Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por Gibanetto Ter 26 Mar 2024, 09:00

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 18:55

» Problema rádio Etios 15/16
por Nathaly.sou Sáb 23 Mar 2024, 18:51

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por ISAAC DE OLIVEIRA CAVALCA Sáb 23 Mar 2024, 16:37

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43

» Injeção acesa
por Alexsander Ter 19 Mar 2024, 19:42

» Embreagem baixando e voltando
por Leandro sales Ter 19 Mar 2024, 12:32

» O etios com gnv 5 geração pega gerenciador de avanco?
por Gibanetto Seg 18 Mar 2024, 09:19

» Luz de marcha ré
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 09:09

» Barulho de vazamento ar no freio
por Flávio José Garzeri Seg 18 Mar 2024, 08:50

» Apresentação - Carioca em SP, Etios 2020 Sedan
por ricardoj Dom 17 Mar 2024, 09:23

» Pneu 175/70/14 ou 185/70/14?
por JRomão Qua 13 Mar 2024, 06:46

» Botão para trava/destrava
por Jandir afonso santiago Dom 10 Mar 2024, 12:39

» Etios carro automatico mais barato BR
por aamauri Sáb 09 Mar 2024, 13:15

» GNV no Etios, minha experiência...
por Gibanetto Seg 04 Mar 2024, 10:55

» Direção elétrica pesada
por Gibanetto Dom 03 Mar 2024, 21:01

» Bandeja
por Marco Etios Sáb 02 Mar 2024, 09:19

» Trava e destrava do controle parou de funcionar
por André Luiz de Melo Qua 28 Fev 2024, 13:36

» Como desmontar coluna do cinto?
por sanxes Ter 27 Fev 2024, 12:58

» velas DENSO
por Luiz Fernando Sáb 17 Fev 2024, 19:39


Desgastes dos pneus

+19
Solfieri
Albieri
JacquesBarbosa
jackson luis vageleski
Paulo moderador.
pedro henrique zanini
Miassaca
fernac
Luiz Fernando
pris
Sergio
Darci
daniel schnorr
fabriciodani
girardi
Eduardutra1707
Caio
Alberto Viana
Geso
23 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Desgastes dos pneus

Mensagem por Geso Ter 05 Nov 2013, 23:16

Pessoal,
Como estão os degastes dos pneus do seu Etios?
Geso
Geso

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 26
Data de inscrição : 02/08/2013
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por Alberto Viana Ter 05 Nov 2013, 23:36

O meu como ainda está apenas com 6 meses, ainda estão novinhos.
Alberto Viana
Alberto Viana

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 229
Data de inscrição : 22/07/2013
Idade : 40
Localização : Porto Velho - RO

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por Caio Qua 06 Nov 2013, 00:28

O meu ta tranquilo tambem! Novinho rs
Caio
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 32
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por Eduardutra1707 Qua 06 Nov 2013, 00:34

Os meus estão novos , pois não faz um mes que tenho meu carro rs...
Mas vale resalva: CASO ocorra a manobra paralela ao meio fio e a direção empurre o pneu no meio fio ( a clássica Baliza ) o carro pode desalinhar, e eu aconselho levar para fazer alinhamento, balanceamento e cambagem se notar que a direção não anda reta, ou qualquer alteração no desgaste dos Pneus
Eduardutra1707
Eduardutra1707

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 107
Data de inscrição : 24/10/2013
Idade : 29
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por girardi Qua 06 Nov 2013, 08:02

Moçada, eu vou colocar aro 16 assim que o carro chegar........... Se alguem estiver precisando de 4 pneus com rodas do XS............
avatar
girardi

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 656
Data de inscrição : 27/10/2013
Idade : 44
Localização : Maringá - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por fabriciodani Qua 06 Nov 2013, 13:52

O meu também está bom, depois de pegar o carro adquiri o hábito de calibrar o pneu todos as semanas. Aliás, aproveitando o ensejo, qtas libras vocês colocam no carro de vocês? Dizem que quando o carro está quente é melhor colocar um pouco mais, não sei se é verdade.
fabriciodani
fabriciodani

