Etios Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Últimos assuntos
» Direção do Etios sem estabilidade
por Godoy Seg 29 Abr 2024, 16:50

» Trocar Botões do Volante
por vilmar Sáb 27 Abr 2024, 22:07

» Formatei o ssd da multimidia
por Emerson Warne Sáb 27 Abr 2024, 15:18

» Estou em processo de silenciar meu Etios
por Ualifer Seg 22 Abr 2024, 23:40

» Central Wings Play
por luccasfigueira Qui 18 Abr 2024, 22:04

» VENDO Toyota Etios 1.5 16v Xls 5p
por Juliano Qui 18 Abr 2024, 16:25

» GR Etios
por Luiz Fernando Qui 18 Abr 2024, 00:09

» Problema rádio Etios 15/16
por shirayriu43 Qua 17 Abr 2024, 16:03

» Motor de partida
por maholanda733 Qua 17 Abr 2024, 14:45

» GRUPO do ZAP só de Etios.
por Rafael Alves Dom 14 Abr 2024, 14:35

» Mensagem de falha no sistema antitravamendo do freio
por Emerson Warne Sáb 13 Abr 2024, 16:19

» Arrefecimento
por jolima74 Sáb 13 Abr 2024, 10:48

» seguro Etios preço subiu
por celsotsunoda Sáb 06 Abr 2024, 23:35

» PERGUNTA DESAFIO - Etios 2010-2014 flex possui sensor MAF e onde fica ?
por JoTanaka Sex 05 Abr 2024, 17:47

» Rpm sobre ao pisar na embreagem
por Emerson Warne Qui 04 Abr 2024, 11:38

» Injeção acesa
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 10:06

» Como faço pra abrir o capo sem ser no botão pois o botão de puxar quebrou
por Sidneymlkbom Ter 02 Abr 2024, 09:55

» Engasgando ao acelerar com ar condicionado ligado.
por JoTanaka Ter 02 Abr 2024, 09:52

» Como abrir o capo?
por Sidneymlkbom Seg 01 Abr 2024, 21:09

» Qual carro vc tinha antes do etios?
por Jordão Aurélio Sex 29 Mar 2024, 08:43

» Lâmpada super branca halogenas
por Kleberready Seg 25 Mar 2024, 13:08

» Botão Start Stop com partida remota
por Sergio Dom 24 Mar 2024, 19:07

» Led debaixo dos bancos, nas portas e na parte traseira (teto)
por joiodotrigo2 Sáb 23 Mar 2024, 20:16


Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária?

+5
Payens
Flávio José Garzeri
mcbrilhante
robertocsb
pinheiro
9 participantes

Ir para baixo

Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária? Empty Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária?

Mensagem por pinheiro Sáb 18 Jun 2022, 14:58

Boa tarde, pessoal!
Sou novo no grupo e o Etios é meu 1° carro.

Reparei em um barulho na roda dianteira direita sempre ao passar por qualquer atrito (nem precisava ser buraco). Meu pneu direito estava estranho (esvaziava mais que os outros) e um borracheiro disse que tinha que trocar. Fui trocar os pneus hoje, achando que ia resolver o barulho, e o mecânico me chamou e me mostrou que o amortecedor estava vazando óleo e precisava ser trocado (o que pelo o que já li aqui é muito comum, infelizmente).

Depois de tanto ler, fiquei na dúvida de qual amortecedor escolher. Alguns dizem para ir no original (Monroe) e outros para ir em um da Confap.

Na concessionária, pelo preço fechado a troca dos amortecedores dianteiros está em 1374. Vi ainda dicas de um vídeo no YouTube (Problema crônico amortecedor Etios - Amortecedores Gaúcho), e lá eles vendem o amortecedor feito por eles que parece ser bom, e custa 650.

Tô na dúvida entre esses 2, ou ainda um da Confap (que eu ainda não consegui um orçamento). Se fosse certo que o da concessionária é melhor por ser original eu iria lá, mas pelas mensagens do fórum vejo que nesse caso específico, talvez o original não seja o ideal.

Alguém já comprou esse amortecedor da Gaúcho? Acha que ainda vale a pena fazer pela concessionária?
pinheiro
pinheiro

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/06/2022
Localização : Juiz de Fora

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária? Empty Re: Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária?

Mensagem por robertocsb Dom 19 Jun 2022, 07:44

O amortecedor original é do monroe. Eu comprei o kit do amortecedor na concessionária e coloquei o amortecedor monroe Spectrum na dianteira. Excelente por sinal.
Fiquei na mesma dúvida que você mas optei pelo monroe.
Eu iria de kit (coxim, rolamento, batente e coifa) da Toyota e amortecedor monroe.
Eu vi os vídeos do Gaúcho mas optei por não usar recondicionado.
A troca do amortecedor é simples, um mecânico de confiança faz não precisa concessionária. Depois tem que alinhar e fazer a cambagem.
robertocsb
robertocsb

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 98
Data de inscrição : 08/11/2019
Localização : Rio de Janeiro - RJ

pinheiro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária? Empty Re: Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária?

Mensagem por mcbrilhante Dom 19 Jun 2022, 16:05

Boa tarde companheiros,

Com relação aos amortecedores, três marcas tem muita confiança e tradição no mercado: cofap, monroe e nakata.
Tenho 2 etios, em um deles coloquei Monroe, no outro Nakata, não sinto diferença na prática, ambos são muito bons.
A vantagem do Nakata é que você consegue um preço melhor.... super indico...
Essas três marcas são as que fornecem para as montadoras. Não há a necessidade de fazer a substituição na concessionaria. A mão de obra de substituição e simples e você pagará em torno de R$ 150,00 para substituir em oficinas de sua confiança.
Segue os links no site da hipervarejo, no qual comprei meus amortecedores da nakata a um bom preço.
https://www.hipervarejo.com.br/amortecedor-toyota-etios-2012-a-2020-dianteiro-motorista-passageiro-nakata/p
https://www.hipervarejo.com.br/amortecedor-toyota-etios-2016-a-2018-traseiro-motorista-passageiro-nakata-hg41268/p
mcbrilhante
mcbrilhante

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 31/12/2016
Localização : brasilia

pinheiro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária? Empty Re: Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária?

Mensagem por Flávio José Garzeri Seg 20 Jun 2022, 11:22

Bom dia Sr. Pinheiro

    Realmente os amortecedores dianteiros do Etios não duram muito e também apresentam ruído mesmo quando novos (pancada seca quando a roda desce totalmente de modo abrupto; geralmente ocorre quando se passa rapidamente por uma lombada).
    Tenho um Etios 2014 e já troquei os amortecedores. Na época da troca a diferença de preço entre a concessionária e a autopeças era inferior a 10%. Considerando que a Toyota tinha um controle de qualidade superior às demais montadoras (espero que isso ainda seja verdade atualmente), comprei na concessionária. 
     Caso essa diferença seja maior na sua cidade, recomendo comprar das marcas: Cofap e Monroe, como já citaram nos comentários anteriores. 
     Um detalhe muito importante: faça o alinhamento após a troca dos amortecedores, mas NÃO permita que se corrija a cambagem por meio de macacos/pistões hidráulicos. Se a cambagem está longe dos parâmetros recomendados, algum componente está danificado ou fora de especificações (geralmente a bandeja ou a torre do amortecedor não estão ok).
     O uso de pistões hidráulicos para corrigir a cambagem pode comprometer a vida útil do amortecedor, do rolamento de roda etc
Flávio José Garzeri
Flávio José Garzeri

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 37
Data de inscrição : 24/07/2017
Localização : Indaiatuba - SP

robertocsb gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária? Empty Re: Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária?

Mensagem por robertocsb Seg 20 Jun 2022, 15:12

Realmente como o José falou só faça a cambagem se for coisa simples como um reposicionamento de parafusos, não deixe usar o macaco hidráulico. No meu caso a cambagem foi facilmente corrigida pelo reposicionamento dos parafusos de fixação dos amortecedores. Deixei bem claro na hora que não aceitaria uso de macacos hidráulicos.
Há muita malandragem de certas lojas nesta questão da cambagem.
Aqui no RJ os mecânicos tem reclamado muito dos amortecedores COFAP recomendando a aplicação de Nakata e Monroe. Optei pelo Monroe por ser o mesmo do original que estava no carro.
robertocsb
robertocsb

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 98
Data de inscrição : 08/11/2019
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária? Empty Re: Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária?

Mensagem por Payens Ter 21 Jun 2022, 00:36

O meu 2018 é um taxi.
Com 60.000 km troquei os amortecedores originais dianteiros pois a haste havia enpenado. 
Com 125.000 km troquei os dois ainda originais traseiros pelo mesmo motivo do anterior.
Tanto na dianteira quanto traseira, troquei os coxim + rolamento do coxim + batedor, todos originais da concessionaria.
Nas trocas optei pelo Cofap Turbo Gas.
Com 177.000 km torquei novamente os dianteiros, com a mesma regra de itens originais e amortecedor cofap turbo gas.
Com 230.000 km comprei todas as peças da suspenção dianteira e traseira e fui a oficina preparado para comprar os amortecedores e para a minha surpresa, nem os dianteiros muito menos os traseiros precisavam ser torcados.
Então: 
117.000 km a primeira rodada de cofap
113.000 km e segunda rodada de cofap e ainda nao mostram sinais de problemas
105.000 km os traseiros e ainda sem sinal de problemas.

