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[Perigo] Falha de Freios - Etios

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Mensagem por diego franchi Qui 02 Jan 2020, 16:33

Boa tarde,

recentemente ao descer um morro ao acionar os freios do Etios hatch 1.3 ano 2015 o carro não freiou, no susto tirei o pé do pedal e pisei novamente e consegui frear.


Ao levar em um mecânico de confiança ele disse que o sistema de freios estava intacto e o único problema encontrado foi diagnosticado ao passar o rastreador no carro e acusou o ABS de uma das rodas.


Em seguida resolvi levar o carro à TOYOTA diretamente e eles não identificaram problema algum no sistema, só relataram que as pastilhas não são genuínas e o Fluido de freio que estava no carro era o DOT 4 não o DOT 3 conforme recomendação do Manual.


Enfim, ninguém solucionou o problema nem identificou a causa.

Acreditam que pode ter sido o fluido de freio diferente ou pastilha não genuína???

Alguém já passou por isso?


PS.: no painel o ABS apareceu aceso dias depois do ocorrido e apagou sozinho. 


Obrigado
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Mensagem por kervinson Qui 02 Jan 2020, 16:46

Não ha problema em substituir o fluido de freio DOT 3 pelo DOT 4, o que provavelmente esta ocorrendo é uma falha intermitente no ABS, aconselho levar numa oficina especializada em freio pra verificar a fundo isso ja que os preguiçosos irresponsáveis da concessionaria não se interessaram em investigar, freio é coisa séria.
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Mensagem por diego franchi Qui 02 Jan 2020, 16:53

Pois é Kervinson, estou totalmente insatisfeito com a empresa. Queriam que eu trocasse as pastilhas por não serem genuinas e o fluido valor estimado de R$ 1200,00 mesmo sem saberem a real causa da falha. E só para uma tentativa de diagnostico cobraram quase 300 reias.

O pior é que aqui na cidade desconheço alguma oficina especializada em freios.


Só acho estranho também ser o ABS, apesar do painel acusar e sumir. POis a função do ABS é apenas não permitir o travamento das rodas correto?

Ou se o ABS estiver com problemas o freio pode deixar de ser acionado? 

Obrigado pela Kervinson
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Mensagem por Ronan Ermida da Costa Sex 03 Jan 2020, 11:59

Então o óleo foi trocado?  O processo de troca do óleo de freio deve ser feito com cuidado. Existe todo um procedimento de sangria que deve ser seguido para não ficar com ar no sistema nem contaminado com o óleo velho. Até para trocar a pastilha tem que ser feita uma pequena sangria para aliviar a pressão do pistão e tirar a pastilha, e não usar força bruta pra abrir a pastilha, podendo danificar os equipamentos do sistema ABS que operam no sistema de freios. Será que quem trocou o óleo/pastilha seguiu esses procedimentos? é uma hipótese...
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Mensagem por diego franchi Sex 03 Jan 2020, 12:14

Então Ronan, a ultima troca do óleo antes do ocorrido foi feita a uns 6 meses, acompanhei e até onde percebi foi feito corretamente.
E as pastilhas são novas (apesar de não genuínas conforme a Toyota relatou).

Após a falha de freio levei até a Toyota e eles trocaram novamente o fluido de freio, mas não acompanhei a troca pessoalmente.


O que acho estranho é que até onde sei o ABS serve para evitar o travamento das rodas, mas caso os sensores estejam com problemas não vão causar falha nos freios, mas possível facilidade em travar as rodas, estou certo?

Obrigado
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Mensagem por kervinson Sex 03 Jan 2020, 17:00

O conjunto do ABS pode sim causar problemas no freio; o principal objetivo é evitar o travamento, no entanto é ele quem controla a frenagem.
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Mensagem por diego franchi Sáb 04 Jan 2020, 09:51

Entendi Kervinson, não sabia que poderia. Obrigado
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Mensagem por ric+20 Sáb 04 Jan 2020, 15:25

Nessa história aí eu só não concordo em dizer que não tem problema em usar DOT4 se o manual pede DOT3. Especificações técnicas são feitas pela engenharia da fábrica que projeta o produto. Para dizer que não existe problema em algo assim tem que ter participado no projeto do carro...
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Mensagem por kervinson Seg 06 Jan 2020, 19:20

Sabe qual a diferença entre um óleo e outro? Ponto de ebulição e cor; o DOT 3 tem o ponto de ebulição na faixa de 205º, DOT 4 na faixa de 230º, DOT 5 na faixa de 260º e as cores são DOT 3 azul esverdiado, DOT 4 avermelhado e DOT 5 amarelo cristalino. Esse ponto de ebulição é onde vc vai ter problema de freio, então não ha problema em substituir o 3 pelo 4 ou pelo 5, teria problema usar o 3 se o recomenda fosse o 4, pois assim vc estaria usando um óleo que não suportaria a força de frenagem do seu carro.
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Mensagem por Rodrigo Guillon Qua 11 Mar 2020, 00:11

Boa noite, não concordo também em falar que não tem problema, só altera o ponto de ebulição, primeiramente deve ser verificado qual a composição do fluido original, pois algumas montadoras usam dot 3 e o dot 4 não é compatível porque a composição da substância não é idêntica a base de polímeros, silicone ou qualquer que seja a essência, não é compatível, igual fluido de radiador, se a base é etilenoglicol, etc. Vale ressaltar que se as borrachas, mangueiras, vedações do cilindro mestre e do sistema não forem preparadas para aquela pressao maior e temperatura, não suportarao os novos parâmetros do dot4 ou muitas vezes ate suportará, mas há necessidade da linha 5.1, diante disso é necessário tomar muito cuidado. Aconteceu um caso idêntico com um Honda de um amigo. Deu incompatibilidade, quase bateu o carro, achou que ia melhorar e piorou o freio dele, isso levando em consideração que o procedimento de troca foi feito corretamente, tirou o ar do sistema da roda mais distante primeiro, por ultimo da roda mais próxima, etc. Por fim, falando em marcas, quem quiser extrema qualidade, segurança, tenho outro carro, estudei o sistema dele, do fluido original, um sentra 2009, nele sempre usei Pentosin Racing Brake Fluid, vem em lata de 1 litro, preço mais caro mas vale o custo x benefício pela quantidade e a extrema qualidade, recomendo de olhos fechados, deixa varga num nível la embaixo.
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Mensagem por edgar.steffens Sáb 09 maio 2020, 21:37

Eu até hoje não consegui solução para meu Etios Cross, ele tem um freio preguiçoso vamos dizer assim... Em comparação com o Etios 1.3 da minha mãe, que tem um freio MUITO eficiente.
Já troquei pastilhas, discos e a última coisa relacionada ao freio foi o cubo da roda direita. A luz do ABS um belo dia ascendeu e o diagnóstico da CSS foi a falha no sensor do cubo.
Não tive falhas no freio, mas fui obrigado a trocar.

O sensor vem junto do cubo, ou seja, é obrigatório a compra do conjunto. Comprei na CSS onde fiz o serviço, peça R$400 mão de obra R$300... muito caro, mas tinha pressa naquele momento.
Depois vi que tem a opção do cubo da marca Fremax por R$270, combinado com uma mão de obra fora da CSS provavelmente o preço seja bem mais em conta.

Mas voltando aos fluídos tem muita variedade de produtos que nos deixa confusos.
https://www.motul.com/br/pt-BR/products/dot-3-4-brake-fluid
Esse fluído Motul por exemplo, atende DOT 3 e 4... confusão.
Mas minha experiência até agora com outros carros, geralmente falhas são provenientes de serviços mal feitos.
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Mensagem por Rodrigo Seg 11 maio 2020, 21:40

Muito valiosa sua experiencia Edgar, isso nos mostra que precisamos redobrar cuidados e fazer check list quando compra carros seminovos pois não sabemos exatamente o que o proprietário anterior fez ou não manutenção seguindo fielmente como manda o manual.
Quando o carro estiver fora da garantia, não vale a pena fazer serviços na concessionária, os valores de mão de obra é um absurdo de caro. Comprar peças com eles e fazer serviço lá fora, e de preferencia, acompanhar o serviço.
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Mensagem por Convidado Ter 14 Jul 2020, 11:37

A Toyota recomenda DOT 3.
O DOT 3 tem viscosidade cinemática a -40 ºC de 1500 cSt mm2/s.
O DOT 4 tem viscosidade cinemática a -40 ºC de 1800 cSt mm2/s.
O DOT 5.1 tem viscosidade cinemática a -40 ºC de 900 cSt mm2/s.


No tempo de resposta o pior de todos é o DOT 4 devido a sua maior viscosidade. Se fosse possível apesar fazer um "upgrade" o correto seria ir para um DOT 5.1. Portanto não é apenas o ponto de ebulição que muda, existe diferença sutis.
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Mensagem por Convidado Ter 14 Jul 2020, 11:43

Embora haja muitas opiniões quanto ao tipo de DOT, acredito que o mais importante é saber se um sistema ABS +EBD pode ser sangrado sem scanner. Na VW informam que somente o sistema de ABS com ESP necessita da aberturada das válvulas durante a sangria. Sinceramente até hoje não sei a real verdade se o Etios com EBD necessita durante o processo de sangria o uso do scanner ou pode ser realizada apenas por vácuo.
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Mensagem por JoTanaka Qua 15 Jul 2020, 08:06

Só sei que em carros que possuem ABS e/ou EBD, não se pode comprimir o embolo, que acionam as pastilhas e nem o embolo das lonas traseiras durante a troca de lonas e/ou pastilhas, pois a sujeira retorna e pode atingir o conjunto de válvulas do ABS e/ou EBD, reparador bom, abre a sangria e faz a troca das pastilhas e lonas. Nos carro antigos sem ABS (celtas, prismas 2009, uno fire, etc...) a gente recolhia as pinças das pastilhas sem problemas.
Carros da VW realmente precisam passar no scanner, após sangria ou troca de pastilhas para parametrizar novamente o ABS+ESP.
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Mensagem por Convidado Qua 15 Jul 2020, 08:41

A Ate recomenda usar uma ferramenta de estrangular mangueira para evitar retorno do fluido contaminado, mas acredito que danifique internamente o flexível, visto que não há como analisar-mos de uma forma microscópica. Prefiro uma bomba de vácuo para evitar pressão no reservatório. O recomendado é sangrar um lado e depois que o fluido novo sair no parafuso pode-se retornar o êmbolo da pinça, pois o fluido novo já está praticamente na entrada do êmbolo. Retornado o êmbolo com o fluido novamente contaminado, deve-se continuar a sangria para retirar esse fluido.
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[Perigo] Falha de Freios - Etios Empty Re: [Perigo] Falha de Freios - Etios

Mensagem por JoTanaka Qua 15 Jul 2020, 08:46

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