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 99
Data de inscrição : 27/09/2013
Idade : 42
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por Caio Qua 06 Nov 2013, 14:09

fabriciodani escreveu:O meu também está bom, depois de pegar o carro adquiri o hábito de calibrar o pneu todos as semanas. Aliás, aproveitando o ensejo, qtas libras vocês colocam no carro de vocês? Dizem que quando o carro está quente é melhor colocar um pouco mais, não sei se é verdade.
eu coloco sempre a quantidade que vem indicando em um adesivo na caixa de porta do motorista (perto da fechadura). Creio que seja a calibragem mais correta!
Caio
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 32
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por daniel schnorr Qua 06 Nov 2013, 15:19

Meu Etios está com 4.000km rodados e os pneus ainda estão em ótimo estado, prevendo assim que deva rodar tranquilamente 30.000km com os pneus originais. Meu XLS vem com pneus aro 15" e utilizo a pressão dos pneus recomendada pela Toyota ou seja "32 psi" e roda perfeito tanto no asfalto quanto em estrada de terra!
daniel schnorr
daniel schnorr

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por Geso Qua 06 Nov 2013, 19:16

Fiquei curioso quanto aos desgastes pois vi um Etios Sedan XLS 2012 com 21.000 km rodados e fiquei alarmado com as condições dos pneus, principalmente os trazeiros.

Não sei detalhes sobre a utilização daquele carro, se fez rodozio etc, mas havia um pneu que apresentava desgaste desproporcional na banda de rodagem que estava atrás.

Para quem já tem o Etios com quilometragem acima de 15.000 km, qual a impressão sobre os desgastes e qual a perspectiva de duração?
Geso
Geso

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 26
Data de inscrição : 02/08/2013
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por Darci Qua 06 Nov 2013, 19:44

Não sei se todos os pneus são da mesma marca, mas os do meu são bridgestone, e o treadwear é 200, pneu com treadwear 200 não dura muito tempo, num uso normal (10 a 15000km por ano) acho que vai durar no máximo uns dois anos, pra se ter idéia o treadwear de pneus bons vai até 600 ou mais.

Treadwear é a grandeza utilizada para se medir o quanto um pneu vai durar ou não, outra unidade de medida no pneu dentre as diversas (pesquisem a respeito, ficarão espantados com a quantidade de informação que tem num pneu) é a temperatura ((temperature) todos as indicações estão em inglês)), que vai de AA até C, esta grandeza indica o quão eficiente é o pneu para parar em piso molhado, AA é o melhor depois vem A, B e C, no meu etios é B. Portanto não acho que esses pneus irão muito longe, simplesmente por não serem bons o suficiente para durarem muito tempo.
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por fabriciodani Qua 06 Nov 2013, 22:47

Esse pneus não são o mesmo em todos os etios? O meu é de 14", mas acredito que para esse tamanho os pneus em todos sejam os mesmos.
fabriciodani
fabriciodani

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 99
Data de inscrição : 27/09/2013
Idade : 42
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por Sergio Qui 07 Nov 2013, 00:44

Darci, qual Bridgestone vem? B391? Esse é bem durável, no Honda Fit (é a mesma medida do Etios) coloquei o 3º jogo agora com 140K km. Duraram uns 70k cada jogo. Detalhe: nunca alinhei a direção, só balanceamento. Agora que a direção deu uma desalinhada mas foi porque meu filho tomou uma batida no para-lama esquerdo e penso que talvez tenha pegado na roda também.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1329
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por Darci Qui 07 Nov 2013, 13:21

Olá Sergio, os do meu são Bridgestone B250 aro 14, consegue ver o treadware do seu honda pra gente comparar? Mas tenho quase certeza que é maior que 200. Toda vez que vejo pneu em promoção em supermercados vou direto nessa especificação, até hoje 100% deles são 200, aí vou ver os pneus mais caros e a maioria de 300 ou 400, 600 pra cima são mais para esportivos e até difíceis de achar a não ser em lojas especializadas. De toda forma torço para fosse o mais durável possível, pois seria uma vantagem a mais.
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por Sergio Qui 07 Nov 2013, 23:46

Que pena que o meu veio com Pirelli.... sou fã de Bridgestone. O B391 tem treadware 240, só sobrou um no estepe que em 140k km nunca rodou. Estou usando Dunlop nas 4 agora.

Um pneu bom e barato para a medida do Etios é o Altimax, fabricado pela Continental tem treadware 440 e custa uns R$190, normalmente se acha no Extra em SP (alias falta a cidade no seu perfil).

Esse negócio de treadware é um pouco nebuloso, não sei se dá para fazer uma relação direta entre o número e a durabilidade. Mas eu também sempre olho essa especificação.

O modo de dirigir é crucial para a durabilidade dos pneus. Outra coisa é a qualidade do carro, carros bons não desalinham a direção fácil não. No manual do Fit fala que a menos que se pegue grandes buracos e se perceba desgaste irregular dos pneus para não se mandar alinhar nunca. Foi o que eu fiz.

Espero que o Etios também não dê problemas de desalinhamento, só o tempo dirá.

Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1329
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por girardi Sex 08 Nov 2013, 00:06

O meu civic 05 nunca desalinhou nem 1 mm. O fit da minha mulher tb não
avatar
girardi

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 656
Data de inscrição : 27/10/2013
Idade : 44
Localização : Maringá - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por Darci Sex 08 Nov 2013, 08:50

Bem torçamos para que eu esteja errado e você certo, meu modo de dirigir é bem tranquilo e aliado a isso sempre fiz no meu carro anterior rodízio alinhamento e balançeamento uma vez por ano, tinham Michellin com tread 400, pneus fantásticos, comprei o carro com os pneus, rodei 51000km e vendi com os mesmo pneus que ainda rodavam mais um ou dois anos, (na verdade não poderia rodar pois os pneus venceriam esse ano, e pneu vencido por lei não pode rodar) isso de uso diário em trânsito severo, dentro da cidade no anda e pára. Vou continuar fazendo essa manutenção no etios, treadware de 240 para 200 não é tanta diferença assim, tomara que sejam duráveis também, mas isso só o tempo dirá.

A propósito perfil corrigido, na verdade sou meio arredio em disponibilizar informações pessoais pela internet, não tenho nem facebook, por isso não preenchi completamente o perfil, mas já deu pra ver que o fórum é confiável.
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por Sergio Sex 08 Nov 2013, 12:24

Perguntei qual a cidade pois falei sobre o pneu ser vendido no Extra e não sei se tem na cidade do membro, por isso penso que a informação sobre a localização é importante no fórum. Acredito que isso não traz risco nenhum.

Pois é, pneu Michellin é normalmente muito durável, assim como Bridgstone, por isso que acho essa informação de treadware difícil de avaliar, tenho certeza que não é por ser 200 que vai durar metade do 400.

Balanceamento é importante ser feito mas alinhamento periódico em carros de qualidade, na minha opinião, não só é dispensável como deve ser evitado. Eu só faço se perceber que está desalinhado ou com desgaste de pneu irregular.

O carro vem alinhado de fábrica e se não bateu na guia nem teve nada que desalinhou ele não desalinha do nada então não deve se mexer nisso, mesmo se estiver com 100k km ou 140k como está o meu.

A expressão "levei meu carro para alinhar" deveria ser substituída por "tentei alinhar". A suspensão não é rígida. Pelo contrário é presa em coxins e buchas de borrachas, não tem uma posição fixa então é praticamente impossível ter uma referência de posição precisa. Se o alinhador não for macaco velho, daqueles bem velhacos mesmo nunca vai deixar 100%. Se estiver desalinhado tudo bem pois vai melhorar. Mas num carro que esta alinhado de fábrica não se deve mexer.

Ps. Torço para as css não lerem esta mensagem, elas são loucas para ganhar uma graninha oferecendo alinhamento e balanceamento. hehehehe!!!
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 1329
Data de inscrição : 26/04/2013
Localização : São Paulo - SP

http://www.etiosclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por girardi Sex 08 Nov 2013, 12:39

Alinhar é facil, SE a cambagem e o caster estiverem corretos........
Acerto fino da cambagem é muito dificil. Sempre melhora, mas uma vez que sai, quase nuncca fica perfeito novamente.

Já tive pneuss de treadwear 180 ( yokohama A10 que vieram no Lancer GT). Não duraram nem 15 000km. Porém era um pneu fantástico em pistas ( andei com eles no autódromo da mitsubishi em mogi guaçú). e era terrível em asfaltos ruins do nosso brazilzão!
avatar
girardi

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 656
Data de inscrição : 27/10/2013
Idade : 44
Localização : Maringá - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por Darci Sex 08 Nov 2013, 12:49

Por aqui tem extra, quanto ao alinhamento fazia mais por desencargo de consciência mas entendo o que quer dizer, já aconteceu de fazer alinhamento e o volante ficar torto quando se está em linha reta, outra vez estava acompanhando o cara fazer o alinhamento e percebi que ele estava "enrolando", fazendo de conta que estava fazendo alguma coisa, já imaginei que o carro estava alinhado e não tinha o que fazer, como o dinheiro que eu tinha era meio a conta de pagar o serviço e eu ia fica sem grana, fui num caixa eletrônico próximo pegar mais dinheiro, cerca de 2 minutos, quando voltei o carro já estava estacionado longe da rampa de alinhamento, o cara não fez absolutamente nada, só esperou eu sair de perto e já tirou o carro da rampa.

Outra situação, fazendo balanceamento o cara conseguiu com a pneumática colocar a porca encavalada no prisioneiro e acabou com a rosca, só fui ver dias depois quando fui mexer no carro, acho que o grande problema de manutenção automotiva é encontrar profissionais competentes e honestos, mesmo em concessionárias, e espero que essa parte elas leiam...rsrsr.
É Girardi, o negócio é meio complicado mesmo, deêm uma olhada nessa reportagem de 4 rodas:

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_144159.shtml

Aqui eles testam diversas marcas de pneus com acompanhamento dos engenheiros das fábricas e a conclusão é que pneu é um cobertor curto se uma coisa fica boa a outra fica ruim.
Darci
Darci

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty calibragem pneus

Mensagem por pris Sáb 21 Dez 2013, 20:26

Qual a calibragem dos pneus do Hatch aro 14?
pris
pris

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/12/2013
Localização : teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por Caio Sáb 21 Dez 2013, 21:21

Olá pris, 32 na frente e atrás. De qualquer forma olha na caixa de porta do lado do motorista que la tem um adesivo (pelo menos no meu tem) que mostra a pressão correta a colocar no pneu.
Caio
Caio

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 733
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 32
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por Luiz Fernando Sáb 21 Dez 2013, 23:49

E vcs colocam 32, ou mais ?????



Luiz Fernando
Luiz Fernando

Moderador
Moderador

Mensagens : 2425
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por fernac Dom 22 Dez 2013, 12:12

treadwear, equivale ao grau de dureza do pneu, quanto maior, mais duro o pneu é, e quanto mais baixo mais macio. Ou seja o macio tende a roda melhor em pista "tapete", com um desgaste menor em asfalto com menor abrasividade, o que não é o caso do asfalto do Brasil.
Lógico que ajuda e muito "manter" o carro alinhado, para não forçar a suspensão e os pneus.

O Pneu que veio em meu carro é o Bridgestone B250, estou chegando em 20.000 e ainda provavelmente rodarei no mínimo outros 20, se não tiver nenhum contratempo pelo caminho.
fernac
fernac

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 28
Data de inscrição : 25/09/2013
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por Miassaca Sáb 25 Jan 2014, 14:55

Prezados colegas,

Fui calibrar os pneus do meu Etios Sedan XLS, cujas rodas são aro 15, e já fazia uns 20 dias desde que comprei e fui viajar, até então não havia calibrado, estava como veio de fábrica.
Ao consultar o manual, o mesmo indica que deve ser de 32 psi, no entanto, quando fui calibrar tomei um susto, três pneus estavam com 35 psi e um com 36.
Achei estranho a calibragem que estava do jeito que tinha vindo da fábrica, mas mesmo assim calibrei conforme o manual, 32 psi nos quatro pneus.
Aconteceu com alguém isso?
32 PSI é o mais indicado mesmo?
Miassaca
Miassaca

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/12/2013
Idade : 43
Localização : Bauru - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por Convidado Sáb 25 Jan 2014, 22:35

Miassaca, quando vc calibrou os pneus vc estava com eles frios ou já estava rodando a algum tempo?
É que o ideal é calibrá-los o mais frio possível.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Desgastes dos pneus Empty Re: Desgastes dos pneus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos