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Variação do giro
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xandaumgv
Rogério Fernandes
rodrigoal
Bravus
Éticos xls
Darci
jdonadel
Jailson Braga
Emerson Warne
Cosme Luiz Pinto Fourny
14 participantes
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Variação do giro
Tenho o Etios 2013, e percebi que está com problemas de giro, variando de 1000 a 4000 rpm, vai e volta mesmo com o carro parado e sem pressionar o pedal do acelerador, e também em movimento. Sempre que reclamo nas revisões, a desculpa é de que estou usando Combustível ruim, oque faz com que os bicos sujam, e consequentemente, tendo que fazer as limpezas dos bicos injetores. Alguém já teve este problema?
Cosme Luiz Pinto Fourny- Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/09/2015
Localização : Rio das Ostras - RJ
Re: Variação do giro
Rapaz, nunca tinha ouvido falar que bico sujo desse essa alteração no contra giro na macha lenta, agora bico queimado, vela queimada ou até uma bobina queimada faz isso sim...
Eu deixava na css pra resolver isso.
Abs
Emerson
Eu deixava na css pra resolver isso.
Abs
Emerson
Re: Variação do giro
Pois é rapaz eu achei que era só o meu, tenho um etios 1.3 X 2013 e quando saio com ele e paro em um semáforo ele tem uma variação, acelera e desacelera por algumas vezes e para, e quando não fica trepidando
Jailson Braga
Membro Novato- Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/11/2017
Localização : Ferraz de Vasconcelos - SP
Re: Variação do giro
a variação de giro na lenta também pode ser causada por sujeira na tbi(corpo de borboleta).
você pode ligar em casa, mas levar em um mecânico é sempre mais seguro.
aqui têm exemplos, não assisti o vídeo, só procurei no google.
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwj6gPjU9NbXAhWFGZAKHe0nCn0QtwIILDAB&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D_tcvWtOBrBU&usg=AOvVaw1LW7sEYaG2U_6WWKNT5x4b
você pode ligar em casa, mas levar em um mecânico é sempre mais seguro.
aqui têm exemplos, não assisti o vídeo, só procurei no google.
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwj6gPjU9NbXAhWFGZAKHe0nCn0QtwIILDAB&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D_tcvWtOBrBU&usg=AOvVaw1LW7sEYaG2U_6WWKNT5x4b
jdonadel
Membro Rubi- Mensagens : 838
Data de inscrição : 28/05/2015
Idade : 44
Localização : Joinville - SC
Re: Variação do giro
Com meu Etios aconteceu esse problema por três vezes e até já sei "porque" acontece, depois da terceira vez liguei os pontinhos, pode não ser o seu caso mas é apenas minha experiência.
Quando troquei o filtro de ar a primeira vez aconteceu duas vezes, com o carro parado a marcha lenta fica oscilando mais ou menos desse jeito que o Cosme descreveu, de cara como tinha acabado de trocar o filtro e antes nunca tinha acontecido, era o filtro que veio no carro ainda, coloquei a culpa no filtro novo e voltei com o original até comprar um Toyota para substituir.
Coloquei um post aqui no fórum na época pra alertar o pessoal sobre filtros de ar não originais, depois disso nunca mais aconteceu, foram-se uns três anos até que esses dias com o filtro original, que já era outro mas estava chegando na hora de trocar, aconteceu de novo, mas foi então que percebi que todas as vezes que aconteceu foi no momento em que fui sair com o carro e ele morreu, o Etios é campeão nisso, com o tempo se acostuma com o tempo de embreagem, mas como em qualquer carro de vez em quando pode acontecer e foi isso que aconteceu todas as vezes que deu o problema, o carro morreu e já liguei em seguida, e eu atualmente estou atribuindo a esse fato a oscilação na marcha lenta, das vezes que aconteceu eu desliguei o carro, deixei um minuto mais ou menos desligado, liguei de novo e pronto, resolvido.
Não sei como explicar isso tecnicamente, mas tem um tal de power left que todo carro faz quando é desligado, que basicamente é preparar o carro para a próxima ignição, talvez e agora estou supondo, como não houve tempo de executar esse procedimento houve algum bug no circuito que se resolve depois que se desliga e deixa um tempo parado.
Seu carro está na garantia? Se não estiver eu tentaria "ressetar" tudo, no manual temo procedimento de como reiniciar tudo em caso de desligamento da bateria que vai se a forma mais fácil de "ressetar".
Quando troquei o filtro de ar a primeira vez aconteceu duas vezes, com o carro parado a marcha lenta fica oscilando mais ou menos desse jeito que o Cosme descreveu, de cara como tinha acabado de trocar o filtro e antes nunca tinha acontecido, era o filtro que veio no carro ainda, coloquei a culpa no filtro novo e voltei com o original até comprar um Toyota para substituir.
Coloquei um post aqui no fórum na época pra alertar o pessoal sobre filtros de ar não originais, depois disso nunca mais aconteceu, foram-se uns três anos até que esses dias com o filtro original, que já era outro mas estava chegando na hora de trocar, aconteceu de novo, mas foi então que percebi que todas as vezes que aconteceu foi no momento em que fui sair com o carro e ele morreu, o Etios é campeão nisso, com o tempo se acostuma com o tempo de embreagem, mas como em qualquer carro de vez em quando pode acontecer e foi isso que aconteceu todas as vezes que deu o problema, o carro morreu e já liguei em seguida, e eu atualmente estou atribuindo a esse fato a oscilação na marcha lenta, das vezes que aconteceu eu desliguei o carro, deixei um minuto mais ou menos desligado, liguei de novo e pronto, resolvido.
Não sei como explicar isso tecnicamente, mas tem um tal de power left que todo carro faz quando é desligado, que basicamente é preparar o carro para a próxima ignição, talvez e agora estou supondo, como não houve tempo de executar esse procedimento houve algum bug no circuito que se resolve depois que se desliga e deixa um tempo parado.
Seu carro está na garantia? Se não estiver eu tentaria "ressetar" tudo, no manual temo procedimento de como reiniciar tudo em caso de desligamento da bateria que vai se a forma mais fácil de "ressetar".
Darci
Membro Rubi- Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/06/2013
Localização : Colombo - PR
Re: Variação do giro
Tenho um Etios xls 2013 e tb acontecia isso cmg.
Experimentei colocar gasolina aditivada, coloquei uns 12 Litros e depois voltei a abastecer com álcool e até então o problema não voltou.
Repito isso de tempos em tempos, dizem que a gasolina aditivada limpa todo sistema de injeção.
Talvez oq faz provocar a aceleração seja bico sujo, pois vcs sabem como são a gasolina aqui no Brasil, de péssima qualidade.
Espero ter ajudado.
Boa sorte a todos!
Experimentei colocar gasolina aditivada, coloquei uns 12 Litros e depois voltei a abastecer com álcool e até então o problema não voltou.
Repito isso de tempos em tempos, dizem que a gasolina aditivada limpa todo sistema de injeção.
Talvez oq faz provocar a aceleração seja bico sujo, pois vcs sabem como são a gasolina aqui no Brasil, de péssima qualidade.
Espero ter ajudado.
Boa sorte a todos!
Éticos xls
Membro Novato- Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/04/2017
Localização : Campinas - SP
Re: Variação do giro
Eu achava que era "bug" mas na verdade to achando que isto o carro faz para aquelas situações de esquina ou cruzamentos que nos estamos de 1a ou 2a geralmente e quando freiamos o motor da giro depois para aqueles momentos em que já queremos que tenha um giro para embalar e arrancar rápido se necessário.
Porque 99% das vezes que eu freio e mantenho (sempre freio de leve aos poucos) e coloco em ponto morto do tipo, sinal fechado -> vou parar -> ficarei parado, fica em 1000. Somente se estava acelerando pouco antes de freiar ele da 2mil ou se freia e tira o pé rápido do freio..
Se ele der giro, mecha novamente o cambio em movimento de ponto morto freiando e veja o giro baixar, se não fizer isso ele fica direto mesmo, do tipo pensando se é pra embalar ou ficar parado, primeira vez que peguei meu etios 20132014 me assustei com esse 2mil de giro quando cheguei em casa hehehe!
Podem fazer o teste, gostei disso!
Porque 99% das vezes que eu freio e mantenho (sempre freio de leve aos poucos) e coloco em ponto morto do tipo, sinal fechado -> vou parar -> ficarei parado, fica em 1000. Somente se estava acelerando pouco antes de freiar ele da 2mil ou se freia e tira o pé rápido do freio..
Se ele der giro, mecha novamente o cambio em movimento de ponto morto freiando e veja o giro baixar, se não fizer isso ele fica direto mesmo, do tipo pensando se é pra embalar ou ficar parado, primeira vez que peguei meu etios 20132014 me assustei com esse 2mil de giro quando cheguei em casa hehehe!
Podem fazer o teste, gostei disso!
Bravus
Membro Bronze- Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/12/2017
Localização : São José - SC
Re: Variação do giro
Isso é uma verdade, o câmbio em P ou N o giro da marcha lenta é pouco mais elevado (ao menos na partida, quando eu mais percebo).
rodrigoal
Membro Ouro- Mensagens : 176
Data de inscrição : 05/09/2017
Idade : 34
Localização : paraíba
Re: Variação do giro
Meu Etios 1.3x 2017 tem algo que eu nunca tinha visto em outro carro. Percebi que quando ligo o farol o carro automaticamente aumenta o giro . É igualzinho da forma que acontece quando ligamos o ar condicionado. Ligou o giro aumenta e fica ( tipo tá em uma rotação de +- 800rpm aí liga o farol passa para 1000rpm) .
Mas alguém aqui passa por isso?
Mas alguém aqui passa por isso?
Rogério Fernandes
Membro Novato- Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/09/2017
Localização : Saquarema
Re: Variação do giro
Rs sabe que isso me lembrou aquelas motos quando param no semáforo, aí aceleram e o farol/lanterna aumenta.... Rs
xandaumgv
Membro Rubi- Mensagens : 645
Data de inscrição : 31/10/2015
Localização : São Paulo - SP
Re: Variação do giro
a variação de giro ao ligar e desligar o farol era perceptível sim no meu etios sedan 2017/2018.
Ademarlima
Membro Prata- Mensagens : 93
Data de inscrição : 06/02/2017
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Variação do giro
Boa noite, tenho um Etios sedan 1.5 x 16/17, que apresenta oscilação da marcha lenta quando está parado e o ar condicionado dispara, a rotação caí até 400rpm e sobe em seguida para 800rpm e estabiliza, isso se repete toda vez que o ar dispara em intervalos de 20 em 20 segundos. Alguém já notou isto?
Diego Alves.- Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/01/2019
Localização : Recife - PE
Re: Variação do giro
Bom dia Diego, é normal a aceleração variar quando o compressor de ar sai da inercia, mais não tanto quanto esta acontecendo no seu, geralmente cai pouquíssimo nada muito perceptível.
Por experiencia em um carro anterior ao Etios, acontecia isso e era o compressor começando a travar, ai só resolvi trocando o mesmo.
Pesquisando no google cheguei a ver até de alguns casos serem problemas elétricos no controle de aceleração.
Minha sugestão é levar em um bom especialista em sistemas de AC para que ele possa avaliar o que é.
Por experiencia em um carro anterior ao Etios, acontecia isso e era o compressor começando a travar, ai só resolvi trocando o mesmo.
Pesquisando no google cheguei a ver até de alguns casos serem problemas elétricos no controle de aceleração.
Minha sugestão é levar em um bom especialista em sistemas de AC para que ele possa avaliar o que é.
Adelino Mazuti
Moderador- Mensagens : 503
Data de inscrição : 10/08/2017
Idade : 39
Localização : Marília - SP
Re: Variação do giro
O meu XS 1.5 cambio manual também varia, mas não tanto até 4.000 rpm. Quando estou com freio pisado, o ABS ativa segundo o manual, altera rotação marcha lenta cai um pouco e também pelo o ar condicionado estando ligado. TBI sujo causa oscilação também porque não consegue dosar a abertura correta da borboleta. Até um problema num sensor de temperatura pode causar oscilação no regime do motor. Aterramento também causa falhas diversas. Difícil analisar isso sem scanner.
JoTanaka
Membro Rubi- Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP
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