zero, na verdade, meu primeiro carro zero, então imagina como cuidei e cuido até agora, não deixo nada pra depois, mantenho tudo sempre em ordem. 

Sei tudo que aconteceu com o carro, por isso citei acima que com 28k aproximadamente ele começou a fazer o som de ABS entrando, mas era por fração de segundo e era bem intermitente e em determinadas situações, declives muito fortes, então troquei o fluido de freio e nunca mais aconteceu nada, até agora.

 Podia até ser um defeito começando a ser manifestar, mas mesmo naquela época, que ainda estava na garantia, seria extremamente difícil ter detectado, pois era muito intermitente e na situação citada, nunca acendeu luz ou gravou erro. O que me intriga não é nem o ABS ter entrado a baixa velocidade e sim a perca de direção que foi muito grande, pois a função do ABS é justamente evitar a perca de direção

Talvez fosse até hora de trocar de carro, mas não pretendo fazer isso tão cedo, tenho outros planos na vida agora e a cada troca de carro se perde muito dinheiro.
Mas creio que esse é um daqueles momentos em que as coisas começam a dar errado. Hoje pela manhã fui até o canil que fica próximo à garagem, dar comida pro cachorro, quando passo do lado do carro, os vidros da frente abrido e fechando alternadamente, sem qualquer intervenção minha. Não ativei o recurso de baixa dos vidros para fechamento das portas por entender que isso sobrecarrega muito o sistema, mas era justamente isso que o vidro fazia, abria e fechava apenas um pouquinho, não chegava a baixar tudo.
Lá vou eu abrir, desmontar e a primeira ideia resetar o módulo que é um um Tury 4.8, colocado na CSS na época da compra. Ressetei e parou por uma meia hora, depois voltou. Como tinha que sair com o carro, mantive os vidros fechados e desliguei o módulo, agora preciso achar tempo pra abrir o módulo e dar uma olhada.  Por enquanto não dá pra abrir vidro.

Tenho formação técnica em eletrônica e informática, apesar de não ter em mecânica ou outra área, consertar coisas é algo que faço desde muito cedo, desde rádios, TVs, máquinas de lavar, computadores,etc... O carro é só mais uma experiência. Não tem problema, pois são experiências, boas ou ruins é que nos fazem aprender mais.
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Mensagem por ACM Qui 18 Out 2018, 10:34

bom dia, tenho um etios hatch at 16/17 e o mesmo apresentou problemas no controle do alarme por 2 vezes não queria travar o carro, a direção elétrica ao ligar o carro só ficava leve depois de uns 5 segundos e o travamento das portas ficou desregulado, pois o mesmo travava duas vezes o que antes não acontecia, fui em uma loja de baterias e pedi para medir a carga que com o carro desligado estava dando 10 amperes, fiz a substituição da mesma que durou 2 anos e 6 meses e tudo voltou ao normal, por isso verifique como esta sua bateria, pois o etios é um carro que possui muitos componentes e acessórios eletrônicos que dependem da bateria para funcionar bem.
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Mensagem por Darci Qui 18 Out 2018, 19:42

Bateria nova, troquei em junho, mas já descobri o problema do vidro, um a menos. Na verdade foi defeito colocado, fim de semana eu passando um produto para conservar os plásticos, deixei cair um pouco no botão, era tão pouco que não dei atenção, de ontem pra hoje pensando no que podia ter acontecido, lembrei, retirei o botão e o conector estava úmido, sequei e montei de novo e o problema aparentemente desapareceu.
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Mensagem por Darci Sex 19 Out 2018, 18:49

Atualizando informações, talvez tenha descoberto o problema, só uma hipótese, mas parece bem razoável: pneu! Os Bridstone B250 são os originais ainda, 50k. Ainda roda mais uns 10k pelo TWI, só que já passaram dos 5 anos, período que é recomendado a troca dos pneus independente de ter borracha ou não, pois ele perde aderência e fica mais sujeito a danos. Hoje pra variar, garoando parei no semáforo e fui arrancar, o carro ficou patinando sem sair do lugar, sendo que não acelerei tão forte, o Etios tem que dar um pegada maior na hora de sair pra ele não morrer, mas não foi nada demais. Pensei, se patina pra arrancar, arrasta pra parar.

Aqui na região onde moro está chovendo desde o início de setembro, para um pouquinho e depois volta, no dia do acontecido havia chovido, garoado e a pista estava molhada. Isso associado a pneus com menor eficiência, explicaria a ineficiência do ABS. Sem atrito entre pneu e chão ABS não segura, tanto é que não funciona em estrada de chão (salvo ABS específico para essa situação). Bom é só mais uma hipótese, continuemos na busca de uma resposta.
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Mensagem por Adelino Mazuti Seg 22 Out 2018, 09:10

Darci faz sentido ser culpa do pneu como você falou, pois o pneus não tendo aderência no asfalto, ele vai travar as rodas e nisso vai fazer com que o ABS entre em ação.

Mais na sua segunda mensagem aqui neste tópico, vc citou que quando ele tinha 28k rodados, acontecia em descidas, nessa época ainda era esse pneu?
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Mensagem por Diogo Seg 22 Out 2018, 09:17

Darci, um pneu gasto realmente pode ficar sem aderência em algumas situações, eu notava isso muito no Pirelli quando estava mais próximo do fim, mas não explica o fato do carro ficar sem controle, pois o ABS foi feito justamente para evitar que o carro perca o controle se uma das rodas ficar sem aderência.
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Mensagem por Darci Seg 22 Out 2018, 11:17

Olá pessoal!Mazutti, era esse pneu sim, original do Etios, só que naquela época era fração de segundo e a baixíssima velocidade, nunca me deu susto, mas acho que a possibilidade do pneu é a melhor.
Mais ou menos o que esse pessoal está falando aqui:

4x4 Brasil

Pelo jeito é mais uma polêmica, no caso do link eles falam especialmente em off road, mas o raciocínio se aplica para questões de aquaplanagem por exemplo se o carro ficar totalmente sem aderência, não adianta ABS, a roda precisa de atrito para parar, no meu caso era uma rotatória inclinada para um dos lados, ou seja a inércia pode ter ajudado a desgovernar o carro que estava sem aderência devido ao piso molhado.

Analisando depois verifiquei que apesar de ainda estar na casa dos 3mm de borracha nos sulcos principais, aqueles laterais que são bem importantes no escoamento da água já não existiam mais, estavam totalmente lisos.

De toda forma, se for pneu, era! Já coloquei 4 Michelin XM2, 50k já está bom né. Vamos ver o que acontece agora.
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