Para um carro que roda dentro da vale em estrada de chao batido, chao de brita, passando em linha ferrea, buracos, valas.
E um motorista que nao tem pena do tanque ops do Etios dele.

So digo que esse cofap é feito com muito amor, para aguentar tanto.
Payens
Payens

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 16
Data de inscrição : 02/02/2018
Localização : São Luis - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária? Empty Re: Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária?

Mensagem por JEDIDIAS Qua 22 Jun 2022, 10:13

Vou deixar aqui minha opinião.

Acho que concessionária tem cobrado até barato pelo serviço que oferecem. Estou na quinta revisão (eram apenas as 3 primeiras obrigatórias) e só alegria até agora.

Na quinta revisão eu incluí um alinhamento + balanceamento (R$ 120,00) e logo após tive um problema com uma das rodas. Acabei trocando os dois pneus dianteiros e mandando entregar diretamente em uma loja próxima grande, onde o alinhamento dos pneus dianteiros daria apenas R$ 50,00. Não quis fazer na concessionária por que já tinha revisado o carro, alinhado e balanceado...

Tentaram me empurrar uma troca de amortecedores dizendo que o meu estava estourado e vazando óleo (estava sequinho embaixo... o único óleo que tinha ali era do spray que estava na mão do cara), tentaram me empurrar cambagem, desempeno... tentaram me empurrar uma porrada de coisa. 

Mesmo eu falando pra não mexerem nas rodas traseiras (pneus novos também) já tinham tirado... trocaram válvulas dos pneus sendo que não tinha um vazamento sequer... Enfim, morri em 100 reais ali mesmo negando a maioria dos serviços.

ONDE QUERO CHEGAR COM ESSA HISTÓRIA TODA?

Serviço na concessionária costuma ser uns 5 a 10% mais caro na hora do orçamento inicial... mas depois que entra, sai muito barato. Te dão garantia... Por aqui me levam em casa... Tem um baita café da manhã ou lanchinho da tarde... Tratamento VIP... Limpeza filé do veículo... E não te empurram serviço desnecessário.

Não te empurram? tá... às vezes tentam... Mas é só falar não uma vezinha que não insistem. Eu vou de concessionária.

(Obs: Instalação de som, insulfilm, sensores de estacionamento, troca dos filtros, troca de lâmpada dos faróis... isso eu faço sozinho mesmo ou pago algum profissional externo, claro... Mas coisa mais estrutural e serviços que eu desconheço, prefiro concessionária).
JEDIDIAS
JEDIDIAS

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 18
Data de inscrição : 26/04/2017
Localização : Vila Velha - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária? Empty Re: Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária?

Mensagem por Keneo Qua 22 Jun 2022, 15:10

em Dezembro de 2017 comprei meu Etios 2014 , único dono, com 75000 km e todo original (exceto pneus)

Troquei os 2 dianteiros em Julho/21 com 115000 km  , coloquei monroe comprado em casa de peças com 3 anos de garantia.
Troquei os 2 traseiros em outubro/21 com 122000 km , coloquei monroe comprado em casa de peças com 3 anos de garantia.

em Janeiro/22 com 132500 km , acionei a garantia e troquei os 2 dianteiros que estavam batendo
em Março/22 com 141000 km , acionei a garantia e troquei os 2 traseiros que estavam batendo

não sei se foi falta de sorte ou se original realmente é melhor.

assim como as pastilhas de freio , as originais duraram 100000 km , não comprei na toyota e já fiz outra troca com 130000 , a próxima troca será na toyota , vamos ver se terá alguma diferença.
Keneo
Keneo

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/12/2017
Localização : Divinopolis/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária? Empty Re: Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária?

Mensagem por pinheiro Seg 27 Jun 2022, 17:16

Boa tarde, pessoal! Agradeço a ajuda de todos! No momento que decidi o que fazer, apenas o robertocsb e mcbrilhante já tinham postado, só para saberem o que considerei (mas também já tinha lido outros tópicos). Mas resumindo:

- Kit: parece que o kit é consenso de todos que o original é a melhor escolha, então comprei na concessionária por R$ 300 para os 2 amortecedores dianteiros (fiz orçamento na concessionária de Juiz de Fora e de Campo Grande/RJ, era o mesmo valor e acho que deve ser tabelado, era R$ 309,18 - O cara arredondou pra mim por 300 rs).

- Amortecedor: o do link enviado pelo colega mcbrilhante não entregava onde moro, mas achei no mesmo site da marca Monroe por R$ 556 o par. Porém, para ir mais rápido, comprei numa loja tradicional de Campo Grande/RJ da Nakata por R$ 592 o par (esse preço com desconto de a vista). Na Toyota custava R$ 860, e curioso que ao perguntar a marca eles respondem que a marca é Toyota.

- Mão de obra: consegui que um mecânico de confiança fizesse o serviço por R$ 100, porém ele é familiar e cobrou mais barato, quando fiz orçamento apenas da mão de obra em Juiz de Fora o preço variou de R$ 230 a R$ 350.

Resumindo, paguei R$ 992 no total, sendo R$ 382 mais barato do que na concessionária (R$ 1374). A diferença pode não ser tanta, mas com tudo tão caro achei que valeu a pena dessa forma, é um bom dinheiro a menos que foi gasto.

Mas acho que sempre vale a pena comparar com a concessionária mesmo, em uma loja que fiz orçamento em JF custava R$ 1550, mais caro do que na concessionária.
pinheiro
pinheiro

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/06/2022
Localização : Juiz de Fora

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária? Empty Re: Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária?

Mensagem por robertocsb Qui 30 Jun 2022, 20:28

Pinheiro só achei o kit muito caro. Comprei na concessionária no uptown aqui no RJ e foi bem mais barato.
Qual está sendo sua opinião sobre o amortecedor Nakata?
robertocsb
robertocsb

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 98
Data de inscrição : 08/11/2019
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária? Empty Re: Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária?

Mensagem por pinheiro Sáb 06 Ago 2022, 11:58

Roberto, também achei caro, ficou até desproporcional quando comparado com o preço do amortecedor. Mas pesquisei na concessionário de Juiz de Fora e de Campo Grande no Rio e era o mesmo preço. Será que aumentou depois que você comprou? Ou tem diferença de preço entre concessionárias?

Sobre o amortecedor da Nakata estou gostando, o carro está bom de dirigir, nada a reclamar por enquanto.
pinheiro
pinheiro

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/06/2022
Localização : Juiz de Fora

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária? Empty Re: Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária?

Mensagem por robertocsb Seg 08 Ago 2022, 12:18

Comprei o da Monroe que foi cada um  R$130 mais barato que na concessionária.
O kit eu coloquei original Toyota e o preço não mudou aqui no RJ mas o amortecedor comprei Monroe que é a marca do original Toyota.
O Nakata é muito bom também segundo o mecânico mas ainda não usei.
robertocsb
robertocsb

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 98
Data de inscrição : 08/11/2019
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária? Empty Re: Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária?

Mensagem por jp.siq Qui 25 Ago 2022, 11:28

Em uma das revisões foi me passado que havia um vazamento no amortecedor dianteiro, fui verificar e estava mesmo.

Na Black Firday comprei o par de amortecedores da Monroe Spectrum, todo o kit de borrachas e rolamento e tudo ficou por un 550,00 com o frete. Só não troquei as molas.

Como tenho seguro pela Porto vi que na oficina deles eles combrariam 40 reais na troca dos armortecedores e foi tudo maravilha. 

Hoje percebo que quando saio com o carro e passo em lombadas ele vaz um nhééééc como se fosse de mola, mas após andar uns 10 minutos o barulho para. Não sei ainda o que pode ser.
jp.siq
jp.siq

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 148
Data de inscrição : 01/09/2016
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária? Empty Re: Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária?

Mensagem por JoTanaka Qui 25 Ago 2022, 13:33

Pode ser ruído das famosas bieletas (da barra dianteira de torção), forma trocadas ?
Se não for, é no calço de molas, capa da mola ou mola montada fora da posição correta.
O meu Etios está com ruído nos dois coxins da bandeja, também faz esse "Nhéc" de borracha raspando/atritando, preciso trocar as buchas ou bandejas dianteiras. Em exame visual, vi que uma delas de cada lado, tá rachada. As buchas traseiras do eixo traseiro tb estavam rachadas/ressecadas, eu já troquei, a traseira tava sambando. Acho que dono anterior do meu carro (sou o segundo dono), lavou o chassi com solupan em lavagem de carro picareta e estragou todas as borrachas da suspensão, meu carro tava com 40.000 km quando percebi isso.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária? Empty Re: Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária?

Mensagem por jp.siq Qui 25 Ago 2022, 15:21

@JoTanaka As bieletas eu troquei, mas pode ser o calço da mola ou algo assim mesmo.

Como minha revisão é no mês que vem vou pedir para verem.
jp.siq
jp.siq

Membro Ouro
Membro Ouro

Mensagens : 148
Data de inscrição : 01/09/2016
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária? Empty Re: Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária?

Mensagem por JoTanaka Qui 25 Ago 2022, 16:25

Pela descrição do "nhéc".."nhéc"... Aposto nas buchas das bandejas...Nesse caso, ao frear mais forte, no meu caso, eu escuto isso qdo a suspensão abaixa na frenagem e as bandejas desalinham devido a folga nas buchas.
JoTanaka
JoTanaka

Membro Rubi
Membro Rubi

Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária? Empty Re: Amortecedor dianteiro, vale mesmo a pena pela concessionária?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos