Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Trocar Botões do Volante
por RODRIGO RAMOS Qua 24 Abr 2024, 19:06

» Formatei o ssd da multimidia
por Drian X Ter 23 Abr 2024, 03:14

» Estou em processo de silenciar meu Etios
por Ualifer Seg 22 Abr 2024, 23:40

» Central Wings Play
por luccasfigueira Qui 18 Abr 2024, 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Qui 18 Abr 2024, 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Qui 18 Abr 2024, 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16

» Dúvida sobre odometro (hodometro)
por Mauricio Siqueira Qui 21 Mar 2024, 16:43


Descida de serra - Etios automatico

5 participantes

Ir para baixo

Descida de serra - Etios automatico Empty Descida de serra - Etios automatico

Mensagem por marcosfisica Sáb 25 Dez 2021, 11:59

Bom dia e um feliz natal a todos! ho ho ho

Pessoal, eu tenho um Etios 16/17, 1.5 XLS automático. É meu segundo carro automático, antes dele tive um Citroen C4 Pallas (#SaudadesEternas Very Happy Very Happy Very Happy ). Somente recentemente (ontem pra ser mais exato!), é que fiquei sabendo de que em descidas íngremes como serras, não é aconselhado descer com o cambio na posição D! Assistindo alguns vídeos no youtube vi que o melhor é usar o cambio nas posições 2 ou L pra que o freio motor atue e não se sobrecarregue o sistema hidráulico de freio. 

Minha dúvida então é: posso mudar a posição do cambio de D pra 2 ou L com o carro em movimento, sem pisar no freio? Sei que de D pra 3 posso fazer isso quando for necessário, pra L e 2 também? Pro nosso amado Etios, há algum procedimento específico com o câmbio em descidas de serras?

Abraço;
marcosfisica
marcosfisica

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/09/2020
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Descida de serra - Etios automatico Empty Re: Descida de serra - Etios automatico

Mensagem por guilhermelauriano Sáb 25 Dez 2021, 12:33

Olha, eu aconselho manter o D.

se usar 2, vai forçar a caixa a engatar a segunda marcha, o L pior ainda, pois seria a "primeira"

pelo que eu sempre li dos manuais dos carros automáticos que tive.. essas posições eram específicas pra reboque (leve), piso escorregadio.. ou seja quando você precisar de mais torque sem que o cambio fique fazendo trocas desnecessárias forçando outros discos.

Já no caso da descida, acredito ser o contrário, melhor o câmbio se adaptar a velocidade justamente para não forçar apenas um disco do cambio..

Não esqueça, o D quer dizer DRIVE, então, entra no carro, posição D e dirigir hehehe
guilhermelauriano
guilhermelauriano

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 50
Data de inscrição : 04/12/2021
Localização : PR

Ir para o topo Ir para baixo

Descida de serra - Etios automatico Empty Re: Descida de serra - Etios automatico

Mensagem por marcosfisica Sáb 25 Dez 2021, 13:20

Acho que não é melhor deixar em D não. Consultei o manual do Etios e nas páginas 4-1-7 e 4-1-20 e fala explicitamente em usar o freio motor com as posições L ou 2 em descidas íngremes. Então fica a dica aí pros desavisados (como eu)  hehehe. 

Abraço
marcosfisica
marcosfisica

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/09/2020
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Descida de serra - Etios automatico Empty Re: Descida de serra - Etios automatico

Mensagem por guilhermelauriano Sáb 25 Dez 2021, 13:32

eu entendo por descida íngreme, algo de curto trajeto... onde o freio poderia não ser suficiente..

é um Etios, não um caminhão com toneladas..
guilhermelauriano
guilhermelauriano

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 50
Data de inscrição : 04/12/2021
Localização : PR

Ir para o topo Ir para baixo

Descida de serra - Etios automatico Empty Uso do cambio aitomático nas subidas e descidas

Mensagem por NivaMala Qui 30 Dez 2021, 09:52

Sempre tive carro automático, Corolla, Jetta etc. é o primeiro étios que tenho pois com os custos dos combustíveis optei por um carro mais econômico para meu trabalho. Sempre desci serra com o cambio nas posições 2 ou L. e nunca tive problema. O recomendado é utilizar sempre nas descidas as posições 2 ou L dependendo do ângulo do declive. Nas subidas tb se recomenda utilizar nestas posições para que o carro não fique trocando de marcha constantemente. Coloque na posição 2 ou L (dependendo do ângulo do aclive e da quantidade de passageiros ou carga) e mantenha uma aceleração constante pois, alem de não forçar o cambio, tb economiza combustível.
NivaMala
NivaMala

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/12/2021
Localização : São Pedro, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Descida de serra - Etios automatico Empty Re: Descida de serra - Etios automatico

Mensagem por Eletrowilson Ter 04 Jan 2022, 17:29

As posições 3, 2 e L são específicas pra uso em declives. E sim, pode-se mudar as marchas com o veículo em movimento sim, desde que o giro do motor não esteja alto.
Eletrowilson
Eletrowilson

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 25
Data de inscrição : 30/01/2019
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Descida de serra - Etios automatico Empty Re: Descida de serra - Etios automatico

Mensagem por marcosfisica Qui 06 Jan 2022, 01:20

Boa noite pessoal;
Acabei de voltar de viagem. 3000 km com o Etios entre São João del Rei-MG e Araranguá-SC, ida e volta.
Usei bastante a posição 3, 2 e L nas descidas. Ajuda demais! Carro segura bem a velocidade, fazendo muito pouco uso do freio. Outro detalhe, mesmo em D com o piloto automático ativado, o Etios aplica freio motor e controla muito bem a velocidade (dependendo da inclinação claro). Enfim, esse cambio/motor são um espetáculo!

Abraço a todos.
marcosfisica
marcosfisica

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/09/2020
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Descida de serra - Etios automatico Empty Re: Descida de serra - Etios automatico

Mensagem por Lelo Qui 06 Jan 2022, 17:00

Tem serras que exigem sim colocar em 3 ou 2. Por exemplo, na Dutra, descida da serra das Araras a velocidade Máxima é 40 Km/h. Melhor descer em 3 (ou 2) senão será muita pisada no freio.. Mas como a serra não é muito íngrime, mesmo em D não corre (muito) risco de perder freio. Agora na serra S. Luis do Paraitinga - Ubatuba (alguém mais já desceu esta serra?) será fundamental descer em 1 para não perder o freio... E claro, não deixar a velocidade (e consequentemente rotação) subir muito. Abraços
Lelo
Lelo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/08/2020
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Descida de serra - Etios automatico Empty Re: Descida de serra - Etios automatico

Mensagem por Eletrowilson Qui 06 Jan 2022, 18:28

Subi uma vez a Serra de Ubatuba pra nunca mais.
Eletrowilson
Eletrowilson

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 25
Data de inscrição : 30/01/2019
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Descida de serra - Etios automatico Empty Re: Descida de serra - Etios automatico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos