Últimos assuntos
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.por Gibanetto Ter 26 Mar 2024, 09:00
» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08
» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07
» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16
» Qual carro vc tinha antes do etios?
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 18:55
» Problema rádio Etios 15/16
por Nathaly.sou Sáb 23 Mar 2024, 18:51
» GRUPO do ZAP só de Etios.
por ISAAC DE OLIVEIRA CAVALCA Sáb 23 Mar 2024, 16:37
» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43
» Injeção acesa
por Alexsander Ter 19 Mar 2024, 19:42
» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32
» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19
» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09
» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 08:50
» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23
» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46
» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39
» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15
» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55
» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01
» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19
» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36
» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58
» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39
Comparação Etios 1.5 sedã, mecânico: Motorização antiga x nova
5 participantes
Página 1 de 1
Comparação Etios 1.5 sedã, mecânico: Motorização antiga x nova
Tive um Etios 1.5 sedã, mecânico, comprado zero Km, que foi trocado por outro zero km, mesmas características, em outubro do ano passado (e que agora está com 5.000 km).
Como não achei muita coisa no Google sobre a comparação desses carros, com câmbio mecânico, vou deixar aqui as minhas impressões;
Como vocês devem saber a motorização do Etios foi atualizada em 2017, saiu o motor japonês com câmbio de 5 marchas, e entrou o motor fabricado em S Paulo, com comando de válvulas variável, sem o "tanquinho" de gasolina, e com 6 marchas ! A principal diferença entre esses dois motores, no meu ponto de vista, claro, já está antecipada na ficha técnica que consta nos manuais do carro. Enquanto o torque máximo, força, no motor antigo se manifesta aos 3.000 rpm, no motor fabricado em S Paulo esse torque máximo, embora praticamente o mesmo, só aparece aos 4.000 rpm ! Isso se reflete na prática por um maior uso do câmbio, principalmente no trânsito urbano. Pra quem conhece o Rio de Janeiro, com o carro antigo eu conseguia usar a quinta marcha em grande parte da est. Grajaú-Jacarepaguá. Com o novo, não dá pra usar a quinta, sem forçar muito o motor. Também no consumo urbano, sempre usando álcool, e só com o motorista; com o carro antigo eu fazia 9/9,5 km/l. Com o carro novo, caiu para 7,5/7,8 ! Ou seja, no uso urbano, pelo menos, a motorização piorou !
Alguém pode confirmar, ou contradizer, essas minhas impressões ?
Como não achei muita coisa no Google sobre a comparação desses carros, com câmbio mecânico, vou deixar aqui as minhas impressões;
Como vocês devem saber a motorização do Etios foi atualizada em 2017, saiu o motor japonês com câmbio de 5 marchas, e entrou o motor fabricado em S Paulo, com comando de válvulas variável, sem o "tanquinho" de gasolina, e com 6 marchas ! A principal diferença entre esses dois motores, no meu ponto de vista, claro, já está antecipada na ficha técnica que consta nos manuais do carro. Enquanto o torque máximo, força, no motor antigo se manifesta aos 3.000 rpm, no motor fabricado em S Paulo esse torque máximo, embora praticamente o mesmo, só aparece aos 4.000 rpm ! Isso se reflete na prática por um maior uso do câmbio, principalmente no trânsito urbano. Pra quem conhece o Rio de Janeiro, com o carro antigo eu conseguia usar a quinta marcha em grande parte da est. Grajaú-Jacarepaguá. Com o novo, não dá pra usar a quinta, sem forçar muito o motor. Também no consumo urbano, sempre usando álcool, e só com o motorista; com o carro antigo eu fazia 9/9,5 km/l. Com o carro novo, caiu para 7,5/7,8 ! Ou seja, no uso urbano, pelo menos, a motorização piorou !
Alguém pode confirmar, ou contradizer, essas minhas impressões ?
igorfon
Membro Bronze- Mensagens : 46
Data de inscrição : 12/02/2015
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Comparação Etios 1.5 sedã, mecânico: Motorização antiga x nova
Isso mesmo...senti muito a diferença de “arrancada”...o do anterior (torque a 3000rpm) era muito melhor
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Comparação Etios 1.5 sedã, mecânico: Motorização antiga x nova
igorfon, quanto a potência é isso mesmo, o motor novo é menos elástico que o antigo, parece mais fraco.
Quanto ao consumo, a princípio era para ser melhor, pelo menos o meu é bem econômico, sai de um 1.5 manual (2014) para um 2019 1.3 AT e a piora no consumo não foi tão grande, totalmente justificável pela questão do câmbio.
Quanto ao consumo, a princípio era para ser melhor, pelo menos o meu é bem econômico, sai de um 1.5 manual (2014) para um 2019 1.3 AT e a piora no consumo não foi tão grande, totalmente justificável pela questão do câmbio.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Comparação Etios 1.5 sedã, mecânico: Motorização antiga x nova
Bem, se nossas impressões são corretas, como explicar as alterações feitas no motor ?
Aumentaram a complexidade, e diminuíram a performance...
Aumentaram a complexidade, e diminuíram a performance...
igorfon
Membro Bronze- Mensagens : 46
Data de inscrição : 12/02/2015
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Comparação Etios 1.5 sedã, mecânico: Motorização antiga x nova
Boa observação. Com respeito às vantagens prometidas pelo novo motor estaria um melhor consumo de combustível. Por exemplo, meu sedan manual 2016, pelo menos na tabela do inmetro é menos econômico que meu sedan 2018, que inclusive é automático. Só aí já valeria a troca, porém na prática não está sendo bem assim. Em outro tópico falei sobre isso. Mas já conseguias médias prometidas pelo inmetro. Ou seja, o ganho foi no consumo. Talvez na manutenção. O antigo tinha tucho mecânico e agora é hidraulico. O tucho mecânico me parece que precisa de manutenção e o hidraulico não, alguém sabe dizer se é isso mesmo?
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Comparação Etios 1.5 sedã, mecânico: Motorização antiga x nova
Marketing, só isso, antes a Toyota recebia muitas reclamações por ser um motor "fraco" e "sem tecnologia", lógico que isso não era verdade, mas muitos jornalistas inclusive falavam isso, pois o motor antigo tinha menos cv que o motor dos concorrentes, já o novo motor tem mais potência no papel, mais tecnologia e melhor desempenho no Inmetro, isso vende mais carros.
ric+20, o motor antigo precisa regular as válvulas sim, mas isso precisa ser feito só em uma eventual retífica do motor ou desmontagem.
ric+20, o motor antigo precisa regular as válvulas sim, mas isso precisa ser feito só em uma eventual retífica do motor ou desmontagem.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Comparação Etios 1.5 sedã, mecânico: Motorização antiga x nova
Saudades do AP do meu Voyage...
igorfon
Membro Bronze- Mensagens : 46
Data de inscrição : 12/02/2015
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Comparação Etios 1.5 sedã, mecânico: Motorização antiga x nova
Menos, bem menos...
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Comparação Etios 1.5 sedã, mecânico: Motorização antiga x nova
Concordo...BEEEEEEEEEEMMMMMM menos...
ric+20
Membro Rubi- Mensagens : 758
Data de inscrição : 30/12/2015
Localização : Belo Horizonte - MG
Re: Comparação Etios 1.5 sedã, mecânico: Motorização antiga x nova
Do motor, muito mais elástico. O resto está uns trinta anos atrasado
igorfon
Membro Bronze- Mensagens : 46
Data de inscrição : 12/02/2015
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Comparação Etios 1.5 sedã, mecânico: Motorização antiga x nova
Acompanhando o tópico, interessante a discussão e terem a vivência nos dois modelos.
xandaumgv
Membro Rubi- Mensagens : 645
Data de inscrição : 31/10/2015
Localização : São Paulo - SP
Re: Comparação Etios 1.5 sedã, mecânico: Motorização antiga x nova
A verdade é que brasileiro gosta de se iludir, nesse caso "estamos" sendo iludidos com números,Diogo escreveu:o motor antigo tinha menos cv que o motor dos concorrentes, já o novo motor tem mais potência no papel, mais tecnologia e melhor desempenho no Inmetro, isso vende mais carros.
os meros motoristas normais não necessitam de potencia em altas rotações pois não somos pilotos de corrida, o mais interessante para nós é a maior potencia na rotação mais baixa possível, assim tiramos maior proveito.
kervinson
Membro Rubi- Mensagens : 523
Data de inscrição : 30/05/2017
Localização : Natal - RN
Re: Comparação Etios 1.5 sedã, mecânico: Motorização antiga x nova
Fiquei curioso sobre esse tema, e resolvi pesquisar pra ver se achava algo sobre as diferenças entre os dois motores. Achei esse artigo comentando sobre os dados de torque e potencia do nosso etios antigo (1NR-FBE) , e essa foto comparando dois motores, o 1NR-FE, que é similar ao do etios antigo, só que com VVTi, e com o 1NR-FZE, que parece ser primo do motor novo do etios e do yaris:
Não é lá uma comparação muito justa, tanto pela compressão dos motores serem diferentes, e da gasolina daqui ser diferente da de lá, mas dá pra notar que o VVTi no motor antigo acaba diminuindo o torque em baixa em comparação com o daqui, deve acabar sendo uma questão de favorecer potencia e torque em alta mesmo..
E de acordo com alguns sites na internet, a versão do motor do novo etios ( e do yaris) não é baseada no 1NR-FE, e sim no 1NR-FZE com adaptações para flex fuel, sendo que essa versão possui torque ainda pior em baixas rotações..
Não dá pra tomar como parâmetro 100% essa analise sem testar essas versões no dinamômetro, mas já da pra ter uma noção de que não é só impressão essa falta de torque em baixa dessas novas versões
Não é lá uma comparação muito justa, tanto pela compressão dos motores serem diferentes, e da gasolina daqui ser diferente da de lá, mas dá pra notar que o VVTi no motor antigo acaba diminuindo o torque em baixa em comparação com o daqui, deve acabar sendo uma questão de favorecer potencia e torque em alta mesmo..
E de acordo com alguns sites na internet, a versão do motor do novo etios ( e do yaris) não é baseada no 1NR-FE, e sim no 1NR-FZE com adaptações para flex fuel, sendo que essa versão possui torque ainda pior em baixas rotações..
Não dá pra tomar como parâmetro 100% essa analise sem testar essas versões no dinamômetro, mas já da pra ter uma noção de que não é só impressão essa falta de torque em baixa dessas novas versões
Convidado- Convidado
Re: Comparação Etios 1.5 sedã, mecânico: Motorização antiga x nova
m68kk, realmente seria muito bom ter um gráfico desses feito com os Etios vendidos aqui no Brasil, mas a sensação que dá é essa mesma, ele é mais fraco justamente nas faixas de rotações mais utilizadas, em rotações mais altas fica bom.
Mas por outro lado, acredito que tenha sim ajudado no consumo, acho esse motor novo muito econômico, mesmo com câmbio automático.
Mas por outro lado, acredito que tenha sim ajudado no consumo, acho esse motor novo muito econômico, mesmo com câmbio automático.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Re: Comparação Etios 1.5 sedã, mecânico: Motorização antiga x nova
O primeiro gráfico, mesmo que seja de motores um pouco diferentes, é bastante coerente com a experiência que eu tive com as duas motorizações do Etios. Inclusive, o valor do torque máximo se manifesta na mesma rotação especificada para o motor novo (4000 rpm), e um pouco antes da especificada para o motor antigo (3000 rpm). Omissão injustificável da Toyota em não dar publicidade a esses gráficos.
igorfon
Membro Bronze- Mensagens : 46
Data de inscrição : 12/02/2015
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Comparação Etios 1.5 sedã, mecânico: Motorização antiga x nova
igorfon, nenhuma montadora do mundo divulga essas dados quando acontece uma piora no desempenho, esses gráficos só são mostrados quando é vantajoso para o fabricante.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Tópicos semelhantes
» Consumo do Etios
» Mecanico fala do Etios
» Vendo etios hatch 1.5 xls mecânico 2017
» etios sedan 2017 mecanico xls ou xs qual compensa comprar?
» Etios Sedã 1.5 16V XS Cinza
» Mecanico fala do Etios
» Vendo etios hatch 1.5 xls mecânico 2017
» etios sedan 2017 mecanico xls ou xs qual compensa comprar?
» Etios Sedã 1.5 16V XS Cinza
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos