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Dúvidas Câmbio e Rotação
4 participantes
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Dúvidas Câmbio e Rotação
Fala pessoal, tudo bem? Sou novo aqui no clube. Achei fantástico encontrar esse clube de pessoas que gostam tanto do carro. Eu recém adquiri um Etios 1.3 HB manual, 2019. Esta com 1300km agora. Peguei zero. Gostaria de ter a opinião de vocês no seguinte: É impressão minha, mas a troca de marchas precisa ser muito bem feita e lentamente, pro carro não dar um leve solavanco? Principalmente da primeira pra segunda, geralmente troco em 1800 média, e sinto que ele dá um leve solavanco. Ou eu saio muito devagar, com o pé quase parando na embreagem, ou se eu preciso sair rápido, ele dá um soquinho... Não sei se consegui explicar corretamente... Percebo também que em trânsito lento, quase parando, sinto que a lenta dele é bem fraca, e é preciso administrar bem o acelerador, pois a primeira ganha força "do nada" e sai puxando...hehehe. desculpe se não ficou claro, mas é meu primeiro carro desse. Antes eu tive um astra 95 2.0, e ele "aceitava desaforo" na troca de marchas, e sempre seguia liso...meu amigo disse que não posso comparar um 2.0 com um 1.3 16v, que é normal, etc. Eu entendo isso. Mas gostaria da opinião de vocês! Também percebem isso?
Agradeço atenção de todos, forte abraço
Agradeço atenção de todos, forte abraço
Chtenius
Membro Novato- Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/02/2020
Localização : Itajaí - SC
Re: Dúvidas Câmbio e Rotação
Olá, Chtenius. Eu tb peguei um 1.3 HB 2020 zero e no início percebi essa pequena diferença em relação ao meu carro anterior, que era um UP 1.0 MSI. Mas agora que ele já está com quase 5000 km rodados, acho que já adaptei melhor e não deixo dar mais esse "solavanco".
Um palpite que eu posso dar de porque existe essa pequena diferença é que já li em algum lugar que os motores dos carros que vendem muito na versão automática são calibrados para "segurarem" um pouco mais a rotação nas mudanças de marcha, pois isso ajuda a reduzir o tempo maior de troca das caixas automáticas.
Um palpite que eu posso dar de porque existe essa pequena diferença é que já li em algum lugar que os motores dos carros que vendem muito na versão automática são calibrados para "segurarem" um pouco mais a rotação nas mudanças de marcha, pois isso ajuda a reduzir o tempo maior de troca das caixas automáticas.
rpb178
Membro Bronze- Mensagens : 23
Data de inscrição : 07/12/2019
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Dúvidas Câmbio e Rotação
Amigo, o que você disse faz sentido. Meu patrão tem um Up TSi, está com 20000, e percebo que a troca das marchas são mais lisas, mais suaves, sabe? Percebi essa diferença no Etios. Ele disse que o motor estará mais "redondo" quando estiver mais rodado, e vai suavizar essa sensação. Às vezes me preocupo se isso não desgasta algum componente, disco de embreagem e tal, mas mesmo fazendo de forma bem suave e respeitando as rotações, eu consigo sentir. Fiz a revisão de boas vindas e o pessoal da CCS disse que é normal, inclusive um 'toc" que sinto na direção quando o volante está parado e vou mexer, falaram que é característica do carro...
Agradeço sua atenção em responder amigo, achei que fosse coisa da minha cabeça ou muita barbeiragem mesmo...hahaha. Mas nas arrancadas percebo bastante diferença do Astra ou do UP... Sempre sou obrigado a dar aquela acelerada, ele não arranca tranquilo só na lenta...
Agradeço sua atenção em responder amigo, achei que fosse coisa da minha cabeça ou muita barbeiragem mesmo...hahaha. Mas nas arrancadas percebo bastante diferença do Astra ou do UP... Sempre sou obrigado a dar aquela acelerada, ele não arranca tranquilo só na lenta...
Chtenius
Membro Novato- Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/02/2020
Localização : Itajaí - SC
Re: Dúvidas Câmbio e Rotação
Não se preocupe com isso não! O Etios tem um excelente conjunto motor-câmbio e que aguenta longa vida - basta ver o teste de longa duração da 4 Rodas e o cara que conseguiu passar de 1 milhão de quilômetros, trocando apenas componentes básicos.
Quanto à arrancada maior do UP, se você tivesse dirigido a versão aspirada - como a que eu tinha - em vez da TSI, iria achar exatamente ao contrário. Aliás, troquei o meu UP exatamente por isso, pois queria um carro que me desse um consumo de combustível parecido, com um pouco mais de desempenho, pois viajo muito em estrada de serra e sinuosa, com trechos curtos de ultrapassagem e com o Etios tenho muito mais agilidade e segurança. Só que tem que saber "esticar" mais um pouco as marchas pra ele entregar tudo o que tem. Aí então você vai se surpreender! (veja o teste do Arnaldo Keller nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=ps93PtX7O4E ) Abraços!
Quanto à arrancada maior do UP, se você tivesse dirigido a versão aspirada - como a que eu tinha - em vez da TSI, iria achar exatamente ao contrário. Aliás, troquei o meu UP exatamente por isso, pois queria um carro que me desse um consumo de combustível parecido, com um pouco mais de desempenho, pois viajo muito em estrada de serra e sinuosa, com trechos curtos de ultrapassagem e com o Etios tenho muito mais agilidade e segurança. Só que tem que saber "esticar" mais um pouco as marchas pra ele entregar tudo o que tem. Aí então você vai se surpreender! (veja o teste do Arnaldo Keller nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=ps93PtX7O4E ) Abraços!
rpb178
Membro Bronze- Mensagens : 23
Data de inscrição : 07/12/2019
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Dúvidas Câmbio e Rotação
Olá Chtenius, o meu está com 61.000km e sempre percebi isso, porém somente quando uso álcool, na gasolina não faz, andei ajustando o cabo (no meu é cabo) é melhorou, já percebi também que esticando um pouco a primeira também diminui. O seu já é hidráulico então não tem muito o que fazer, mas com o tempo vc se adpta.
Darci
Membro Rubi- Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR
Re: Dúvidas Câmbio e Rotação
Etios possui motor muito forte e com muito torque, tem que desacelerar um pouco para ir subindo de marcha. Principalmente no arranque tem que soltar embreagem devagar no arranque senão transfere tudo para roda e dá solavanco. nas outras marchas já pode trocar normalmente. Com motor frio você percebe mais, ele fica acelerado nas trocas de marchas, é normal. Depois que esquenta normaliza. O motor e câmbio do Etios é show de bola, mas a embreagem fica devendo. Esse carro dificilmente quebrará se fizer as manutenções programadas certinho.
JoTanaka
Membro Rubi- Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP
Re: Dúvidas Câmbio e Rotação
Agradeço o retorno de todos. Faz sentido tudo que falaram, tem razão. Estou me adaptando.
Forte abraco, obrigado pela atenção!
Forte abraco, obrigado pela atenção!
Chtenius
Membro Novato- Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/02/2020
Localização : Itajaí - SC
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