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Roda traseira travando

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Roda traseira travando Empty Roda traseira travando

Mensagem por lourdes acerbi Sáb 27 Ago 2022, 10:50

Tenho um Etios 205/2016, 1.3 com 34.000km.  Ouvi um barulho, senti o carro diferente e levei para o mecânico (a 40 km e uma balsa de distância).  Era a roda traseira do lado do motorista que estava bastante dura para rodar. Ele abriu, disse que era o pó, limpou tudo com pincel, jato de ar, jogou WD40 e lixou a panela. Rodou melhor, mas não tão solta quanto as outras e ele disse que “era assim mesmo” que o freio de mão fazia isso...


Pretendo levar para a Concessionária (a 140 km de onde moro) mas queria saber se alguém já teve esse problema com freio ABS, e como resolveu até para eu ter uma idéia do custo que vem pela frente...
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Roda traseira travando Empty Re: Roda traseira travando

Mensagem por JoTanaka Ter 06 Set 2022, 09:54

Se o ABS está ok, dirigindo em linha reta e se frear forte, o veículo deve parar sem mudar a trajetória  e não se deve escutar "cantar" de pneus contínuo. ABS pode falhar em alguma roda, se detonaram o fio do sensor de rotação preso a carcaça do tambor / pastilhas (olhe se os fios estão íntegros). Melhor levar no mecânico.

É normal as rodas traseiras prenderem um pouquinho e escutar ralar nas lonas, mas pouca coisa. Verifique com mecânico se algum tambor traseiro está muito ovalizado ou desgastado, acima do limite de uso, isso trava o freio e o pneu costuma gastar em mais em algumas áreas da banda, ele também pode fica ovalizado.
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Roda traseira travando Empty Re: Roda traseira travando

Mensagem por Flávio José Garzeri Sáb 10 Set 2022, 16:25

Boa tarde.
   Esse problema (roda presa) geralmente é causado por:
    1- Cabo do sistema de estacionamento engripando;
    2- Cilindro de roda (burrinho) com problema;
    3- Mola de retorno quebrada ou deformada.
    
    O cabo do freio de estacionamento pode engripar devido à corrosão. Isso geralmente ocorre devido à entrada de água na capa de proteção do cabo. Em carros novos, pode ocorrer em consequência da lavagem com máquinas de alta pressão em postos de gasolina ou similares.
    O cilindro de roda também pode engripar, prejudicando o retorno das sapatas do freio. Isso ocorre pela degradação da borracha do pistão interno ou por corrosão. Em ambos os casos, é uma consequência da adulteração do óleo de freio por umidade ou devido ao término da sua vida útil. O óleo de freio deve ser trocado a cada dois anos, independentemente da quilometragem do veículo. Atualmente, há equipamentos para teste de óleo de freio, possibilitando postergar a troca conforme o resultado obtido.
    A quebra da mola de retorno ou sua deformação excessiva (mola que conecta as duas sapatas) também pode ocasionar atrito anormal. No entanto, isso ocorre em carros com quilometragem avançada que não passaram por revisões periódicas.
    Por último, em sistemas com ABS, as válvulas do módulo também podem causar esse sintoma. Esse defeito é mais raro, mas é bom ter em mente essa possibilidade.
     Comentário final: leve o seu veículo a uma oficina especializada em freios, para que eles verifiquem os itens acima. Roda presa não é normal.
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Mensagem por JoTanaka Seg 12 Set 2022, 16:10

Verdade, esqueci desses detalhes, são muitos componentes para verificar. Uma vez, comprei um Uno 96 e as  rodas traseiras não freiavam, eram os mangotes que estavam entupidos devido a óleo de freio contaminado, sem troca regular, virou uma graxa. Saquei os mangotes e troquei o par, lavei sistema com álcool 96%, fluido novo, voltou a operar.
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Roda traseira travando Empty Re: Roda traseira travando

Mensagem por lourdes acerbi Sex 16 Set 2022, 10:49

Obrigada aos dois pelas dicas.  Já agendei com a concessionaria para dia 20.  Na região não tem especialista em freios.
Depois conto como foi.
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Roda traseira travando Empty Re: Roda traseira travando

Mensagem por lourdes acerbi Sex 23 Set 2022, 11:12

Levei meu Etios para a Concessionária Topazio Eunapolis e constataram que é a placa do freio traseira empenada.  Já pediram a peça na fábrica.  Fiquei muito satisfeita, se empenharam bastante em descobrir o defeito e não ficou caro : R$ 352,00 diagnóstico e R$ 199,00 a peça.  O mecânico que disse que era assim mesmo me cobrou R$ 300,00 por uma hora de serviço...Os quebra-molas das estradas aqui são altos e curtos, muitas vezes sem avisos e a nova rampa da balsa fica a uns 10 cm do chão!... Vou ter que dobrar os cuidados. Meu carro ficou lá até chegar a peça.  O inconveniente da Concessionária é que fica a 140 km de onde moro, em estrada de mão dupla, mas valeu a pena.
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Roda traseira travando Empty Re: Roda traseira travando

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