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Mensagem por EstebanDF Sáb 23 Dez 2017, 01:12

Boa Noite Pessoal
Queria comentar sobre a decepção que tive ao comprar o etios com o câmbio automático, e perguntar se vocês sentem o mesmo.
Primeiramente amo o Etios, possuo um etios X 2014, e me atende perfeitamente, super espaçoso, super confortável para dirigir, e econômico. Faço 11.5km/l de alcool na cidade, quase sem ar claro, ehhe.
Tinha um corolla 2008 se-g, e decidi troca-lo pelo novo etios sedan 2018 automático. Mas me decepcionei muito com o câmbio. O corolla tinha trocas imperceptíveis, muito macio o funcionamento do motor. Já o etios desde o primeiro dia estranhei os trancos que dava em todas as trocas, trancos suaves mas perceptíveis. Esperei o tempo de amaciamento para ver se melhorava, mas não foi o caso. O carro ja tem 7500Km. Gostaria que a Toyota lesse este tópico para assim melhorar o funcionamento do câmbio, ja que, se trata da "mesma" caixa do corolla. 
Os trancos começam logo pela manhã, quando o oleo do câmbio se encontra frio. Da primeira para a segunda, a velocidade minima de troca de marcha é 17Km/h, o giro cai bruscamente de 1900-1300, aprox. No caso do corolla a troca acontecia na mesma velocidade mas o giro caia para 1700, acredito que foram mudanças no conversor de torque que o fizeram mais eficiente, só que menos confortável pois o casamento entre motor e câmbio fica menos elástico.
Logo vêm o segundo tranco para a terceira marcha que só ocorre aos 36km/l, novamente o giro do motor em cai de 1900 para 1300, mas o mais chato é que as vezes estou num declinio leve, apenas encostando no acelerador, então você precisa pisar mais para o motor atingir os 36km/h. E se sente mais um tranco. Com o andar do carro, o oleo da transmissão atinge a temperatura de trabalho e a central começa a aplicar a Lock-UP na segunda marcha, o que piora o tranco, pois pra passar para a terceira marcha a rotação cai de 1900 pra 1100. No caso do corolla a 3º entrava com 30km/h a rotação estava em 1600 e caia para 1400. E por fim vêm a 4º marcha que só entra a 57km/h, difícil de usa-la na cidade, e também da o tranco, a rotação caindo de 1900 para 1100, nem carro manual se percebe a troca para a ultima marcha. No caso do corolla entrava a 41km/h, a rotação caia apenas 100-200, a lock-up do corolla só entrava acima de 70Km/h.
Entendo que a Toyota trabalhou no câmbio para deixa-lo mais eficiente e econômico, mas o câmbio automático, acima de tudo deveria ser confortável. E o ganho nem é tão expressivo em economia, já que o corolla fazia 11.5km/l de gasolina na cidade, e o etios vêm fazendo 12.5km/l.
A pior situação é em lombadas normais, que costumo passar a mais ou menos 20km/h, quando vou sair da lombada o carro joga a primeira marcha (tranco) o giro vai pra 2000, o carro não ganha velocidade, e 1 segundo depois ele volta a jogar a segunda (tranco), o corolla também tinha esse comportamento de jogar a primeira marcha desnecessariamente, mas eu colocava a seletora na posição 2 e ele segurava a 2º marcha para sair suavemente das lombadas, no caso do etios, a posição da alavanca não altera o funcionamento.
E para finalizar, o freio motor. Usando corretamente a seletora do corolla você tinha freio motor(corte de combustível acima de 1500rpm) em todas as marchas, então dependendo do declive acentuado e velocidade você tinha um bom aproveitamento. Lembro de ter decido a serra da rodovia tamoios quase sem usar o freio, com 5 passageiros, apenas alternando entre a 3º e a 2º marcha entre 30-50km/h. Já o etios só usa o freio motor na 3º marcha com a lock-up aplicada.
Enfim, acho que deixei bem claro e os donos de etios automáticos vão prestar mais atenção exigir que a Toyota ofereça um produto bem feito. Quem sabe colocando um câmbio CVT, que deveria ter sido posto desde o princípio. Iria deixar o carro mais econômico, extremamente confortável e com melhor desempenho, Qual será o motivo de não terem colocado a CVT? Já que ela é uma caixa mais "simples". Quem desmontou sabe.
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Mensagem por xandaumgv Sáb 23 Dez 2017, 08:27

Pelo que andei lendo a suavidade das trocas não é unanimidade, alguns dizem sentir, outros dizem que não sentem nada, talvez seja um ajuste fino ou pior não tem ajuste e é margem na especificação mesmo. Assim como o Corolla não é unanimidade a suavidade na troca de marchas, utilizava as vezes a de uma amiga e percebia bem essa troca e até indecisão em qual marcha se manter. Apesar de ser a mesma caixa os motores não são os mesmos, ficando difícil pedir elasticidade ao comparar o 1.8(ou 2.0) com o 1.5. Quanto ao cvt veremos a princípio no yaris, concordo no conforto, mas em relação ao desempenho e consumo tenho minhas dúvidas.
Aliás falando em dúvida, tenho uma...  a redução só funciona na 3a mesmo? O freio motor? Ou era pq a velocidade estava mais alta impossibilitando a redução?
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Mensagem por wagner coelho Sáb 23 Dez 2017, 13:05

Estranho o comportamento que o amigo descreve. Eu tenho um sedan X 2018, e está agora com 11000 km e só possível se identificar a passagem de 1 pra 2, ainda que muito sutil. Daí pra frente eu nunca sei que marcha o carro está de tão suave que o cambio é. Ele reduz para 2 e L em declives, basta o giro do motor estar dentro da faixa admissível de rotação. O único momento de tranco é quando se acelera abruptamente, como numa ultrapassagem. A manha pra dirigir qualquer carro automático é acelerar o minimo possível, tirando o pé do acelerador toda vez que o giro sobe demais. Leve seu etios numa css e veja se está tudo OK.
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Mensagem por rodrigoal Sáb 23 Dez 2017, 14:06

Tanto em corolla AT4 como em Etios AT4 as mudanças são fáceis de perceber. Mas não creio que seja algo a incomodar e isso é normal em carro AT (principalmente quando entra em conflito com o modo de dirigir e o carro carece de relações). Deve se salientar que há vários fatores para essa percepção:
- relação de marcha
- peso do volante
- até o peso do carro
- faixa de rotação
- posição do pé no acelerador
- outros.

Mas creio que sua maior percepção seja devida a dois fatores no Etios:
- Cãmbio AT4 (sim, quanto menos marchas, maiores os "gaps" entre marchas
- Motor mais fraco e carro leve, qualquer mudança de velocidade é mais fácil de perceber.

E lembre-se que você veio de um carro com mais torque e potência, ou seja, não precisava "manjar" o pedal pro carro andar como no Etios.

No mais, estou satisfeito com o câmbio (e aqui em casa temos AT9, imotion, MT e AT4). Queria que o Etios tivesse mais marchas, porém entendo a economia (corte de custo) da toyota.
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Mensagem por EstebanDF Seg 25 Dez 2017, 15:15

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o freio motor (corte de combustível) só entra na terceira marcha, e acima de 30km/h. é bem perceptível o freio motor e quando se está desacelerando, ao atingir 29km/h o carro ¨solta¨, mesmo colocando nas posições 2 ou L é só ver no medidor de consumo instantâneo que não há corte de combustível. 
outra situação estranha, é usando o piloto automático. quando a pista entra em um declive você vê que a rotação do motor que estava a 2100rom, de repente cai para 1200, e depois volta pra 2100. isso não acontece quando você solta o acelerador dirigindo sem o piloto. Mas com o piloto ele tem esse "bug" e se o declive é acentuado e o freio motor da 4º marcha não é suficiente, a central reduz para a 3º marcha mas ela não aciona o freio motor, você vê no medidor instantâneo que o costumo está beirando os 25km/l, e você sente que o carro não está segurando, ele está embalando, sendo assim a necessidade de pisar no freio. Por isso em estradas que tem aclives e declives fortes eu não uso o piloto, não gosto que em qualquer subida o carro tenha que reduzir pra manter a velocidade, prefiro dosar o pé e perder um pouco de velocidade, assim não há redução.
A minha crítica é, parece que os engenheiros reprogramaram a central do câmbio às presas para poder lançar no mercado e não testaram o produto devidamente, seria muito melhor eles terem mantido as características do câmbio anterior, "burro", do que esse câmbio que tenta ser inteligente mas acaba se embananando e sendo desconfortável.
E sim o câmbio CVT é o melhor tipo de câmbio, depois dele só carro elétrico. Só pegar os números do corolla, o consumo chega a ser menor que o câmbio manual, e a aceleração praticamente igual. O único problema do câmbio CVT é que ele não aguenta esforços contínuos, por isso as montadoras de SUV, motores diesel e motores potentes, preferem aumentar as marchas do câmbio convencional do que colocar um CVT. 
O que traciona o câmbio é o óleo que faz o atrito entre a correia e as polias, mas o óleo tem um limite de tração onde acima disso começa a patinar, e isso gera calor. Tem um monte de videos no youtube com carros CVT que a pessoa está andando e o câmbio faz um zumbido forte e não consegue tracionar o carro. Provavelmente a pessoa tinha um pé bem pesado.
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Mensagem por xandaumgv Seg 25 Dez 2017, 15:34

Entendi e mesclando um pouco o que o Wagner disse o problema está na programação do piloto automático, no caso de fazer a redução manual dentro da faixa admissivel funciona? O cvt ouvi dizer que para circuito urbano funciona bem, já em estrada não é unanimidade, muita gente prefere o sequencial mesmo.
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Mensagem por Luiz Fernando Seg 25 Dez 2017, 15:42

Estebandf, melhor você ir atrás da css, parece ser um problema com seu carro, visto não ter outras reclamações parecidas!!
Insista para verificarem e abra um protocolo na Toyota.
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Mensagem por EstebanDF Seg 25 Dez 2017, 21:07

na primeiro "revisão", de 5000Km meu pai levou o carro e pedi pra eles verificarem, e também verificarem o ruido na correia de acessórios, pois está chiando em marcha lenta, mas meu pai não entende muito de mecânica, e a CSS disse que tudo era normal. Agora chegando nos 10mil KM eu mesmo irei e não sairei fácil, hehe. Mas se mesmo lutando e verificando outro carros, o carro for assim mesmo, é uma pena, pois tirando o desing interno e externo o carro me atende satisfatoriamente em todos os aspectos.
 rodrigoal 
sobre o carro ser mais leve e motor menor, não há desculpas para as trocas serem duras. Estamos em 2017, e desde que foi criado o câmbio automático, existem diversos mecanismos de "amortecimento" de troca de marcha para que seja suave e imperceptível. Por algum motivo a Toyota não se preocupou em deixar um produto refinado. Espero que seja o meu com problema e que eles resolvam, mas isso irei comprovar pessoalmente. Mas acredito que não seja.
 xandaumgv
sobre a redução, sem o piloto automático, andando na rodovia e você entra em um declive acentuado, necessitando usar o freio, ele faz a redução certinho com freio motor, mas isso só se você aplicar o freio com certa intensidade e durante alguns segundos, se for uma frenagem suave ele so vai reduzir pra 3º a 55km/h. No caso de reduzir na seletora, sem o piloto, o freio motor funciona corretamente, com o piloto ele se confundi e acaba não aplicando.
Sobre o CVT na estrada, é costume. O CVT sempre vai colocar o motor na faixa de melhor aproveitamento dependendo de quanto você está pisando. As pessoas se sentem desconfortáveis quando vão fazer uma ultrapassagem ou subir um ladeira com ar ligado, e por elas estarem pisando quase 100%, o motor ficar por volta dos 6000RPM, fazendo um escândalo. No caso de carros com marchas o motor passaria para a próxima marcha e o giro ficaria por volta dos 4200RPM, não passando aquela sensação de que está forçando o motor.
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Mensagem por Levinthal Ter 26 Dez 2017, 21:38

Esteban, você parece ser muito criterioso! Percebo pela meticulosidade com a qual você descreve suas postagens, pela precisão com os números e etc. Eu também compartilho desse comportamento. Na verdade acho que encontrei alguém mais que eu, rs. Enquanto dirijo qualquer carro, mesmo que eu faça outras coisas (ex: ouça música, converse com as pessoas, etc.), sempre percebo o tempo todo o comportamento do carro com o pensamento (ex: agora ele vai passar a segunda marcha, agora ele vai reduzir, etc.).

Todos os comportamentos descritos por você ao longo das suas postagens são observados por mim no meu Etios 1.3 AT. Contudo, penso que é de forma mais sutil. Na verdade, esse também é o meu segundo AT4. O meu primeiro foi um Vectra 2011, que compartilha exatamente do mesmo câmbio. No Toyota, acho que ele está um pouco mais acertado. Eu sempre sei quando ele passa a marcha, mas está bem mais suave. O funcionamento em declive também.

Espero que consiga resolver o seu problema ou conviver com ele. O que eu tirei de lição de tudo isso é que carro automático de quatro marchas nunca mais. Quando saí do Vectra, eu adotei essa filosofia, mas como sempre quis um Toyota, abri essa exceção. Não deveria. Acho que agora aprendi. Não é que o câmbio seja ruim, mas existe coisa melhores por aí como, por exemplo, na minha opinião, o CVT.

O que nos conforta é que não deve mais sair câmbio AT4, nem mesmo na "atrasada" Toyota. Very Happy

Cumprimentos.
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Mensagem por xandaumgv Ter 26 Dez 2017, 21:58

Só uma coisa, o cvt tem seu custo, o reparo em um cvt é algo que pode chegar a ser impraticável, o ex fit do meu pai da primeira leva era ótimo em performance(em conjunto com um motor potente )  e economia, porém quando o cvt mostrou sinais de que teria problema e quando a Honda concordou oraram em nada mais nada menos que 17 mil para efetuar o reparo, foi o que faltava para a troca por um carro automático convencional, hoje ele fica receoso em trocar por um cvt. Eu ainda tenho que sair do manual, mas fico curioso em como se comportam e a evolução dos automaticos/cvt
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Mensagem por Levinthal Ter 26 Dez 2017, 22:03

Xamdaum, mas como era feita a manutenção? Tudo tem seu custo. Um câmbio quando bem cuidado (feitas as trocas de óleo) duram muito mais que um motor! O problema é que não temos o hábito de dar a manutenção no câmbio como damos no motor. Aliás, muitos brasileiros que se dizem adoradores de carro nem do motor cuidam! Economizam no que podem e rodam com o óleo até sovinar do carro!

PS: não falei do carro de vocês, mas de uma forma geral... Smile

Cumprimentos.
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Mensagem por rodrigoal Ter 26 Dez 2017, 22:08

17mil num CVT?
Nem o powershift custa isso, um amigo trocou o PS do Focus dele e o consultor falou em 8mil reais.
E com outro amigo, a Fiat cobrou 15mil no dualogic (só o robô), esse ele vendeu e trocou num Etios 1.3 AT hahaha

CVT tem suas vantagens e desvantagens..... eu ainda prefiro manual, embora a cada que ande no trânsito esteja preferindo sair de casa com o automático.

O que falta no Etios, em minha opinião, é uma seleção/troca manual das marchas, tipo na própria alavanca já seria bom, visto que vez ou outra faço redução nas marchas nos outros carros de casa para aproveitar o freio motor, mas para subir marcha infelizmente não posso.
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Mensagem por xandaumgv Ter 26 Dez 2017, 22:22

A manutenção toda na Honda, no tempo correto e todo grilo ou comportamento estranho reportado, na verdade o barulho fazia e os mecânicos diziam q não acontecia, somente quando acabou a garantia que revelou que o problema seria resolvido com o reparo não me recordo o que ia trocar, já que a troca do carro foi rápida.
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Mensagem por pardo Qui 28 Dez 2017, 20:05

Normalmente todo câmbio automático dá tranco nas mudanças de marcha, o problema é a intensidade deles, se seu carro dá tranco a ponto de isso interferir no bom funcionamento do mesmo, ai você deve leva-lo para a concessionária.
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Mensagem por EstebanDF Sáb 30 Dez 2017, 17:22

Levinthal 
Realmente presto atenção em tudo, hauha. O meu etios X deve ter uns 10 papelzinhos para eliminar barulhos de acabamento.
Sobre o Vectra, o câmbio é o AW50-40 não é o mesmo na linha toyota U341. São diferentes mecanicamente. Mas a melhor experiencia que tive com um câmbio automático foi numa zafira. Acredito que era nova pois foi um táxi em são paulo. Não sei se ele usava gás, mas lembro que quando entrei no carro e o veiculo se movimentava, eu fiquei impressionado pois parecia veiculo elétrico. Não sentia a vibração do motor, e a aceleração era perfeitamente uniforme, mas foi só aquela Zafira, porque já andei em outras também que estavam com problema no câmbio.
Concordo com a filosofia meu próximo carro será um CVT, em todos os que andei fiquei impressionado.
Acredito que a Toyota ainda vai manter o câmbio no Etios por um bom tempo, afinal o carro está vendendo que nem água. Ela não possui um câmbio de 5 ou 6 marchas para por no lugar, só o CVT do Corolla, mas se o etios for tão bom, quem gastaria mais dinheiro para ter um yaris? 
 
xandaumgv 


A primeira geração do Fit é um carro automático usado excelente e acessível. Mas infelizmente até nos dias atuais, a própria concessionaria informa ao consumidor que o câmbio não precisa de manutenção e é só jogar no D e dirigir, as outras opções da alavanca o engenheiro colocou de enfeite. Por isso quase todos os Fit daquela época estão dando problema. Ele não possuía conversor de torque, ele usava uma embreagem de partida banhada a óleo. Por mau uso e por falta de troca de óleo e filtro ela começava a patinar e o carro não tracionava mais. Se você levar qualquer carro de qualquer marca para a concessionaria com problema no câmbio, TODAS vão querer comprar um câmbio novo. Por isso o preço, é só fazer as contas, um filtro do ar na concessionaria, 80 reais, o mesmo filtro do mesmo fabricante comprado em lojas, 30 reais. Agora imagina o câmbio, que se você for levar em oficinas especializadas para concertar, eles vão cobrar em média 5-8 mil reais. A partir da segunda geração o Fit usa conversor de torque para não apresentar esse "defeito".
 
rodrigoal

Acho que no caso do Etios, borboletas são inúteis, já que são apenas 4 marchas, e o carro só usa freio motor na 3º e 4º marcha.
Um exemplo de mau uso é a posição L ou 1, essa posição é para ser usada para acelerar o carro com grandes cargas, seja para sair num aclive acentuado, ou com carro cheio, seja para sair mesmo vazio mas pisando forte. O câmbio aumenta a pressão de óleo sobre as embreagens e freios que fazem a primeira marcha para que estes não patinem quando o motor aplicar uma força grande. Nem o manual do carro especifica o uso correto do câmbio.

Realmente câmbio manual é a solução para todos os problemas hehe. Mas pra quem dirige muitas horas por dias, o automático vai poupar tendinites e outras L.E.R (lesões por esforços repetitivos). Tenho pena dos motoristas de ônibus que rodam 10-12 horas por dia trocando marchas (que são mais duras que o carro). Eles sim mereciam câmbio automático. Embora hoje haja varios ônibus automáticos, ainda são minoria. E pensar que em países vizinhos, industrialmente menos desenvolvidos como a Argentina, ônibus circulares são todos automáticos desde os anos 90. Pelo menos nas grandes cidades. O curioso é que a população prefere carro manual. Difícil achar um cruze, corolla e outros automáticos.
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Mensagem por Levinthal Dom 31 Dez 2017, 00:25

Esteban, a Toyota possui o câmbio automático da Hilux "antiga" (2013-2015) que tem 5 marchas. Possui o câmbio automático de 6 marchas da Hilux atual (2015-até agora), tem o CVT do Corola novo. Enfim. Câmbio é o que não falta. Mas ""mercadologicamente"" falando, não compensa.

Só sei que estou satisfeito com o Etios e o plano é ficar com ele até 2022, rs. Haja chão...

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Mensagem por rodrigoal Dom 31 Dez 2017, 10:49

Mas você tem que ver se o câmbio "cabe" no Etios.
Lembre-se que numa Hilux há muito mais espaço para colocar powertrain que no Etios.

A PSA só tá usando o câmbio de 6 marchas no 208 e C3 agora pois foi desenvolvido um câmbio compacto para tal, por mais que ela tenha câmbios modernos em sua prateleira, nem sempre as dimensões são compatíveis.
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