Últimos assuntos
» seguro Etios preço subiupor Mlobo Hoje à(s) 02:10
» Injeção acesa
por Mlobo Hoje à(s) 02:07
» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Mlobo Hoje à(s) 02:01
» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Ontem à(s) 23:14
» Como instalar bieleta reforçada axios ou trw
por Emerson Warne Ontem à(s) 23:12
» defeito bieleta etios
por Mlobo Ontem à(s) 13:06
» Motor de partida
por Mlobo Ontem à(s) 12:48
» Estou em processo de silenciar meu Etios
por Mlobo Ontem à(s) 12:45
» Trava da Porta do Motorista
por gustavomessias Seg 06 maio 2024, 11:56
» Peça etios 2016
por geambarros Seg 06 maio 2024, 09:42
» Direção do Etios sem estabilidade
por Godoy Sex 03 maio 2024, 13:14
» Cinta air bag
por Miassaca Qui 02 maio 2024, 09:57
» Trocar Botões do Volante
por vilmar Sáb 27 Abr 2024, 22:07
» Formatei o ssd da multimidia
por Emerson Warne Sáb 27 Abr 2024, 15:18
» Central Wings Play
por luccasfigueira Qui 18 Abr 2024, 22:04
» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Qui 18 Abr 2024, 16:25
» GR Etios
por Luiz Fernando Qui 18 Abr 2024, 00:09
» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03
» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48
» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47
» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38
» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55
» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52
Amaciamento do Toyota Novo
+18
paulluis
rafaeldias
iepn
Leandro Morais
opm
kochtiago
mauricio de paula
Sir Camelot
vinicius melo
Danzyrd
Urubaldo
EduFrazao
Paulo moderador.
Sai_Fora_Abra...
ggvix
MMarques1964
Luiz Fernando
Alcione Arantes Barbosa
22 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Amaciamento do Toyota Novo
Acho que se deve evitar altas rotações com o motor frio, isso pode trazer problemas mais adiante. Fora isso, usar o carro normalmente no primeiros kms, sem ficar na paranoia de controlar rotações. O meu tá chegando nos 600km, e já foi pra estrada, que é o melhor lugar pra amaciar.
Sir Camelot
Membro Prata- Mensagens : 87
Data de inscrição : 26/05/2015
Idade : 46
Localização : Recife - PE
Re: Amaciamento do Toyota Novo
Acho que se deve evitar altas rotações com o motor frio, isso pode trazer problemas mais adiante. Fora isso, usar o carro normalmente no primeiros kms, sem ficar na paranoia de controlar rotações. O meu tá chegando nos 600km, e já foi pra estrada, que é o melhor lugar pra amaciar.
tens toda razão Camelot!
tens toda razão Camelot!
Sai_Fora_Abra...
Membro Prata- Mensagens : 71
Data de inscrição : 11/01/2015
Localização : Serra - ES
Re: Amaciamento do Toyota Novo
eu acho correto seguir o manual, embora que na minha humilde opinião não seja uma regra absoluta, sempre tem um pouco de fundamento, mas não sei o "porque" do comentário do colega acima, tenho três curso superior e sempre achei que não devemos levar a férro e fogo aquilo que nos é passado, e devemos sempro ao lermos um comentário, usarmos de uma interpretação inteligente pra não cairmos no rídiculo de sermos tachado de intolerante.
PARABÉNS PELA AQUISIÇÃO, CURTA MUITO SEU CARRO
PARABÉNS PELA AQUISIÇÃO, CURTA MUITO SEU CARRO
mauricio de paula
Membro Prata- Mensagens : 79
Data de inscrição : 24/12/2014
Idade : 57
Localização : Cornélio Procópio - PR
Re: Amaciamento do Toyota Novo
Minha Opinião é a seguinte, e fiz no meu também.. Etios sedan XLS 2017, peguei 0km e sentei o laço nele.. os primeiros 800km fiz apertando o motor, e sinto o carro muito mais solto...a 6a marcha agora começa a valer a pena...antes apanhava... o carro esta na garantia, então se tiver que da problema que seja agora... mas sinto ele muito mais esperto agora...
kochtiago
Membro Novato- Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/10/2016
Idade : 34
Localização : Chapecó - SC
Re: Amaciamento do Toyota Novo
O interessante é que essas restrições se aplicam de forma bem diferente aos carros automáticos, ainda que o manual não faça distinção aos dois casos. Não temos muito controle nos automáticos das rotações, por exemplo. E em uma subida íngreme o carro pode entrar em uma marcha mais baixa e subir bastante de giro. Mas com as melhorias na construção dos motores, cada vez fica menos restritivo o uso durante o período de amaciamento. O que realmente pega é o freio. Até as pastilhas assentarem ele vai ser menos eficiente, e fazer ruídos mais intensos também.
opm
Membro Novato- Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/09/2016
Localização : São Paulo - SP
Re: Amaciamento do Toyota Novo
A questão é que você vai encontrar orientações e histórias de sucesso para ambos os lados, é normal!
Eu também optei em seguir as orientações do manual e o resultado foi de sucesso, também!
Aaaah! Uma experiência que tive:
Eu sou proprietário de um Etios X (1.3) 2015 e, como muitos devem ter feito, fui curiar o modelo novo com o câmbio de 6 marchas.. Rapaaaaaz, o meu tá muuuuuuuito mais esperto! Cheguei em casa, abracei meu carro e disse: CALMA FILHO, PAPAI NÃO VAI TE TROCAR! HAHAHAHAHAHAHAHA
Alguém sentiu isso também?
Eu também optei em seguir as orientações do manual e o resultado foi de sucesso, também!
Aaaah! Uma experiência que tive:
Eu sou proprietário de um Etios X (1.3) 2015 e, como muitos devem ter feito, fui curiar o modelo novo com o câmbio de 6 marchas.. Rapaaaaaz, o meu tá muuuuuuuito mais esperto! Cheguei em casa, abracei meu carro e disse: CALMA FILHO, PAPAI NÃO VAI TE TROCAR! HAHAHAHAHAHAHAHA
Alguém sentiu isso também?
Leandro Morais
Membro Prata- Mensagens : 67
Data de inscrição : 16/04/2015
Idade : 35
Localização : Brasília - DF
Re: Amaciamento do Toyota Novo
KKKKK, rindo até agora Leandro !!!!
"Cheguei em casa, abracei meu carro e disse: CALMA FILHO, PAPAI NÃO VAI TE TROCAR! HAHAHAHAHAHAHAHA"
"Cheguei em casa, abracei meu carro e disse: CALMA FILHO, PAPAI NÃO VAI TE TROCAR! HAHAHAHAHAHAHAHA"
Luiz Fernando
Moderador- Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP
Re: Amaciamento do Toyota Novo
O que percebi e beeeeeeeeemmmm nítido foi o silencio da suspensão do novo Etios 2017. Acho que os coxins hidráulicos estão fazendo a diferença, não se escuta as batidas secas quando se passa em buracos, digamos que teve uma melhora de 134% em relação aos anteriores, rsrsrsrs
Luiz Fernando
Moderador- Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP
Re: Amaciamento do Toyota Novo
Não sei se ocorreram alterações na suspensão do Etios 2016/17, mas tenho a impressão que a suspensão dele é muito boa.
Todo dia, rodo por alguns trechos com asfalto bem ruim, desgastado pelo tempo.
Comparando com a suspensão do Sentra, Fit e Civic, a do Etios é muito melhor, absorvendo muito bem os buracos e ondulações sem comprometer o conforto.
Espero que ela seja resistente e durável porque às vezes, acabo abusando da velocidade por não sentir tanto as irregularidade do asfalto.
Todo dia, rodo por alguns trechos com asfalto bem ruim, desgastado pelo tempo.
Comparando com a suspensão do Sentra, Fit e Civic, a do Etios é muito melhor, absorvendo muito bem os buracos e ondulações sem comprometer o conforto.
Espero que ela seja resistente e durável porque às vezes, acabo abusando da velocidade por não sentir tanto as irregularidade do asfalto.
Convidado- Convidado
Re: Amaciamento do Toyota Novo
A suspensão foi recalibrada e foi trocado os tradicionais coxins dos amortecedores dianteiros por hidráulicos. Só quem teve o anterior e agora tem o 2017 percebe essa diferença.
Luiz Fernando
Moderador- Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP
Re: Amaciamento do Toyota Novo
Comprei meu 1.5 XS HT
Não chegou ainda.
Antes do meu atual (onix), peguei um GOL G6 1.0... A Volks pedia 2mil Km.... A Toyota pede 1600.
Resumido, como na época era o único condutor. Segui a Risca. Não passava de 80KM.
Resultado, todo mundo ficava de cara que era 1.0......
SE eu tivesse arregaçado ele desde o início, ele ia ficar tão bom? Ia quebrar? Bom... Não sei.... Vendi o carro com 10mil km.
SE não fosse necessário esse "amaciamento", explique-me "QUAL MOTIVO A TOYOTA IA COLOCAR ISSO NO MANUAL?" Apenas para acrescer algumas linhas no manual?
Nós sabemos que os Toyotas são "indestrutíveis"..... E apesar da qualidade, PQ ela exige isso?
Bom, como o carro é de cada um... EU sempre segui, e vou seguir no meu ETIOS. Até pq, fico com carro por 4 anos.
Não chegou ainda.
Antes do meu atual (onix), peguei um GOL G6 1.0... A Volks pedia 2mil Km.... A Toyota pede 1600.
Resumido, como na época era o único condutor. Segui a Risca. Não passava de 80KM.
Resultado, todo mundo ficava de cara que era 1.0......
SE eu tivesse arregaçado ele desde o início, ele ia ficar tão bom? Ia quebrar? Bom... Não sei.... Vendi o carro com 10mil km.
SE não fosse necessário esse "amaciamento", explique-me "QUAL MOTIVO A TOYOTA IA COLOCAR ISSO NO MANUAL?" Apenas para acrescer algumas linhas no manual?
Nós sabemos que os Toyotas são "indestrutíveis"..... E apesar da qualidade, PQ ela exige isso?
Bom, como o carro é de cada um... EU sempre segui, e vou seguir no meu ETIOS. Até pq, fico com carro por 4 anos.
Re: Amaciamento do Toyota Novo
iepn, também penso assim, o meu X HB está com 1.500km, então, logo logo poderei abusar mais do motor, giros mais altos e tal.
rafaeldias
Membro Ouro- Mensagens : 156
Data de inscrição : 09/11/2016
Localização : Palhoça - SC
Re: Amaciamento do Toyota Novo
Meu carro anterior era um Siena 1.0 2009, quando estava com 500Km fui para o litoral norte (Rio-Santos), quatro pessoas mais bagagem, andando nos limites máximos de velocidade da estrada, fora as subidas íngremes da serra entre Boiçucanga e Maresias por exemplo, no começo fiquei meio receoso, mas depois de alguns meses percebi que foi a melhor coisa que podia ter acontecido, o carro andava como se fosse 1.4, ficou comigo até os 65 mil Km, quando foi roubado...
O Etios sedan de agora fez o mesmo percurso, mas com cerca de 1500Km, está muito bem e pelo visto vai longe.
Abs!
O Etios sedan de agora fez o mesmo percurso, mas com cerca de 1500Km, está muito bem e pelo visto vai longe.
Abs!
paulluis
Membro Prata- Mensagens : 70
Data de inscrição : 30/09/2015
Localização : São Paulo - SP
Re: Amaciamento do Toyota Novo
Bom. Meu carro hoje tem 380km.
Estou seguindo a risca. A Toyota respondeu meu email sobre "Alta Velocidade", resumidamente, evitar RPM acima de 3500
Estou seguindo a risca. A Toyota respondeu meu email sobre "Alta Velocidade", resumidamente, evitar RPM acima de 3500
Re: Amaciamento do Toyota Novo
E custava inserir esse dado (3.500 RPM) no manual? Dá a impressão de bancar a cintura de gesso para não se comprometer.
O meu completou 3 semanas e 1500km, basicamente sem passar de 3.000 RPM, mesmo nas reduções do AT4 para compensar a velocidade nas subidas.
O meu completou 3 semanas e 1500km, basicamente sem passar de 3.000 RPM, mesmo nas reduções do AT4 para compensar a velocidade nas subidas.
Convidado- Convidado
Re: Amaciamento do Toyota Novo
O meu é. Manual. Eu basicamente passo com 2000rpm.
Comando. Variável é top
Comando. Variável é top
Re: Amaciamento do Toyota Novo
Para por mais lenha na fogueira.
Amaciamento de carro novo não se restringe apenas ao motor.
Com os avanços dos métodos de construtivos (inclusive usinagens), o amaciamento dos motores podem continuar sendo recomendados, mas existem componentes em que os cuidados com o amaciamento podem ser ainda mais recomendados.
Por exemplo: recomenda-se evitar freadas bruscas e saídas bruscas nos primeiros quilômetros para que as pastilhas de freios e os discos de embreagem fiquem perfeitamente ajustados/assentados para evitar desgastes prematuros, trepidações, etc. É a mesma preocupação quando essas peças são trocadas em carros usados.
No caso de pastilhas de freios e discos de embreagem, não é necessário aguardar alcançar milhares de quilômetros pensando no amaciamento. Se for no trânsito urbano (com muito para-anda), bastam alguns quilômetros, tipo 50 km ou até menos.
Amaciamento de carro novo não se restringe apenas ao motor.
Com os avanços dos métodos de construtivos (inclusive usinagens), o amaciamento dos motores podem continuar sendo recomendados, mas existem componentes em que os cuidados com o amaciamento podem ser ainda mais recomendados.
Por exemplo: recomenda-se evitar freadas bruscas e saídas bruscas nos primeiros quilômetros para que as pastilhas de freios e os discos de embreagem fiquem perfeitamente ajustados/assentados para evitar desgastes prematuros, trepidações, etc. É a mesma preocupação quando essas peças são trocadas em carros usados.
No caso de pastilhas de freios e discos de embreagem, não é necessário aguardar alcançar milhares de quilômetros pensando no amaciamento. Se for no trânsito urbano (com muito para-anda), bastam alguns quilômetros, tipo 50 km ou até menos.
Convidado- Convidado
Re: Amaciamento do Toyota Novo
Perdão por ressucitar este tópico, mas eu resolvi falar o que acho sobre. Bem, pra mim o que se encontra no manual do proprietário é sempre bom seguir. Mas a questão é: precisa realmente seguir à risca?
Ao meu ver, o que vem no manual, em se tratando dessa questão de amaciamento de motor, é mais um norte para os usuários para poderem se basear, do que propriamente uma ''norma'' a qual, se não for seguida estritamente como está escrita, irá causar sérios problemas e tal...
Na minha opinião, o que se precisa é ter bom senso e que o sucesso ou fracasso dependerá de muitos outros fatores além da própria conduta do proprietário com o carro. Fora que, como sempre gosto de parafrasear: ''cada caRRo é um caRRo'', não existem dois carros com comportamentos e sintomas idênticos. No caso do amaciamento, acredito que se baseando pelos 1,600 Km como uma espécie de ''prazo'' para uma condução mais cautelosa e, mantendo giros, velocidade e pisadas em freio com uma margem de segurança próximo daquilo estipulado, já será de grande valia.
Ao meu ver, o que vem no manual, em se tratando dessa questão de amaciamento de motor, é mais um norte para os usuários para poderem se basear, do que propriamente uma ''norma'' a qual, se não for seguida estritamente como está escrita, irá causar sérios problemas e tal...
Na minha opinião, o que se precisa é ter bom senso e que o sucesso ou fracasso dependerá de muitos outros fatores além da própria conduta do proprietário com o carro. Fora que, como sempre gosto de parafrasear: ''cada caRRo é um caRRo'', não existem dois carros com comportamentos e sintomas idênticos. No caso do amaciamento, acredito que se baseando pelos 1,600 Km como uma espécie de ''prazo'' para uma condução mais cautelosa e, mantendo giros, velocidade e pisadas em freio com uma margem de segurança próximo daquilo estipulado, já será de grande valia.
VF_GOMES
Membro Rubi- Mensagens : 235
Data de inscrição : 19/09/2017
Localização : Natal - RN
Re: Amaciamento do Toyota Novo
Isso mesmo: Bom Senso, só isso já é suficiente para o motor do carro durar muito !!!!
Luiz Fernando
Moderador- Mensagens : 2427
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Santos - SP
Re: Amaciamento do Toyota Novo
Exato...
Eventualmente "ultrapassar algum limite" em determinada situação, não e problema...
Ate pra não comprometer a propria segurança, conforme o caso...
O carro sempre aguenta situações "extras", desde que não constantes, nem tão extremas que possam ocasionar "sequelas" no futuro...
Eventualmente "ultrapassar algum limite" em determinada situação, não e problema...
Ate pra não comprometer a propria segurança, conforme o caso...
O carro sempre aguenta situações "extras", desde que não constantes, nem tão extremas que possam ocasionar "sequelas" no futuro...
cmarques
Membro Rubi- Mensagens : 795
Data de inscrição : 29/01/2014
Localização : RJ
Re: Amaciamento do Toyota Novo
Concordo. O bom senso prevalece, mas dá perfeitamente para seguir as recomendações do manual. São medidas simples e que se resumem em uma direção cautelosa, sem exagero nos primeiros km. Não tem nada impeditivo escrito lá.
Luis Carlos K
Membro Prata- Mensagens : 66
Data de inscrição : 01/11/2016
Localização : Mato Grosso
Re: Amaciamento do Toyota Novo
Bom, eu não tive nenhum cuidado em especial, inclusive dei umas puxadas para sentir o caro já no primeiro dia, tem muita coisa que eles colocam no manual mais para proteger a montadora em caso de algum problema, mas para quem quiser cuidar do "amaciamento" é só evitar rotações muito altas, a cima de 4mil rpm por exemplo.
Diogo
Membro Rubi- Mensagens : 1622
Data de inscrição : 30/05/2014
Localização : Lajeado - RS
Página 2 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» novo toyota etios chega em 2015
» Toyota lança novo Century no Japão
» Novo proprietário do Toyota Etios XS 1.5 - Cinza Jazz
» Novo no grupo. Toyota Etios Sedan 1.5 XS AT 2017/2018
» Vendo Som Automotivo Original Toyota Etios Com Bluetooth - NOVO R$ 450,00
» Toyota lança novo Century no Japão
» Novo proprietário do Toyota Etios XS 1.5 - Cinza Jazz
» Novo no grupo. Toyota Etios Sedan 1.5 XS AT 2017/2018
» Vendo Som Automotivo Original Toyota Etios Com Bluetooth - NOVO R$ 450,00
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|