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Mensagem por Mveiga3388 Dom 10 Jun 2018, 19:31

Olá amigos boa noite, venho por meio deste tentar sanar uma dúvida que está me tirando o sono. A duas semanas a luz de injeção eletrônica do meu Etios 2013 ascendeu. Levei uma auto elétrica, e o escâner apontou falha no cilindro 1. Invertemos as bobinas para testar. No outro dia, a luz acesa novamente e a falha no cilindro 1, ou seja não era a bobina. Invertemos os bicos injetores, e novamente falha no cilindro 1. Fizemos limpeza de bico, limpeza de tbi, as velas são originais e novas e mesmo assim o problema persiste. O consumo de combustível está normal, o carro não apresenta falha, nem perca de potência mas a luz insiste em acender. Alguém já viu algo parecido?
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Mensagem por Roberto Nascimento Seg 11 Jun 2018, 20:58

Olá amigo, meu Etios 2015 1.3X também aconteceu a mesma coisa, fui no eletricista para apagar através do scaner, deu certo nos dois primeiros dias, mas depois voltou a acender. Após alguns toques dos amigos do clube verifiquei que só estava abastecendo com etanol e mudei para abastecer com gasolina, após 5km rodados a luz apagou e não acendeu mais. Agora só abasteço com gasolina e nunca mais acendeu, eventualmente abasteço com etanol e não acende mais. Espero ter ajudado.
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Mensagem por kevibem Seg 11 Jun 2018, 22:11

Na tampa do reservatório de combustível do meu 1.5 AT 17/18, ha um aviso para usar um tanque de gasolina a cada 10 mil km. Deve haver maiores detalhes no manual acerca dos motivos.
Creio que seja algo relacionado com lubrificação do sistema...
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Mensagem por Mveiga3388 Ter 12 Jun 2018, 10:32

Na auto elétrica eles reviraram o carro, e não tem nada. Bobinas, bico, velas, filtros tudo em ordem. Mas a luz acende e no scanner aponta falha do cilindro 1. O técnico até apontou vagamente se poderia ser falha no módulo de injeção por apontar um erro que não existe. Mas vou abastecer com gasolina os próximos tanques e vou relatando aos amigos aqui.
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Mensagem por Diogo Henrique Qui 12 Jul 2018, 19:28

Caros, boa noite.
Tive recentemente um problema de luz de injeção acesa e oscilação de rotação, era possivelmente combustível adulterado.
Abasteci com gasolina e resetei a injeção eletronica, depois deixei o carro funcionando até ligar três vezes o radiador.
A luz apagou e acabou a oscilação.
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Mensagem por jvictormp Ter 17 Jul 2018, 08:43

Pode ser isso que o Diogo Henrique falou. Pode estar ocorrendo auto-detonação do combustível devido à sua má qualidade, e se for, ela vai acontecer primeiro no cilindro que tem a maior taxa de compressão, que apesar de serem parecidas, nunca serão iguais. Sempre vai ter um cilindro com mais taxa que outro, devido a variações no construção, ou no desgaste.

Então o sensor de detonação iria avisar o módulo, daí o módulo iria alterar o tempo de avanço da ignição e o tempo de abertura dos injetores pra parar de auto-detonar, por isso não aconteceria nos outros. Mas talvez não tenha capacidade de alterar o suficiente pra evitar a detonação no cilindro 1.

Se não for isso, pode ser o oposto: taxa de compressão baixa.

Se a junta de cabeçote, ou a vedação das válvulas do cilindro 1 tiverem chegado no fim da vida útil, vai perder compressão nesse cilindro, e a queima do combustível nele vai ficar irregular. Pra diagnosticar, teria que medir a compressão (tem ferramenta e procedimento pra isso). Só não sei como o módulo iria detectar isso.
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Mensagem por Mveiga3388 Qua 18 Jul 2018, 21:36

Olá, boa noite. Então nobres, a luz do meu Etios ainda está acesa. Levei em 2 auto elétricas e infelizmente não conseguirem diagnosticar o problema. Na próxima semana agendei uma revisão no sistema de injeção na High Tork Curitiba, lá eu sei que os cara são fera e tenho certeza que vão solucionar o problema. Mas depois do relato do companheiro aí em cima, começa a fazer nexo as coisas.
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Mensagem por fernando_sgf Qua 19 Set 2018, 10:14

Bom dia, Mveiga3388, o pessoal da High Tork conseguiu resolver o seu problema, pois creio que estou com problema parecido em meu veículo
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Mensagem por Mveiga3388 Sex 21 Set 2018, 10:57

Olá Fernando, então cara o problema da luz acesa do meu carro foi a falha do cilindro de linha da corrente. Uma peça que custa em torno de 150 reais. Porém, com essa falha o motor saiu fora do ponto, condenando 4 válvulas. O motor perdeu pressão e só funcionava 3 pistão o 4 não tinha força. Tive que refazer a parte de cima do motor, comprar juntas, corrente e cilindros válvulas, e tuchos para regular. Como fiz em uma oficina no interior do Paraná saiu em torno de 2700, reais. 1700 só em peças. Oque eu recomendo depois disso, sempre que for fazer uma revisão bruta ao qual não esteja na garantia, fazer a aferição de todos os componentes principalmente da pressão do motor. O cilindro da corrente trabalha pra manter ela esticada, ele também se utiliza do óleo dela, mas perdeu a pressão da mola oque fez ela ter folga e pular, foi aí que o motor saiu fora do ponto. Não caia na conversa de mecânico que passa o escanear e diz que tá tudo bom, não acho nada. Mecânico bom é aquele que testa tudo, item por item.
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Mensagem por Diogo Sex 21 Set 2018, 13:47

Mveiga3388, você comprou o seu carro zero? Qual a km dele?
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Mensagem por The Mole Sex 21 Set 2018, 22:08

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Mensagem por Mveiga3388 Sáb 22 Set 2018, 10:41

Comprei meu carro seminovo na concessionária Toyota com 42 mil km. Hoje ele tá com 135 mil.
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Mensagem por Ronaldo Camargo Qua 26 Set 2018, 14:27

Acho interessante vcs comprar um mini Scanner, leitor de diagnósticos do carro, o ELM 327, ele é um leitor, não danifica nada, da pra ver consumo médio, consumo instantâneo, velocidade média, pressão do motor, rpm, sonda lambda, pré e pós catalisador, etc

Pois só levamos o carro no mecânico, quando ele da problema, com esse leitor vc fica informado do problema antes que ele aconteça,

Fica em torno de R$30 no mercado livre, você liga numa entrada que fica em baixo do volante, lado esquerdo, conecta via bluetooth, baixa o aplicativo torque pro (pago R$ 11,45) ou torque (gratuito) no celular e se der defeito em uma peça ou outra coisa já aparece na hora no celular.

Quando comprei instalei no carro e apareceu a luz da injeção e deu o erro: "P0420" pesquisei era o catalisador que não estava funcionando corretamente, como o catalisador é uma peça pra filtrar as impurezas e não danifica o carro, apaguei na hora a luz da injeção, passados uns dias apareceu a mesma mensagem, apaguei de novo, pois ja sai que é o catalisador, assim não fico preocupado com outra coisa.

e sem contar que em algumas cidades eles cobram muito caro pra passar um raster no carro, ele funciona como um raster, lembrando que pra se passar um raster no carro, os cabos e velas do carro tem de estar perfeitos, senão o raster acusa varias peças.
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Mensagem por The Mole Qui 27 Set 2018, 23:30

Mas catalisador pode dar aumento de consumo, perda de rendimento, etc.
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Mensagem por jcbatmor Sex 28 Set 2018, 10:38

Bom Dia...
Meu problema:
Carro fraco, barulho estranho em alta rotação, perda de força, luz de injeção pisca e o carro quase para, depois de 1 minuto a luz fica fixa novamente e o carro anda normalmente. Percebi que o carro perdeu 15% de força.

Scaner: Erro P301 - Cilindro 1.
Estou agora na oficina verificando o erro. Já trocou vela, e está testando a bobina.
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Mensagem por ARIPULGA Sex 28 Set 2018, 19:34

está na garantia? se sim leve na autorizada.
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Mensagem por jcbatmor Sáb 06 Out 2018, 17:58

Boa Tarde a todos...
Erro: P0301 - Falha Cilindro 1

O que trocamos:
Velas - Bobinas - Corpo de Borboleta - Bicos - Revisão completa da elétrica - Troca de Combustível (Etanol por Gasolina) - Verificamos a compressão do motor com o equipamento apropriado - Verificamos por vazão de compressão no motor - Entrada de ar falso, etc ... Custo total + ou - R$ 1800,00

O que não fizemos:
Troca da Sonda Lambda - Catalisador - Abertura do motor para verificar cabeçote e válvulas. 

Confesso que depois dessa maratona toda, estou cansado. 
Alguém já passou por situação semelhante com o Etios ?

Meu problema: 
Carro fraco, barulho estranho em alta rotação, perda de força, luz de injeção pisca e o carro quase para, depois de 1 minuto a luz fica fixa novamente e o carro anda normalmente. Percebi que o carro perdeu 15% de força.
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Mensagem por Diogo Dom 07 Out 2018, 10:27

jcbatmor, acho que você precisa em primeiro lugar de um bom mecânico para parar de jogar dinheiro fora trocando peças, pois todas as peças que você trocou e todas as peças que pretende trocar podem ser testadas, algumas são mais complicadas de testar, com as bobinas, que depende de osciloscópio, mas velas, corpo de borboleta, bicos, sonda, catalizador, tudo isso é muito simples de ser testado.

Trocando peças desse jeito você está simplesmente tentando a sorte, e não fazendo um diagnóstico do carro.
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Mensagem por jcbatmor Sex 12 Out 2018, 11:39

Problema resolvido, o problema era o cabeçote. Fiz a manutenção, recolocando até mesmo as peças trocadas anteriormente, o mecânico foi sensato e abateu o valor das peças no valor do serviço total do cabeçote com mão de obra, e problema resolvido.
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Mensagem por Rodrigo Seg 15 Out 2018, 09:45

Graças a Deus JC que deu tudo certo, mas voce perguntou para o mecanico o que ocasinou para que o cabeçote interferisse na luz de injeção acesa?
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Mensagem por Janaina Soler Ter 20 Set 2022, 11:09

Comprei meu carro Etios 1.5 sedan (2017/18) no início de 2021 em uma loja e apresentou esse problema. O vendedor levou em uma mecânica e mexeram uma, duas, três vezes. Como o etanol estava absurdo eu abasteci mto tempo com gasolina e a luz não acendeu mais (o problema sempre era IMPUREZA DE COMBUSTÍVEL). 
Porém, eu comecei a perceber que toda vez que abastecia com etanol, depois de cerca de 500 km a luz voltava. 
Levei na Toyopar de Londrina e eles tiveram a coragem de me dizer que o orçamento era R$ 5000,00! Isso mesmo surreal (eu precisaria vender o carro para pagar). E a cereja do bolo: E ainda não garantimos que o problema será resolvido. Isso mesmo!!!
Desse valor, R$3000,00 referem-se a peça sonda pré-catalisadora. Uma acusação que agora também aparece. Os demais R$2000,00 seriam a revisão de outras coisas.
Pois bem... levei em um mecânico e ele trocou a tal peça de R$3000,00 (paguei R$500,00 no mercado livre) e não resolveu. Voltou a acender com menos de 30 km rodados. 
Agora ele está investigando o que pode ser... Eu confesso que já desanimei. Comprei Toyota pensando que não teria dor de cabeça, mas agora meu carro só fica de boa se abastecer com gasolina... Bizarooo 
Vou mandar esse debate para meu mecânico e ver se ajuda! Vamos compartilhar e ajudar, pois se depender de concessionária estamos fu***!!!
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Mensagem por JoTanaka Sex 23 Set 2022, 14:26

Janaina, essa falha não é comum. Se acontece com Etanol, deve ter obstrução/sujeira no sistema de injeção, falta de pressão, falha de ignição, etc... A revisão efetuada, não foi das melhores. Mecânico top arruma isso com certeza. É muito azar, porque esse motor é muito resistente, mesmo com manutenção irregular. Pela minha percepção, esse veículo usou combustível adulterado por longo tempo. Veja se esse carro usava GNV irregularmente e que não constava no documento do veículo, basta olhar no porta-malas se embaixo do carpete, se tem furos que não deveriam estar lá (seriam do suporte do cilindro). Não dá pra confiar em lojas, a maioria diz que fez revisão e não fez, ou fez o mínimo, só a troca de óleo e filtro de ar.
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Mensagem por kervinson Sáb 24 Set 2022, 12:27

Não importa a marca ou qualidade do veículo se o dono anterior for um miserável que só faz gambiarra e leva o carro pra maxanicos mão suína.
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Mensagem por Emerson Warne Sáb 24 Set 2022, 19:26

As vezes o problema é com um bico com resistência alterada.
O mais comum é problema na bomba de combustível. Ou ela está com pouca pressão ou o regulador de pressão está com problema.
Foi verificado se o sistema está pressurizado  bem!? Acho que tem que dá 3,5 Bar
Espero ter ajudado
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