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Etios 2013 perdendo potencia
5 participantes
Página 1 de 1
Etios 2013 perdendo potencia
Bom dia, tenho um etios 2013 1.3 e está a algum tempo com um defeito intermitente, perca de potência, o mecânico passou o scanner deu um codigo de falha P060E mais ele não soube decifrar o defeito, alguem para dar uma ideia.
Sandro da Silva
Membro Novato- Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/08/2021
Localização : São Paulo
xxMAGRAOxx gosta desta mensagem
Re: Etios 2013 perdendo potencia
Isso pode ser uma incoerencia entre a posição da borboleta no TBI e a posição do sensor no pedal do acelerador. Tem que investigar esses itens e suas conexoes.
Otavio Guerra
Membro Ouro- Mensagens : 108
Data de inscrição : 01/03/2018
Localização : São Paulo - SP
Re: Etios 2013 perdendo potencia
Muito grato pela atençao Otávio
Sandro da Silva
Membro Novato- Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/08/2021
Localização : São Paulo
Re: Etios 2013 perdendo potencia
A primeira coisa a se fazer quando aparecer qualquer falha eletrônica (acender a luz da injeção ou qualquer outra) é testar a bateria, mas não é só verificar a tensão, tem que testar o cca, quando a bateria está ruim não alimenta direito a central, que por sua vez passa a trabalhar de forma equivocada o que gera um monte de falhas que não deveriam existir.
kervinson
Membro Rubi- Mensagens : 523
Data de inscrição : 30/05/2017
Localização : Natal - RN
Re: Etios 2013 perdendo potencia
Conseguiu resolver, amigo? Estou exatamente com esse mesmo problema. O mecânico já tirou o tbi, fez uma gambiarra e aparentemente voltou a funcionar. Porém esse dias fui abastecer com etanol e voltou tudo novamente. Segundo o mesmo pode ser as so das lambdas. Mas daí ele já tá achando demais. Preciso ter certeza. Isso me deixa revoltado. Mandou trocar o tbi, as sondas e vê no que dá...
xxMAGRAOxx- Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/03/2022
Localização : São João de Meriti
Re: Etios 2013 perdendo potencia
Erro P060E se refere ao TPS, acionamento da borboleta, pode ser algo nas engrenagens do TBI (algum dente da engrenagem pode ter quebrado) . Só desmontando para saber.
Pode ser que não está acelerando corretamente devido a defeito no acionamento do TBI ou pedal como o Otávio informou. Bateria ruim também afeta o desempenho, o módulo pode perder o AF, de etanol muda pra mistura de gasolina ou vice-versa, aí vira um problema pra dar partida no motor e ele falha geralmente.
Perda de potência geralmente é devido a entrada falsa de ar, pouca injeção ou ignição deficiente.
Sonda lambda não acredito que cause isso, pois em alta rotação ou quando vc acelera, o módulo ECU/ECM pode usar outra estratégia, desconsiderando a leitura da sonda lambda ou não, depende da carga aplicada no motor. A ECU/ECM calcula bem rápido, nem sempre vai fazer correções na mistura, pois se ela usar a estratégia de autoadaptação/autocorreção, pode usar um mapa memorizado para o momento, desconsiderado leitura de algum sensor ruim, por exemplo uma sonda lambda travada que não oscila nunca.
Pode ser que não está acelerando corretamente devido a defeito no acionamento do TBI ou pedal como o Otávio informou. Bateria ruim também afeta o desempenho, o módulo pode perder o AF, de etanol muda pra mistura de gasolina ou vice-versa, aí vira um problema pra dar partida no motor e ele falha geralmente.
Perda de potência geralmente é devido a entrada falsa de ar, pouca injeção ou ignição deficiente.
Sonda lambda não acredito que cause isso, pois em alta rotação ou quando vc acelera, o módulo ECU/ECM pode usar outra estratégia, desconsiderando a leitura da sonda lambda ou não, depende da carga aplicada no motor. A ECU/ECM calcula bem rápido, nem sempre vai fazer correções na mistura, pois se ela usar a estratégia de autoadaptação/autocorreção, pode usar um mapa memorizado para o momento, desconsiderado leitura de algum sensor ruim, por exemplo uma sonda lambda travada que não oscila nunca.
JoTanaka
Membro Rubi- Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP
Re: Etios 2013 perdendo potencia
Complementando o motor quando em regime de plena carga (caso de subida, peso extra, aceleração forte), a ECU/ECM não utiliza as leituras das sondas lambdas, pois vai usar a estratégia de Plena Carga, para obter o torque máximo, vai enriquecer a mistura fora do padrão estequiométrico, parte do combustível é perdido na combustão no escape. Essa necessidade de mais potência, é detectada, conforme pedal, posição da borboleta, rpm , volume/pressão ar entrante, temperatura....
JoTanaka
Membro Rubi- Mensagens : 260
Data de inscrição : 02/04/2019
Localização : São José dos Campos - SP
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